Figura Humana e Natureza
As pinturas com tintas naturais apresentadas datam de 1984 em diante, as quais revelam a passagem do tempo sem perder sua característica da cor natural. As obras são consequências criativas que resultam de muitas testagens, sistematizações e pesquisa de muitos anos de trabalho. Os pigmentos minerais e vegetais foram e são coletados na região de Passo Fundo, bem como de outras regiões, quando, com interesse na cor.
A obra Face – 1984, realizada sobre papel, foi o primeiro registro artístico que me surpreendeu e permanece igual até hoje. Em consequência dos testes e sentindo segurança na presença das cores, as pinturas foram tomando vulto: de pequenos, médios atingindo até grandes formatos, sempre com foco nas investigações, nos processos de extração e no preparo das tintas. Importante salientar, que no início dos anos oitenta quando iniciamos a pesquisa, não tínhamos o privilégio de contar com os meios de comunicação que existem em nossos dias.
Jamais imaginara que aqueles pequenos exercícios com as cores feitos no pátio da infância, ressurgissem, sendo surpreendida com possibilidades inimagináveis. Dos pigmentos provindos da natureza, tão próximos de nós, pesquisei maneiras de confeccionar tintas naturais, uma alternativa para a pintura tanto para uso didático quando artístico. Foi necessária muita persistência, coragem e intuição, impulsionadoras para continuar o trabalho.
Dentre tantas outras pinturas com tintas naturais, foram selecionadas onze para a Galeria Virtual Sesc. As pinturas apresentadas sobre diversos suportes revelam a presença da figura humana associada à natureza.
Quer pela observação do real, como: Face – 1984 e Cena de outono – 2013, quer pela imaginação criativa das demais, são motivações que me inspiram até hoje, sendo que, cada pintura tem sua vida própria.
Durante meu percurso artístico, os materiais de pintura, especialmente as tintas naturais sobre diversos suportes possibilitaram a construção do meu repertório pictórico, lembrando que a pintura é a arte da cor, linguagem não verbal de grande beleza e significado cultural.
Maria Lucina Busato Bueno
Narração:
Maria Lucina Busato Bueno
Natural de Casca – RS – 06/05/1937
Pintora, arte educadora e pesquisadora. Curso de graduação Licenciatura em Desenho, Faculdade de Belas Artes e Pós-graduação: Arte, Teoria e Métodos na Universidade de Passo Fundo. Exerceu o Magistério Público Estadual. Atuou por 27 anos, docente nas disciplinas de pintura na Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo. Além de pinturas com tintas tradicionais, desenvolve pesquisa com pigmentos naturais da região de Passo Fundo para a produção de tintas alternativas para uso artístico e didático. Participa de atividades artísticas, salões de arte, exposições em diversas cidades gaúchas, capitais brasileiras e no exterior. Reside em Passo Fundo – RS.
Publicações
2005 – Vivências do fazer pictórico com tintas Naturais.: Ed – UPF- Passo Fundo – RS
1998 (1ª ed.) – 1989(2ª ed.) – Tintas Naturais: uma alternativa à pintura artística e produção de vídeo – UPF vídeo, 1998. Passo Fundo – RS
Individuais, entre outras destaca: 2017 – Referências Poéticas da Natureza, Semana do Meio Ambiente. Parque Banhado da Vergueiro. Passo Fundo – RS
– 2015 – 40 Anos de Arte – foram realizadas em Passo Fundo quatro exposições simultâneas:
– Percurso poético das cores, 40 anos de arte. MAVRS. Passo Fundo – RS.
– Cores de Maria Lucina: paisagens. SESC Passo Fundo – RS.
– Cores que vem da natureza: resultado da pesquisa. FAC-UPF. Passo Fundo – RS
– Do real ao imaginário. Centro Administrativo da UPF. Passo Fundo – RS
2007 – Universo Pictórico de Maria Lucina – Inauguração da Sala de Exposições e da Unidade Sesc Passo Fundo
Premiações, entre outras destaca: 2005 – Troféu Vasco Prado – Artista Homenageada – 30 Anos de Arte – 11º Jornada Nacional de Literatura. MAVRS, Passo Fundo/ RS
1997 – 2º Prêmio – Medaglia Argentea – XX Edizione “Trofeo Meduza Aurea”- Accademia Internazionale D´Arte Moderna Roma/IT
1994- Grande Medalha de Prata – XVIII Salão de Artes Plásticas de Franca /SP. 1991 – 1º Lugar e Troféu Ano 60 – I Salão de Arte Semana de Santa Rosa/ RS
Coletivas: Participou de coletivas nacionais, no Estado e em Passo Fundo
Narração:
Obras
FACE 1984 Dimensões: 32x23cm Técnica: Tintas naturais sobre papel Audiodescrição |
||
CENA DE VERÃO 1986 Dimensões: 65x72cm Técnica: Tintas Naturais sobre tela Audiodescrição |
||
CENA DE INVERNO 1987 Dimensões: 48x68cm Técnica: Tintas naturais sobre papel Audiodescrição |
||
NATURA 1988 Dimensões: 101x81cm Técnica: Tintas naturais sobre papelão Audiodescrição |
||
PAISAGEM II 1988 Dimensões: 98x76cm Técnica: Tintas Naturais sobre tela Audiodescrição |
||
CENA DE INVERNO II 1991 Dimensões: 98x76cm Técnica: Tintas Naturais sobre papel Audiodescrição |
||
FIGURAS 1997 Dimensões: 100x100cm Técnica: Tintas Naturais sobre papel Audiodescrição |
||
PAISAGEM HUMANA I 2003 Dimensões: 206x102cm Técnica: Tintas Naturais sobre tela Audiodescrição |
||
SEMENTES, FIGURAS E FLORES 2012 Dimensões: 129x 128cm Técnica: Tintas Naturais sobre seda, papel e tela Audiodescrição |
||
CENA DE OUTONO 2013 Dimensões: 74x58cm Técnica: Tintas Naturais sobre eucatex Audiodescrição |
||
PERFIL COM FLORES 2017 Dimensões: 40x33cm Técnica: Tintas Naturais sobre eucatex Audiodescrição |
||
Material Complementar
“Na realidade, é a paixão pela arte que move o artista, porém a persistência é fundamental para a continuidade do processo. É a necessidade de expressão, a capacidade de fazer escolhas e de se emocionar que o mantêm vivo e atuante.”
“Mesmo que outros pátios de nossas casas sejam vivenciados quando adultos e o pátio da infância tenha desaparecido fisicamente, ele permanecerá em nossa memória simplesmente pelo fato de que o amamos e vivemos intensamente nesse espaço.”
“Constatar como eu aconteço em minhas pinturas e como as tintas acontecem sobre o suporte tem significados importantes no jogo da criação. Permite ver-me ao mesmo tempo que percebo os acontecimentos plásticos presentes, reconhecendo as possibilidades e os apelos para prosseguir dando sequência as pinturas.
Quanto ao trabalho em ateliê, é preciso entender que trabalhar com esses ou aqueles materiais não é finalidade, mas meio de expressão. Na minha concepção, é forma de entender e revelar o mundo, com paixão pela arte, percorrendo os caminhos da alma, celebrando a vida.
Estabelecer relações com o mundo, continuar o diálogo com esse mesmo mundo, encontrando significados, é o que importa.
Revelar é preciso.”
Dica de leitura:
Bueno, Maria Lucina Busato. Vivências do fazer pictórico com tintas naturais. 2005. Editora Universidade de Passo Fundo.
Conheça mais sobre a artista: www.marialucina.art.br.
Oficina
Em 2020, foi realizado através do Arte Sesc – em casa com você a Oficina de Tintas Naturais com Ani Daltoé. Confira:
Inspirada pelas infinitas possibilidades de cores que a natureza nos apresenta e, descobrindo que podemos fazer uso de pigmentos naturais para criar, pintar, nos expressar artisticamente. A partir de elementos que podemos ter em casa ou que sejam de fácil acesso, inclusive durante esse período de distanciamento social, adultos e crianças podem fazer arte e também conhecer um pouco da artista plástica passofundense Maria Lucina Busato Bueno que pesquisou as tintas naturais, na qual busquei referências para meu trabalho em educação com crianças e adultos.
Ministrante: Ani Daltoé
É criadora da Escola Andorinhas de Educação Inspiradora. Guardiã da Aprendizagem e das Artes, Ani possui olhar amoroso pela educação, pelos pequenos e pela arte, está sempre atenta aos seus processos de aprendizagem, enquanto acompanha adultos e crianças em suas construções poéticas e práticas. É licenciada em Artes Visuais pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e apaixonada pelo universo das cores, dos livros e das crianças.