O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Oficina “Booktuber: mediação literária nos ambientes digitais”
Ministrante: Tamy Ghannam (SP)
Data: 20 a 24 de junho (segunda à sexta-feira)
Horário: 19h às 21h
Onde? Plataforma online.
Classificação: 18 anos
Sobre a oficina: Serão 5 dias de Oficina. Literatura por todos os cantos, assistir para aprender, o sentido de comunidade, mediação e conscientização, profissionalizando o hobby. 
 
Realização Sesc Taquara
 
Programação Gratuita
 
Informações: com Schana Lehn Fernandes – sfernandes@sesc-rs.com.br ou telefone: 51 3541 2022
Tamy Ghannam é formada em Letras (Português e Francês) pela USP-FFLCH e pesquisadora de narrativas brasileiras contemporâneas. Desde 2015 é responsável pelo LiteraTamy, plataforma multimídia de crítica literária independente que produz resenhas, mediações e entrevistas com autores, editores e outros profissionais da literatura. É curadora do Clube de Literatura Brasileira Contemporânea e administradora do perfil Biblioteca Lygiana, que reúne conteúdos referentes à literatura de Lygia Fagundes Telles. Foi jurada do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa em 2020, do prêmio Mix Literário no mesmo ano e do prêmio Jabuti em 2021. Já colaborou com a revista Carta Capital e com o portal de jornalismo cultural A Escotilha.
 
Oficina: “De onde brota a escrita”
Ministrante: Ninfa Parreiras (RJ)
Data: 20 a 24 de junho (segunda à sexta-feira)
Horário: 19h às 21h
Onde? Plataforma online.
 
Informações: Lorenzo Cornelius – lcornelius@sesc-rs.com.br ou telefone: 51 3592 2129
Realização Sesc São Leopoldo.
 
Serão 5 dias de Oficina. 
 

A oficina vai trazer leituras de textos em prosa e em poesia, de autoras/es clássica/os e contemporânea/os. Vamos trabalhar a agricultura (orgânica) da escrita, a partir de memórias da infância, cultivadas com fantasias e transgressões de linguagem. Rascunhos, sonhos, rabiscos, manuscritos, reescritas – processos vividos para a lapidação de textos. Pretendemos a produção de uma literatura para as infâncias de todas as idades: contos, poemas, crônicas, textos curtos, imagens. 

Ninfa Parreiras 
Nasceu em Minas Gerais e escolheu o Rio de Janeiro para ficar. O mar agora é sua montanha d’água. Trabalha em áreas diferentes (literatura e psicanálise), unidas pelas palavras e pelas pessoas. Tem livros publicados de ficção, poesia e teóricos. Mestre em Literatura Comparada (USP), é autora, professora, psicanalista e produtora cultural.

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

 

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. Programação gratuita.

 

Inscrições

Certificados