O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

OFICINA: DESENHOS QUE CONTAM HISTÓRIAS

Dividida em 5 encontros,  a oficina pretende desmistificar, a partir de exercícios e estímulos criativos, a história de que saber desenhar é um dom. A oficina Desenhos que Contam Histórias tem como proposta fazer com que os alunos mergulhem no mundo da ilustração, para aprender, do zero, um novo jeito de pensar o desenho feito com a intenção de comunicar, desde a sua ideia até a versão final. Confira a programação.

Luiza de Souza nasceu em Currais Novos (RN) em 1992. Estudou Publicidade (UFRN) e na internet é conhecida como @ilustralu. Atualmente, trabalha como ilustradora, faz quadrinhos e participa de projetos para agências de publicidade, ONGs e murais para diversos clientes espalhados pelo Brasil. Publicações Autorais: Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos (2014, Editora Tribo), Marcela Mulher Melhore (2015), Os Cool Kids, capítulo um. (2016), O Inventário Amoroso de Marcela (2017), Bem-me-quero/Mal-me-aguento (2017) e Os Monstros Estão Aqui, junto com a escritora Bia Madruga. (2018, M3). Ilustração em Livros: Sete Sonhos e Um Amigo Roseana Murray (2017, Editora Comunique), Tão Perto, Tão Longe Manoel Cavalcante (2017, M3) e Tuca e Juba – Prevenção de Violência Sexual para Adolescentes Julieta Jacob (2018).

Data: 05 a 09/04
Horário:
19h às 21h 
Inscrições gratuitas: Acesse aqui  
Informações com Paulo Amaral: (55) 3422-2129, (55) 3422-5992 ou pamaral@sesc-rs.com.br

OFICINA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Em 5 dias de oficina, os alunos contarão com  atividades de conhecimento e produção acerca de histórias em quadrinhos. Desde sua leitura, contextualização histórica e produção, a oficina propõe que seja trabalhado o conhecimento teórico e prático na produção dos desenhos, além de diversos tipos de materiais como estímulo para o impulso da criatividade. Confira a programação.

Rhafael Porto Ribeiro nasceu em janeiro de 1995, em Boa Vista, Roraima. Formado em Artes Visuais desde 2018, atua como professor de desenho especializado desde 2017 na capital. Também atua como artista de histórias em quadrinhos, no qual, aos 21 anos, ganhou um lugar de destaque em um concurso no Japão chamado SILENT MANGÁ AUDITION, com a obra Trust. Desde então tem produzido histórias em quadrinhos de forma independente e dando palestras em eventos com temáticas relacionadas ao público Geek. Em 2019 ganhou notoriedade após lançar de forma independente o quadrinho Tribo Da Justiça que narra a vida de quatro super-heróis genuinamente roraimenses com temáticas que envolvem a amizade e aceitação. Atualmente é diretor do Coletivo Lavrado, especializado na produção e fomentação de histórias em quadrinhos em Boa Vista. 

Data: 26 a 30/04
Horário: 18h30 às 20h30
Inscrições gratuitas: Acesse aqui
(A prioridade de inscrições será para moradores de Uruguaiana e região)
Informações com Fabricio Oliano – foliano@sesc-rs.com.br – 55 98423-6353 ou (55) 3411-2393 

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

 

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. Programação gratuita.

 

Inscrições

Certificados