O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em 13 estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

URUGUAIANA

Autora Marlene Mourão
19 a 23 de novembro
Horário:
18h30 às 22h30
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Número de vagas: 25
Inscrições: acesse aqui

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

OUTUBRO

Edmilson Ferreira e Nogueira Netto (PE)

Sinopse: Apresentação de Cantoria de Repente feita por dois repentistas nordestinos, Edmilson Ferreira e Nogueira Netto. Como a apresentação é feita de improviso, os ouvintes propõem temas, motes e os repentistas desenvolvem o assunto na hora em alguma das várias formas de apresentação da cantoria.

23/10 – Porto Alegre
Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), às 19h

24/10 – Montenegro
Local 1: Escola Walter Belian, às 14h
Local 2: Escola Paulo Ribeiro Campos, às 19h30 

25/10 – Lajeado
Teatro do Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135), às 14h e 19h*
*Agendamento gratuito pelo telefone (51) 3714 2266

26/10 – Passo Fundo
Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30), às 19h30

NOVEMBRO

Palestra-performance “Pesado demais para a ventania” –  Ricardo Aleixo (MG)

Sinopse: Artista e pesquisador intermídia, Ricardo Aleixo desenvolve projetos que fundem poesia, música, performance, dança, vídeo e teatro. É autor de 9 livros de poemas, entre eles, o recém-lançado “Pesado demais para a ventania” (Ed. Todavia), sua primeira antologia poética, na qual reúne poemas extraídos de todos os seus livros publicados ao longo dos últimos 25 anos. A palestra-performance de Ricardo Aleixo põe em destaque um processo criativo que funde densidade lírica e diálogo com a tradição, experimentação técnico-formal e crítica social e política.

20/11 – Porto Alegre
Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), às 19h 

21/11 – Lajeado
Teatro do Sesc (Rua Silva Jardim, 135), às 14h e 19h
*Agendamento gratuito pelo telefone (51) 3714 2266

22/11 – Montenegro
Local 1: Escola Walter Belian, às 14h
Local 2: Escola Paulo Ribeiro Campos, às 19h30

23/11 – Passo Fundo
Teatro do Sesc (Av. Brasil, 30), às 19h30

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias.

Os debates “Literatura no Front” com os escritores Cidinha da Silva e André Sant’Anna ocorreram em diversas cidades ao longo de setembro.

Inscrições

Certificados