O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em 13 estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Oficina de criação poética com Karen Debértolis (PR)

+

09 a 13 de setembro – Alegrete

Local: Sesc Alegrete – Andradas, 71

Horário: 18h às 22h

Duração: 20 horas

Inscrições: acesse aqui

Sinopses: Karen é escritora, mestre em Comunicação e Informação (UFRGS) e fuundadora da Prosa – Cursos e Consultoria, empresa especializada em cursos e oficinas de escrita e fotografia, além de revisão de textos, consultoria para projetos editorais e acadêmicos e traduções (inglês, espanhol e francês). Gravou o cd de spoken word A Mulher das Palavras, que se desdobrou em uma performance poética apresentada desde 2009. Publicou os livros Mapas Sutis (Editora Patuá, 2018); Prosa de Palavras (Rubra Cartoneira, 2012), com ilustrações de Beto Silva; A Estalagem das Almas (Travessa dos Editores, 2006), em coautoria com a fotógrafa Fernanda Magalhães; Guardados (Atrito Art, 2003); e Calidoscópio (edição de autora,1995). O clipe da composição Manhãs, do cd A Mulher das Palavras.

Oficina de escrita com Márcio Vassallo (RJ)

+

Oficina “Caminhos profissionais para escrever com autenticidade, verdade íntima e senso crítico”

09 a 13 de setembro – Uruguaiana

Local: Sesc Uruguaiana – R. Flores da Cunha, 1984

Horário: 18h30 às 22h30

Duração: 20 horas

Inscrições: acesse aqui

Valor: R$ 25,00

Sinopse: Márcio Vassallo é escritor e jornalista carioca. Por todas as regiões do Brasil, há mais de vinte anos, viaja para dar palestras sobre formação de professores, oficinas de escrita e cursos de pós-graduação. Vassallo também participa sempre de mesas redondas como autor e mediador, em encontros de mercado editorial, literatura e educação. No Rio, já fez palestras no Curso de Formação Executiva na Indústria do Livro, na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM – e oficinas de criação literária e educação para o encantamento, na Casa do Saber, na Estação das Letras, e na Casa da Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional.

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

 

APRESENTAÇÃO DA POETISA E MC PACHA ANA (MT) – PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Pacha Ana é cantora, compositora e poetisa mato-grossense, além de ser MC de batalhas e slammer. Junto com outras mulheres, Pacha forma um núcleo de organização no Rap Feminino em Cuiabá, onde promove batalhas de rappers femininas, incentivando a inserção de mulheres na cultura Hip Hop. Pacha é bicampeã do Slam Mato-grossense.

 

06/08 (terça) – Porto Alegre (Centro)
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Horários: 15h e 19h

 

07/08 (quarta) – Canoas
Local 1: Colégio Estadual Marechal Rondon (Rua Santino Longoni, 147)
Horário: 9h30

Local 2: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30

 

08/08 (quinta) – Montenegro
Local: Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos (Rua Torbjorn Weibul, 1131)
Horários: 10h e 19h30

 

09/08 (sexta) – Passo Fundo
Local: Teatro Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)
Horário: 19h30

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. Programação gratuita.

Inscrições

Certificados