O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

OFICINA “DESENHOS QUE CONTAM HISTÓRIAS” COM LUIZA DE SOUZA (RN) – 20 HORAS

Sabe aquela história de que saber desenhar é um dom, que quem é bom já nasce sabendo? Nesta oficina você vai desaprender tudo isso e conhecer um novo jeito de pensar o desenho! A oficina Desenhos que Contam Histórias vai fazer com que você mergulhe no mundo da ilustração, entenda a construção de um desenho feito com a intenção de comunicar, desde a ideia até sua versão final.

Luiza de Souza nasceu em Currais Novos (RN) em 1992. Estudou Publicidade (UFRN) e na internet é conhecida como @ilustralu. Atualmente, trabalha como ilustradora, faz quadrinhos e participa de projetos empolgantes pra ganhar a vida, manter o juízo no lugar e alimentar Goiaba, sua gata.

13 A 17 DE ABRIL – ALEGRETE
Local: Sesc Alegrete (Andradas, 71)
Horário: 18h às 22h
Valor: R$ 20,00
Inscrições pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra

OFICINA “DESPRINCESANDO O CONTO DE FADAS” COM ROSÂNGELA HILÁRIO (RO) – 20 HORAS

A oficina Contos de Fadas para crianças do Século XXI: “Desprincesando” o gênero e empoderando meninas tem como objetivo principal apresentar um perspectiva contemporânea para  o Conto de Fadas, e sem retirar o encantamento e magia que devem permear a vida de meninos e meninas pequenas, trazer novas possibilidades para a organização e construção das personagens femininas, tirando-as do papel de coadjuvante de suas vidas a espera de uma figura masculina redentora a lhes dar sentido à existência.

A oficina parte do conhecimento e ressignificação dos clássicos, passando pela literatura de cordel (com tradição em empoderar a figura feminina) reorganização de histórias e organização de novos finais com protagonismo feminino.

Rosângela Hilário é professora da Universidade Federal de Rondônia, líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde, membro da Academia Rondoniense de Letras e pesquisadora da temática da interseccionalidade e feminismo negro.

13 A 17 DE ABRIL – PASSO FUNDO
Local: Sala Multiuso – Av. Brasil, 30 – Centro. 5º andar.
Horário: das 8h às 11h
Inscrições pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra

OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM RHAFAEL PORTO RIBEIRO (RR) – 20 HORAS

Essa oficina conta com a proposta de atividades de conhecimento e produções acerca das histórias em quadrinhos, desde sua leitura, contextualização histórica e produção prática. A oficina propõe trabalhar conhecimento teórico e prático a respeito da produção de desenhos,  propor estímulos para o impulso da criatividade, além de utilizar grandes estudiosos no campo da pesquisa, tanto teórica quanto prática, para nortear a objetividade e o entendimento dessas narrativas.

Rhafael Porto Ribeiro nasceu em Boa Vista, Roraima. Formado em Artes Visuais, atua como professor de desenho especializado desde 2017 na capital. Também atua como artista de histórias em quadrinhos, no qual, aos 21, ganhou um lugar de destaque em um concurso no Japão chamado SILENT MANGÁ AUDITION, com a obra Trust. Atualmente é diretor do Coletivo Lavrado, especializado na produção e fomento a histórias em quadrinhos em Boa Vista.

13 A 17 DE ABRIL – URUGUAIANA
Local: Sesc Uruguaiana – Rua Flores da Cunha, 1984
Horário: 18h30 às 22h30
Valor: R$ 25,00
Inscrições pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra

 

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

 

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. Programação gratuita.

 

Inscrições

Certificados