O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em 13 estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

 

OFICINA DE ESCRITA COM RAPHAEL MONTES (RJ) – 20 HORAS

Raphael Montes é advogado e escritor, teve contos publicados em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen’s Mystery Magazine. Aos 20 anos, impressionou a crítica e público com Suicidas (ed. Benvirá), um caudaloso romance policial finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prestigiado Prêmio São Paulo de Literatura 2013Dias Perfeitos (ed. Companhia das Letras), publicado em abril de 2014, teve os direitos de tradução vendidos para 13 países. Ambos os livros serão adaptados para o cinema.

 

11/11 a 14/11 – Porto Alegre

Local: Sesc Centro – Sala Elis Regina – 3º andar
Horário: das 18h às 22h
Inscrições pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra
Atividade gratuita.

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

 

APRESENTAÇÃO DO POETA PEDRO BOMBA (MG) – “EXTREMAMENTE BARULHENTOS CERTOS ASSUNTOS, POR EXEMPLO”

“Extremamente barulhentos certos assuntos, por exemplo” é o segundo livro de Pedro Bomba, lançado em 2018 pela Editora Urutau. Através da declamação de poemas, o poeta apresentará ao público textos do livro, textos inéditos e textos publicados em 2017 no livro “O chão dispõe a queda”.

Pedro Bomba (1989) é poeta e artista. Seus principais trabalhos são desenvolvidos a partir da palavra falada (spoken word) e da oralidade poética. Em 2015 iniciou pesquisa de experimentação em poesia sonora gravando o EP “Amor Coragem” e “A troco de nada e de ninguém” (2016). Em 2017, lançou seu primeiro livro de poemas, intitulado “O chão dispõe a queda”, pelo Laboratório Cucuruto da Cabeça. Através da performance oral, o poeta já se apresentou em vários festivais como o Autores em Cena, no Itaú Cultural (SP), na Mostra Sesc Cariri(CE), no III Encontro de Literatura Divergente (SP), no Festival de Inverno de Garanhuns (PE), no Sarau Debaixo (SE), entre outros.

 

19/11 – Porto Alegre

Teatro do Sesc Centro
Horário: 15h e 19h

  

20/11 – Canoas

Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro, Canoas)
Horário: 19h30min

 

21/11 – Montenegro

Local: Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos – Polivalente
Horário: 10h e 19h30

 

22/11 – Passo Fundo

Teatro Sesc Passo Fundo
Horário: 14h e 19h30min

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. Programação gratuita.

 

DEBATE COM AS ESCRITORAS TÉRCIA MONTENEGRO (CE) E LUÍSA GEISLER (RS)

 

Tércia Montenegro nasceu em Fortaleza, onde ainda hoje vive. Começou sua carreira como ficcionista em 1998, com a publicação de O Vendedor de Judas, livro que atualmente está em sua quinta edição e recebeu o selo PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola) do MEC. Em 1999, ganhou a “Bolsa para Escritores Brasileiros com Obra em Fase de Conclusão”, da Biblioteca Nacional, e em 2000 venceu, com Linha Férrea, o prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela Revista Cult. Este livro foi publicado no ano seguinte, em São Paulo, pela Lemos Editorial. É Graduada em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Linguística, Tércia é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Em 2015, realizou pós-doutorado na Université de Liège, na Bélgica.

 

Luisa Geisler ganhou o Prêmio Sesc de Literatura com o seu livro de estreia Contos de Mentira, que também foi finalista do Prêmio Jabuti. No ano seguinte, ganhou de novo com o romance livro Quiçá. Em 2012, foi incluída na antologia “Os melhores jovens escritores brasileiros”, organizada pela revista britânica Granta. Desde então, publicou mais dois livros – Luzes de emergência se acenderão automaticamente (Alfaguara, 2014) e De Espaços Abandonados (Alfaguara, 2018). Tem livros e contos traduzidos e publicados internacionalmente em países que, numa imagem forçada, vão da Argentina ao Japão (via Atlântico, no caso). É mestre em Processo Criativo pela National University of Ireland. 

 

22/10 – Porto Alegre

Mediador: Vitor Diel
Local: Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Horário: 19h

 

23/10 – Canoas

Mediadora: Daiana Correa
Local 1: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 9h30

Local 2:  Unilasalle (Av. Victor Barreto, 2288)
Horário: 19h30

 

24/10 – Montenegro

Mediador: Carlos Leser
Local: Escola Walter Belian
Horários: 10h e 14h 

 

25/10 – Passo Fundo

Mediadora: Dra. Ivânia Campigotto Aquino
Local: Sala Multiuso do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)
Horário: 19h30

 

Inscrições

Certificados