O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em 13 estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. Programação gratuita.

 

DEBATE COM AS ESCRITORAS TÉRCIA MONTENEGRO (CE) E LUÍSA GEISLER (RS)

 

Tércia Montenegro nasceu em Fortaleza, onde ainda hoje vive. Começou sua carreira como ficcionista em 1998, com a publicação de O Vendedor de Judas, livro que atualmente está em sua quinta edição e recebeu o selo PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola) do MEC. Em 1999, ganhou a “Bolsa para Escritores Brasileiros com Obra em Fase de Conclusão”, da Biblioteca Nacional, e em 2000 venceu, com Linha Férrea, o prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela Revista Cult. Este livro foi publicado no ano seguinte, em São Paulo, pela Lemos Editorial. É Graduada em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Linguística, Tércia é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Em 2015, realizou pós-doutorado na Université de Liège, na Bélgica.

 

Luisa Geisler ganhou o Prêmio Sesc de Literatura com o seu livro de estreia Contos de Mentira, que também foi finalista do Prêmio Jabuti. No ano seguinte, ganhou de novo com o romance livro Quiçá. Em 2012, foi incluída na antologia “Os melhores jovens escritores brasileiros”, organizada pela revista britânica Granta. Desde então, publicou mais dois livros – Luzes de emergência se acenderão automaticamente (Alfaguara, 2014) e De Espaços Abandonados (Alfaguara, 2018). Tem livros e contos traduzidos e publicados internacionalmente em países que, numa imagem forçada, vão da Argentina ao Japão (via Atlântico, no caso). É mestre em Processo Criativo pela National University of Ireland. 

 

22/10 – Porto Alegre

Mediador: Vitor Diel
Local: Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Horário: 19h

 

23/10 – Canoas

Mediadora: Daiana Correa
Local 1: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 9h30

Local 2:  Unilasalle (Av. Victor Barreto, 2288)
Horário: 19h30

 

24/10 – Montenegro

Mediador: Carlos Leser
Local: Escola Walter Belian
Horários: 10h e 14h 

 

25/10 – Passo Fundo

Mediadora: Dra. Ivânia Campigotto Aquino
Local: Sala Multiuso do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)
Horário: 19h30

 

Inscrições

Certificados