O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Circuito composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Oficina Literária FANFIC – “Se essa História Fosse Minha”

Juane Vaillant (ES)

Juane Vaillant é produtora audiovisual e cultural, escritora, palestrante e educadora social capixaba, formada pela Faculdades Integradas São Pedro – Faesa em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e Televisão.

Data: 20 a 24 de novembro

Horário: Das 18h30 às 20h30

Local: Sesc Uruguaiana (R. Gen. Flores da Cunha, 1984)

Inscrições: No Sesc Uruguaiana (R. Gen. Flores da Cunha, 1984)

Informações: Pelos telefones (55) 3412-2482 e (55) 99982-0446

*Vagas limitadas

Sobre a Oficina:

Fanfics ou fanfictions são ficções criadas por pessoas que se inspiram em textos ficcionais já existentes como livros, filmes ou séries de outros autores. A fanfic não tem objetivo comercial e é vista muitas vezes como homenagem a obra na qual se baseia. A oficina utiliza-se do propósito primário da fanfic para auxiliar na criação de personagens, mundos possíveis e tramas sequenciais.

 

Oficina de Linguagem Literária   

Bráulio Tavares (PB) 

Escritor e compositor. Nasceu em Campina Grande (Paraíba), em 1950. Reside no Rio de Janeiro desde 1982. Ganhador, entre outros, do Prêmio Caminho de Ficção Científica em 1989 em Lisboa, do Prêmio Shell de Teatro em 1992 e em 2017 com a peça Suassuna – O Auto do Reino do Sol, do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil em 2009. 

Data: 04 a 08 de dezembro 

Horário: 14h 

Local: Colégio Raymundo Carvalho (Praça Getúlio Vargas, 57 – Alegrete)

Sobre a Oficina:  

Serão tratados elementos essenciais da linguagem literária: ideia, imagem e música; poesia de forma fixa e poesia de forma livre; o poema curto e o poema longo, além da questão “forma x conteúdo”; a arte da Narrativa, que floresce na literatura, no cinema, no teatro, nos quadrinhos e, por fim, os elementos de uma história: o conto e o romance. De que modo a poesia e a prosa podem se enriquecer mutuamente.  

 

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.  

Sarau “A Potência da Margem” 

Cold Mansa e Cosca (BA) 

O Sarau A Potência da Margem – Por Cosca & Cold Mansa revela uma apresentação com um conceito prismático e multicultural, onde arte e representatividade se mesclam em uma manifestação artística inclusiva que busca unir poesia performática e a musicalidade da diáspora preta. Com a missão de dar visibilidade à potencialidade intelectual e literária das comunidades periféricas da capital baiana e seus artistas. Este sarau é uma plataforma dedicada ao protagonismo de artistas negros e negras, promovendo o consumo de literatura independente e ressignificando o conceito de “literatura marginal”. 

28/11 (terça-feira) – 19h30 

Gravataí  

Local: Teatro do Sesc (Rua Anápio Gomes, 1241)

Informações: (51) 98508-0598 | cultura-gravatai@sesc-rs.com.br  

*Entrada gratuita

 

29/11 (quarta-feira) – 19h30 

São Leopoldo  

Local: Espaço Sicredi Feitoria (Av. Feitoria, 5070) 

Informações: (51) 3592-2129   

*Entrada gratuita

 

30/11 (quinta-feira) – 19h30 

Canoas  

Local: Teatro do Sesc  (Av. Guilherme Schell, 5340)

*Entrada gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes na bilheteria do Teatro. Agendamento de grupos e escolas pelo e-mail: agendamentocanoas@sesc-rs.com.br     

 

01/12 (sexta-feira) – 10h e 15h 

Montenegro  

Local: Colégio Estadual Ivo Bühler – CIEP (R. Juvenal Alves de Oliveira, 860)

Informações: (51) 3649-4458 ou uomontenegro@sesc-rs.com.br  

*Entrada gratuita

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. Programação gratuita.

 
 

Inscrições

Certificados