O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

OFICINA DESPRINCESANDO O CONTO DE FADAS
Com Rosangela Hilário (RO) 
Data: de 13 a 17 de setembro 
Horário: das 19h às 21h 
Mais informações: no Sesc Alberto Bins, com Eduardo Custódio no telefone (51) 3284-2008 ou no e-mail escustodio@sesc-rs.com.br

A oficina “desprincesando” o conto de Fadas tem como objetivo apresentar um perspectiva contemporânea para os contos de fadas, abordando assunto como gênero e empoderamento de meninas, sem retirar o encantamento e magia que devem permear a vida de meninos e meninas pequenas. Também busca trazer novas possibilidades para a organização e construção das personagens femininas, tirando-as do papel de coadjuvante de suas vidas a espera de uma figura masculina redentora a lhes dar sentido a existência. Neste novo entendimento e releitura sobre o gênero, temas que precisam permear e se fazer presente nas narrativas de professores e professoras, mães, cuidadoras, escritoras, pais, contadoras de história e todas e todos que se utilizam da literatura como uma das possibilidades de sensibilizar, dialogar e buscar estratégias para superação do silenciamento de meninas, do entendimento da masculinidade tóxica como uma das causas da violência doméstica e da superação de discursos machistas, sexistas e racistas. Além de buscar a formação de leitores e leitoras, a oficina intenciona a valorização da literatura como estratégia para empoderamento feminino e o desenvolvimento de um olhar descolonizado sobre a infância, que permita o semear de novas possibilidades de “estar sendo” no mundo. A oficina parte do conhecimento e ressignificação dos clássicos, passando pela literatura de cordel (com tradição em empoderar a figura feminina) reorganização de histórias e organização de novos finais com protagonismo feminino.

Rosangela Hilário é Pós-Doutora e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade São Paulo/ FEUSP; Mestrado em Educação (Políticas Públicas); Licenciatura em Letras; Graduação em Comunicação Social/Jornalismo. Atualmente é Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Atua principalmente nas áreas temáticas de Alfabetização e Letramento, Políticas Públicas de Formação de Professores, Interseccionalidade e Feminismo Negro. Membra da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes, onde ocupa a cadeira número 18, cuja patronesse é Tereza de Benguela. Premiada com Voto de Louvor da Câmara Municipal de Porto Velho pelo ativismo e produção de estudos sobre interseccionalidade, raça e desenvolvimento social. Homenageada pelo Ministério Público de Rondônia com Diploma de Honra ao Mérito pelo ativismo a partir de estudos e pesquisas para combate a homofobia, transfobia e racismo.

OFICINA FICÇÃO, DRAMATURGIA E OUTRAS REALIDADES 
Com Wilson Coêlho (ES) 
Data: de 13 a 17 de setembro 
Horário: das 19h às 21h 
Mais informações: no Sesc Alegrete, com Paulo Amaral no telefone (55) 3422-2129 ou no e-mail pamaral@sesc-rs.com.br

A oficina falará sobre a organização de ideias e procedimentos para a preparação do texto literário, bem como um debate sobre a relação da literatura com a dramaturgia. A literatura com a dramaturgia como possibilidade de representação da realidade social, econômica, histórica e cultural. O argumento. O roteiro prévio. Realidade e ficção. Objetos de cena na relação tempo/espaço. A descrição. O relato. O ritmo. Personagens. O ambiente. O clima. Em cinco encontros on-line, teórico-práticos, serão esboçadas as propostas individuais do conto a ser escrito, com o uso de técnicas de escrita e montagem, bem como a redação orientada de acordo com as necessidades de cada participante.

Wilson Coêlho, atua como escritor, tradutor e dramaturgo, e já publicou 19 livros. É formado em Filosofia e Mestre em Estudos literários (UFES), Doutor em Literatura Comparada (UFF) e Auditor real do Collège de Pataphysique de Paris. Dirigiu 24 espetáculos e participou de festivais e seminários no Brasil e no exterior.

OFICINA CRIAÇÃO DE MUNDOS FICCIONAIS – LITERATURA FANTÁSTICA
com Thiago Tizzot (PR)
 
Data: de 13 a 17 de setembro 
Horário: das 18h30 às 20h30 
Mais informações: no Sesc Uruguaiana, com Fabricio Oliano no telefone (55) 3411-2393 ou no e-mail foliano@sesc-rs.com.br  

Sempre que se fala em literatura fantástica é impossível não pensar no mundo em que a história se passa. Uma das características desta literatura é a criação de mundos, às vezes próximos do nosso e muitas vezes completamente diferentes. Contudo, os leitores muitas vezes não percebem a importância que o mundo criado desempenha na história, pois sempre somos impactados pelos heróis, monstros e vilões e o universo que abraça todos estes elementos é esquecido. A história e a criação de mundos estão ligadas, sendo difícil determinar onde uma começa e a outra acaba, e é exatamente o que esta oficina irá abordar, e através da criação de um mundo ficcional será trabalhada a escrita e a criação de personagens, diálogos e trama.

Thiago Tizzot Nasceu e vive em Curitiba. Por duas décadas constrói o mundo de Breasal, onde a maioria de suas histórias de passa. Além de autor trabalha como livreiro e editor. Tizzot é autor dos livros O Segredo da Guerra, A Ira dos Dragões e Três Viajantes. Editor e livreiro da Arte & Letra em Curitiba.

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

 

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. Programação gratuita.

 

Inscrições

Certificados