Atual

Revista Sesc Arte Educação 2024 | 4ª edição

Tema das submissões: Reconstruindo horizontes: arte como espaço de memória e invenção

Sobre a Revista

Em 2021, o Sesc/RS lança a Revista Sesc Arte Educação como um material de estudo e pesquisa, de compartilhamentos e inspirações sobre os fazeres e os saberes provocados pela Arte em suas diferentes linguagens tanto nos espaços formais quanto nos não-formais. Em 2024, além do formato digital, serão disponibilizadas algumas cópias impressas. A revista se propõe a partilhar relatos de experiências, planos de aula ou projetos educativos, artigos e relatos de práticas artísticas. Poderão se inscrever professores de arte, pedagogos, arte educadores, artistas, profissionais da cultura e demais pessoas interessadas nos diferentes saberes que interseccionam no campo da Arte Educação.

Em 2024, o tema escolhido “Reconstruindo horizontes: arte como espaço de memória e invenção”, produz um convite para pensarmos o poder transformador da arte, que com o passar do tempo vai questionando o seu próprio fazer, os materiais e os espaços que ocupa. A arte contemporânea conhece o passado e o ressignifica, produzindo fissuras e inventa novos recomeços.

Público-alvo: artistas, arte-educadores, pedagogas e pessoas que criam, vivenciam e elaboram em seu cotidiano experiências artísticas nas diferentes linguagens da Arte voltadas ao ensino formal e informal em interface com crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Será permitida apenas 1 inscrição por autor.

De 12/08 até 15/09/2024 estarão abertas submissões de textos em formatos de planos de aula/projetos, relatos de experiência, relatos de práticos artísticas ou artigos elaborados por professores de artes, pedagogos e demais licenciaturas que atuam na educação infantil, ensino fundamental, ensino não formal, Ensino Médio e EJA. Para se inscrever o proponente precisará preencher o formulário. Os templates de cada uma das categorias estão disponíveis aqui.

A equipe entrará em contato com os selecionados no dia 01/10, encaminhando as necessidades de ajustes textuais, documentos para preenchimento de autorização de informações, imagens, etc. O retorno dos ajustes necessitará ser feito até 07/10. A publicação do material será em meio digital e impresso, em língua portuguesa, prevista para final de outubro no site do Sesc/RS, sendo amplamente divulgada.

Sobre a seleção:

A inscrição possui um template próprio (artigo, relato de experiência, relato de práticas artísticas, plano de aula/projeto) que deverá ser preenchido pelo participante e anexado ao formulário no ato da inscrição, assinalando o eixo de trabalho (ed. infantil, ens. Fundamental, EJA ou espaços não-formais).

Descrições de cada categoria de inscrição:

1) Planos de aula ou projetos: compartilhamento de planos de aula ou projetos que evidenciem estratégias artístico-pedagógicas, metodologias e um breve apanhado da experiência através de objetivos, intencionalidades e percepções. Limite máximo: 3 páginas.

2) Relato de experiência: compartilhamento de uma vivência ou interação com Arte, Cultura ou Educação, em caráter de relato ou memória descritiva breve, destacando os objetivos e resultados obtidos com a experiência em espaços formais e não-formais e sua importância na formação docente/artística do(a) proponente. Limite máximo: 3 páginas.

3) Relato de práticas artísticas: partilhas de processos artísticos ou obras nas linguagens de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura (poema), música ou teatro. Neste eixo são recebidos textos de proponente individual (artista ou arte educador) ou representante de grupo, que contextualizem o processo ou obra de arte, sendo partilhadas no template em formatos de imagem para esculturas, pinturas, desenhos, fotografia; em formato de vídeo para processos coreográficos, teatrais e circenses; em texto para poemas e raps. Neste espaço o proponente também falará um pouco da trajetória enquanto artista. Importante destacar que a partir da obra apresentada, caso seja selecionado o relato, o educativo que compõe a edição da Revista Sesc Arte Educação, poderá elaborar uma proposta prática a partir da obra e contexto do trabalho apresentado. A ação mediativa poderá ser voltada a públicos infantis e jovens, abrangendo contextos formais e não-formais de educação. Limite máximo: 3 páginas.

4) Artigo: proposta criativa e reflexiva que contextualiza uma pesquisa já realizada, descrevendo um breve resumo, seguido dos objetivos e intencionalidades pretendidos, o detalhamento e metodologia envolvida e por fim aponta caminhos ou considerações sobre os referenciais que apoiam o estudo. Limite máximo: 5 páginas.

Da seleção dos materiais e Código de Ética e Direitos Autorais

Os materiais enviados passarão por uma avaliação e revisão de colaboradores do Sesc/RS com atuações no campo da arte/educação, cultura e educação.

Os proponentes receberão por e-mail uma resposta à sua submissão, sendo “Proposta aceita” em caso de seleção positiva; “Proposta suplente” em caso de avaliação positiva, mas não selecionada em primeira instância; “Proposta não-aceita” em caso de proposições que não tenham respeitado os limites de páginas, não possuam diálogo com o escopo proposto da edição ou já tenham sido contempladas pela temática em outras proposições já aceitas.

Sobre as submissões enviadas, espera-se que os autores:

a) Submetam textos, trabalhos inéditos e originais (que ainda não tenham sido compartilhados em outras plataformas com o formato proposto à Revista Sesc Arte Educação. As informações mantidas são de responsabilidade dos proponentes, não sendo permitidos plágios ou informações falsas;

b) Informar junto aos nomes dos autores, as instituições envolvidas ou responsáveis pelo relato/plano de aula, mencionando inclusive destaques e premiações que possam ter diálogo com a proposta submetida;

c) Atentar para direitos de autoria e uso de imagem, em caso de acréscimo de referências de criações artísticas (fotografias, frames de vídeos, rostos de pessoas participantes) complementares aos textos, será importante ter as devidas autorizações e fazer as referências adequadas aos materiais;

d) Caso apontado no retorno dos textos a necessidade de ajustes, os participantes selecionados necessitarão encaminhar as correções conforme prazo combinado;

e) Diante da submissão e seleção positiva do material, o(s) autor(es) declaram estar cientes da veiculação da Revista Sesc Arte Educação em ambiente virtual com ampla divulgação no território nacional, autorizando desta forma, gratuitamente, o direito de uso do material textual e da produção intelectual em diferentes formatos (virtual, audiovisual e demais mídias necessárias), por tempo indeterminado de vezes pelo Sesc/RS.

Como se inscrever?

a) Preencha o formulário; já submetendo o arquivo no template específico ao texto (artigo, relato de experiência, plano de aula/projeto) até o dia 15/09. Propostas que não estiverem de acordo com o template e os regramentos estipulados serão desconsideradas.

b) Atente aos cronogramas, caso seu material seja escolhido a equipe entrará em contato pelo e-mail em que a inscrição foi submetida.

Cronograma

Inscrições: 12 de agosto a 22 de setembro

Avaliações: 23 a 30 de setembro

Contato com aprovados: 01 de outubro

Correções até: 07 de outubro

Arquivos

Edições Anteriores

Vol.3 (2023)

Publicado: 30/10/2023

Sumário

04 INCIDÊNCIAS E DERIVAS NAS ARTES: (QUANDO) A
CIDADE, A RUA E A EDUCAÇÃO SE ENCONTRAM

06 EDUCAÇÃO INFANTIL
Explorando o universo das artes: Museu como espaço de direito das
infâncias e crianças
Arquiteturas fantásticas: investigações acerca da arte e da cidade
As cores da cidade
Festa na floresta: música brasileira na escola
Pequenos Cazumbás

19 ENSINO FUNDAMENTAL
A potência das imagens como disparadora de percursos investigativos
na educação básica: prática artística e produção de sentido
Mundo invertido da Arte Contemporânea: circunstâncias de
aprendizagem no ensino das Artes Visuais
Estudo da fotografia no ensino fundamental: desvendando sua
função histórica e artística
Abrindo cirandas para a arte popular na escola – uma experiência
no Ensino Fundamental Sesc

33 ENSINO MÉDIO
Circunstância: texto adaptado, criação dramatúrgica e a identidade
de grupo como engendramento criativo no espaço escolar
Refugiados – caminhos para reflexões
Pesquisa sobre a realização de eventos culturais nos bairros da
cidade de São Leopoldo/RS

42 EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS
NÃO-FORMAIS
Teatro de rua para resistir e para lutar
A estética do Rock nas camisetas de Banda

47 DIÁLOGOS COM ARTISTA
Dança e patrimônio cultural: alternativas artístico-pedagógicas
para reavivar a relação com a cidade

51 ARTE E EDUCAÇÃO: INVENTARIAR PERCURSOS
PARA ENCONTRAR CAMINHOS POSSÍVEIS

Vol.2 (2022)

Publicado: 30/09/2022

Sumário

04 Mediação na arte em diferentes dispositivos

06 Eixo Educação Infantil
A potência dos encontros através da arte – Escola de Ensino Fundamental Sesc Santa Maria/RS
Brinquedos de chão – Colégio Sesc Montes Claros/MG
Narrativas digitais: experimentos entre desenho e audiovisual – Centro Educacional de Floriano Sesc PI

14 Eixo Ensino Fundamental
O corpo na brincadeira e as memórias de infância como pistas pra práticas em artes na escola – Escola de Ensino Fundamental Sesc Novo Hamburgo
Encontro potiguar – Escola Sesc Potilândia Natal/RN
Projeto Tons do Brasil: artes, linhas e linguagens da literatura – Escola Sesc Araguaína/TO
Instalação: um olhar sobre o espaço urbano da cidade de Joinville – Escola Sesc Joinville/SC

24 Eixo Educação de jovens e adultos
Casa na árvore. É possível coexistir – EJA Sesc Prainha/SC
Multiversos culturais: vivências na Educação de Jovens e Adultos – EJA Sesc Cruz Alta/RS

30 Eixo Educação em Espaços não-formais
Reconhecer-se: a cidade como um espaço formativo – Criar Sesc Farroupilha/RS

33 Eixo Diálogos com artista
Otacílio Camilo: “Estética da Rebeldia” – Izis Abreu/RS
Ação Educativa para crianças e jovens a partir da obra de Otacílio Camilo – Núcleo Educativo Margs

Vol.1 (2021)

Publicado: 30/09/2021

Sumário

04 Apresentação

06 Eixo 1 Educação Infantil – Artes na educação infantil : a escola e a cidade como quintais abertos a serem conhecidos

28 Eixo 2 Ensino Fundamental – Arte no ensino fundamental: experiências conectadas à vida

32 Eixo 3 Ações de arte em espaços não formais: a cidade com um território de cuidado, convivência e conhecimento

38 Eixo 4 Diálogos com artistas : Xadalú Tupã Jukupé

42 Eixo 5 Relatos de experiências

44 Somos música em estado de encontro (Bianca Oliveira Cardoso; Deia Alencar; Dulcimarta Lemos Lino; Matheus Camilio Viana; Paula Emenke e Tais Luz Cortinaz)

45 Corpo a dançar (Wagner Ferraz)

46 Teatro na escola remota (Carlos Mödinger)

47 Convites para transver

Sobre

A Revista Sesc Arte Educação se posiciona enquanto um dispositivo on-line e acessível por audiodescrição que busca difundir estratégias artístico-pedagógicas de ensino, pesquisa e mediação em artes desenvolvidas tanto em espaços formais quanto não-formais juntamente de crianças, adolescentes, jovens e adultos. É endereçada a profissionais da educação em geral, arte-educadores e artistas que tenham interesse em fortalecer o diálogo entre Educação, Cultura e Arte.

Editorial

Equipe editorial:

Presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac RS

Luiz Carlos Bohn

Diretor Regional Sesc

Marcelo de Campos Afonso

Gerente de Cultura

Luciana Stello

Arte Educação

Diewerson do Nascimento Raymundo

 

ISSN 2764-8486

 

Serviço Social do Comércio – Administração Regional no Estado do Rio Grande do Sul

Gerência de Cultura | Sesc/RS – 5º andar

Rua Fecomércio, n. 101 | Bairro Anchieta Porto Alegre/RS

CEP 90200-500