Exibição do documentário “Ka’Aguy Rupa”
Gênero: Documentário
Ano: 2017
Duração: 28min
Sinopse: A mata (Ka’aguy) é condição para a existência dos Mbyá-Guarani. Por isso o coletivo audiovisual de jovens mbyá Comunicação Kuery decidiu fazer um documentário sobre a Ka’aguy, ouvindo a sabedoria dos mais velhos, registrando as aldeias onde vivem no Rio Grande do Sul e falando sobre sua importância para a alimentação, a medicina, o artesanato e a espiritualidade de seu povo.
Webinar “Trajetória Audiovisual Coletivo Kuery”
Comunicação Kuery é um coletivo de comunicação Mbyá-Guarani que surgiu em 2011, a partir da necessidade, apontada pelas lideranças indígenas, de registrar a vida e o cotidiano nas aldeias impactadas pelas obras de duplicação da BR-116, no trecho entre Guaíba e Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Mediação: Marcus Wittmann (doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ, mestre em Antropologia Social pela UFRGS, formado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela PUCRS. Desde 2016, atua como organizador e curador do coletivo Tela Indígena, produzindo mostras de cinema, podcasts, exibições fotográficas e de arte, filmes indígenas e outros projetos culturais)
Palestrante: Gérson Gomes (Karaí Jekupé) – cineasta Mbyá-Guarani, especializado em direção e montagem, cuja trajetória se inicia em 2011,ao integrar o grupo Comunicação Kuery, formado por diversos Mbyá-Guarani do Rio Grande do Sul e focado em filmar e preservar as tradições e visão indígena. Eles produziram, juntos, uma série de curtas-metragens sobre a tradição Guarani, como “Ka’Aguy Rupa” (2018), “Jeguatá Tenonde Reko” (2016) e “Onhepyru” (2015), além de produzirem curtas e vídeos das atividades desenvolvidas no Programa de Apoio às Comunidades Mbyá-Guarani no Âmbito das Obras de Duplicação da Rodovia BR-116/RS (2014-2015))
Inscrições: são gratuitas e podem ser feitas até 22 de setembro. Clique aqui para se inscrever.