Reforçando a importância da continuidade e resistência e trajetória dos grupos de artes cênicas no Brasil, a 15ª edição do Palco Giratório Sesc ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro, com espetáculos transmitidos ao vivo de todas as regiões do Brasil e atividades formativas realizadas por meio de plataformas virtuais. Neste período, algumas atrações paralelas estão sendo planejadas para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Além disso, a partir de novembro o projeto terá continuidade nas Unidades do Sesc/RS, por meio de residências artísticas, debates e oficinas on-line. 

A programação de apresentações será composta por conceituados grupos da cena no País, que foram selecionados pela curadoria nacional para circulação em 2020, e por espetáculos e ações locais pontuais, mantendo a diversidade e pluralidade de propostas. Já as atividades formativas têm como prioridade a articulação de debates sobre arte, cultura e as possibilidades do momento, além da promoção de reuniões entre artistas e públicos, ressaltando a potência dos encontros e das relações humanas a partir das artes. Estão sendo consideradas, ainda, intervenções e ações presenciais, caso o cenário seja favorável.

A programação completa será divulgada em breve. Aguarde!

Veja mais

Grupos participantes

Dois espetáculos gaúchos estão confirmados na programação nacional do Palco Giratório:

Ícaro

Teatro adulto

Sinopse: Em cena, um único ator e seis histórias com um ponto em comum: depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes. O texto foi escrito pelo próprio intérprete Luciano Mallmann, que teve uma lesão medular sofrida em uma queda de acrobacia área em tecido há 13 anos. A partir de temáticas universais (relação entre pais e filhos, preconceito, relacionamentos amorosos, abandono, suicídio, gravidez, maternidade) a montagem aborda a fragilidade humana a qual todos estamos expostos.

Ficha técnica: Dramaturgia e atuação: Luciano Mallmann. Direção: Liane Venturella. Trilha sonora: Monica Tomasi. Iluminação: Fabrício Simões. Preparação vocal: Ligia Mota. Fotografia: Fernanda Chemale e Nina Pires. Produção: Luciano Mallmann.


Macbeth e o Reino Sombrio de Shakespeare para Crianças

Teatro para Infância e Juventude

Sinopse: Os generais de guerra Macbeth e Banquo voltam triunfantes de uma batalha contra a Noruega. Passando por um pântano, se deparam com três bruxas que lhes apresentam algumas previsões sobre o futuro dos dois: “Macbeth será Barão de Cawdor e, futuramente, Rei. E Flaêncio, filho de Banquo será também rei”. A ambição de Macbeth e sua esposa Lady Macbeth diante das profecias das bruxas os leva a cometer um gesto de traição contra o rei. A partir daí muitas batalhas acontecerão.

Ficha técnica: Texto inspirado de Macbeth de William Shakespeare. Direção: João Pedro Decarli. Elenco: Camila Pasa, João Pedro Decarli e Rodrigo Waschburger. Criação de trilha sonora original e operação: Rafael Decarli. Criação de luz e operação: Bathista Freire. Figurino e cenário: o grupo.

Inscreva-se