O projeto Casa Arte Sesc tem como objetivo enriquecer a experiência artística e cultural de comunidades por meio de ações formativas nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. É destinado a crianças, adolescentes e jovens, com ou sem experiência prévia em arte.

A metodologia colaborativa oferece acesso a oficinas sistemáticas em diferentes linguagens artísticas, atividades mediativas e mostras culturais. O projeto acontece atualmente em duas cidades: Porto Alegre e Gravataí.

Em Porto Alegre
 
Em parceria com o Museu da Cultura Hip Hop do RS, as atividades são focadas na Cultura Hip Hop, oferecendo oficinas sobre os cinco elementos (Breaking, Conhecimento, DJ, Graffiti e MC/Rap).
As ações são direcionadas para jovens de 10 a 24 anos. As inscrições devem ser realizadas presencialmente, no Museu da Cultura Hip Hop RS (Rua Parque dos Nativos, 545), conforme houver disponibilidade de vagas.
 
Em Gravataí
 
Em parceria com a Prefeitura Municipal, as oficinas são oferecidas a partir de cinco eixos (Sonoridades, Visualidades, Corporais, Textuais e Ações Mediativas). As atividades ocorrem no Casarão dos Bina, atendendo crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. As inscrições devem ser realizadas presencialmente, no Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241), conforme houver disponibilidade de vagas.
 

Vagas Gratuitas (PCG): O projeto trabalha com a modalidade de vagas PCG, conforme disponibilidade e regras do edital, destinadas a pessoas com renda familiar de até 2 salários mínimos nacionais por pessoa ou enquanto houver vagas. Para conferir todas as informações sobre a seleção, leia atentamente o edital abaixo.

Em caso de dúvidas, entre em contato com as Unidades do Sesc Alberto Bins pelo Whatsapp ou e-mail casmuseuhiphop@sesc-rs.com.br. Para informações sobre Gravataí, o contato é pelo Whatsapp ou e-mail casgravatai@sesc-rs.com.br.

Edital – Casa Arte Sesc PCG – 2024

modalidades

Oficina de Breaking (Porto Alegre)

Fundamentos do break, estilos, coreografia e técnicas avançadas de dança de rua.

Oficina de Conhecimento (Porto Alegre)

Fundamentos da cultura Hip Hop, bases sociais da cultura Hip Hop e produção cultural.

Oficina DJ (Porto Alegre)

Montagem dos equipamentos, mixagem, efeitos e técnicas avançadas de discotecagem.

Oficina de Graffiti (Porto Alegre)

Desenho, estilos, cores, texturas, técnicas de muralismo com spray.

Oficina de MC/Rap (Porto Alegre)

Construção de rimas, produção básica de música, musicalização.

Oficina Ações Mediativas (Gravataí)

Diálogos e ações educativas sobre produções artísticas em diversas linguagens, contextualizando e apoiando o público na ampliação de seus repertórios artístico-culturais.

Oficina Corporeidades (Gravataí)

Vivências em dança, teatro ou circo, interagindo com danças urbanas, brincadeiras populares, maquiagem cênica, acrobacias, contação de histórias.

Oficina Sonoridades (Gravataí)

Interações com diferentes fontes sonoras através de instrumentos musicais, percussão corporal e práticas de canto coletivo.

Oficina Textualidades (Gravataí)

Práticas de leitura e escrita criativas, incluindo experimentações em slams, poesia, quadrinhos e criações narrativas.

Oficina Visualidades (Gravataí)

Experimentações com os elementos das artes visuais por meio de pintura, escultura, graffiti, desenho, fotografia, vídeo, colagem digital, manualidades e artes têxteis.

Veja mais