Cursos Disponibilizados

Música de Concerto 

Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo | Harpa 

Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote 

Trompa | Trompete | Trombone Tenor | Trombone Baixo | Tuba  

Saxofone | Eufônio | Percussão | Canto Lírico | Piano | Composição  

Choro (Violão, Sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho) 

Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica 

Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula. Serão realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos. 

Música de Câmara 

Recitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos. 

Currículos dos Professores

Prática de Orquestra e Banda Sinfônica

Evandro Matté (BRA)
Diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), do Festival Internacional SESC de Música – Pelotas, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) e dos Concertos Comunitários Zaffari. Possui especialização pelo Conservatório de Bordeaux (FRA) e Universidade da Geórgia (EUA) e MBA em Gestão Empresarial com ênfase em cultura. 

Tadeusz Wojciechowski (POL)
Maestro e violoncelista, estudou na Academia de Música de Varsóvia e aperfeiçoou as habilidades no Conservatório Nacional de Paris. Detentor de diversos prêmios como maestro e instrumentista, atuou em casas de ópera de prestígio por todo o mundo, incluindo a Metropolitan Opera, em Nova York, o Teatro La Fenice, em Veneza, o Teatro Carlo Felice, em Gênova, a Royal Opera, em Estocolmo, a Royal Opera, em Oslo, e a Ópera Real Dinamarquesa, em Copenhague. Apresentou-se em dezenas de países, incluindo Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Itália, França, Estados Unidos e Japão. Seu repertório inclui mais de quarenta óperas, tendo sido agraciado pelo Ministério da Cultura e Patrimônio Nacional da Polônia pelo compromisso com a cultura.

Anderson Alves (BRA)   
Iniciou carreira de regência à frente de diferentes grupos vocais e instrumentais, com os quais criou espetáculos, composições, gravações e tournées internacionais. Estudou regência orquestral com Isaac Karabtchevsky; Kirk Trevor; Luis Clemente; Collin Metters (Portugal), entre outros. Fez o curso superior de regência na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica – Porto, Portugal. Por 3 anos, aperfeiçoou-se em regência e música contemporânea com o maestro Felipe Cattapan (Prof. Da Universidade da Suíça). É fundador e regente titular do Coro de Câmara Carioca, regente na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, e titular da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.

Violino  

Liviu Prunaru (ROM)

Violinista Liviu Prunaru conquistou os principais prêmios e reconhecimento internacional nos mais prestigiados Concursos Internacionais de Violino do mundo, como, Dong-A International Violin Competition (Coréia do Sul), Indianapolis International Violin Competition (EUA), Rodolfo Lipizer International Violin Competition (Itália) e muitos outros. Sr. Prunaru fez sua estreia na cidade de Nova York com a Juilliard Symphony no Lincoln Center’s Alice Tully Hall após conquistar o primeiro lugar no Juilliard Mendelssohn Competition. Prunaru tem se apresentado como solista com: Concertgebouw Amsterdã, a Orquestra Filarmônica Real, Orquestra Sinfônica de Londres, Orquestra Nacional da Bélgica, Westdeutsche Sinfonia, Orquestra Filarmônica de Atenas, Orquestra Sinfônica de Bari, entre muitos outros.

Alberto Dourthé (CHL)
Realizou seus estudos de violino no Chile no Instituto de Música da PUC e na Faculdade de Artes da Universidade do Chile, com os professores Jaime de la Jara, Fernando Ansaldi, Isis Muñoz y Alberto Dourthé Abbé. Prosseguiu na Europa, no Conservatório de Luxemburgo e no Conservatório Real de Mons (Bélgica), graduando-se respectivamente sob a orientação da professora Marie Charron e do professor Philippe Koch, além de participar de cursos de aperfeiçoamento com o professor Igor Ozim. Residindo na Europa por uma década, fez parte de orquestras (ECYO, Radio Luxemburgo) e grupos de música de câmara da Bélgica, França e Luxemburgo, realizando turnês pela Europa, Estados Unidos e México. Atualmente, é professor no Instituto de Música da PUC, professor no Instituto Profesional Escuela Moderna de Música, instrutor na Fundación de Orquestas Juveniles e Infantiles de Chile e spalla da Orquestra Sinfônica Nacional do Chile.

Pablo de Leon (PRT)  
Natural de Cascais – Portugal, teve sua formação inicial no Brasil com a família Fukuda, Ayrton Pinto, e seu pai, Alejandro de León. Foi bolsista da Fundação Vitae para aperfeiçoamento em violino e música de câmara na classe do professor Chaim Taub, em Israel. Desde 2003, sob a regência do maestro Valery Gergiev, é o único violinista brasileiro a fazer parte da Orquestra Mundial pela Paz. Ministrou aulas em diversos festivais, como o Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza, o Festival Internacional de Campos do Jordão, o Festival Internacional de Verão de Brasília, entre outros. Atuou como spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro de 2008 a 2014 e desde o ano 2000 ocupa o cargo de spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Davide Alogna (ITA)
Nascido em Palermo se formou com distinção em violino e piano no “G. Verdi” de Como. Em 2017, estreou como solista no Teatro alla Scala, em Milão, acompanhado por Cameristi della Scala e, em 2016, na Sala Stern do Carnegie Hall, em Nova York. Frequenta regularmente concertos a solo em algumas das salas de concerto mais importantes do mundo, em Nova Iorque, Itália, Paris, entre outros. É professor de violino na Itália no Conservatório “F.Cilea” de Reggio Calabria e no IMEP (Instituto Superior de Música e Pedagogia) na Bélgica.

Viola 

Gabriel Marin (BRA)
Violista da OSUSP, foi também violista da Orquestra Sinfônica Municipal de SP sendo durante 6 temporadas primeira viola solo. Premiado em diversos concursos, destacando-se o Prêmio Eleazar de Carvalho do Festival de Inverno de Campos do Jordão de 2004. Foi músico da Orquestra Jovem das Américas, onde tocou ao lado de Gustavo Dudamel, Leonard Slatkin e Yo Yo Ma em turnês por 13 países das Américas. Atuou também como violista da Orquestra Sinfônica de Odense (Dinamarca), atuando em concertos naquele país e na Alemanha. Atualmente, além da orquestra, é professor e coordenador pedagógico do Instituto Baccarelli, idealizador e professor do Encontro Campestre de Violas e violista do Quarteto Carlos Gomes, grupo que vem se destacando no cenário nacional.

Anna Serova (RUS)
Anna Serova é uma figura única na cena musical internacional, destacando-se tanto como solista quanto como musicista de câmara. Colaborando extensivamente com o compositor italiano Roberto Molinelli, ela estreou suas obras com orquestras em todo o mundo. Após estudar com Vladimir Stopicev no Conservatório de São Petersburgo, Bruno Giuranna na Academia de Cremona e Juri Bashmet na Academia de Chigiana em Siena, iniciou uma carreira brilhante como músico de concerto, destacando-se em importantes temporadas e festivais na Itália e no exterior. Trabalhou ao lado de artistas como Ivry Gitils, Bruno Giuranna, Salvatore Accardo, Rocco Filippini, Filippo Faes, Toby Hoffman, Rainer Honeck, Remus Azoitei e outros. Atuou como solista com diversas orquestras, como a Moscow State Symphony, Siberian Symphony, Karelian Symphony, Krasnoyarsk Chamber Orchestra, Orchestra di Padova e del Veneto, Orchestra del Teatro Olimpico, Belgrade Philharmonic, Amazonas Philharmonica, Orchestra Sinfonica di Roma, Orchestra dell’Arena di Verona, Croation Radio Television, New Zealand Symphony, entre outras. Anna Serova frequentemente ministra masterclasses de viola e música de câmara na Itália, Rússia e América do Sul e participa de muitos festivais, incluindo Campo do Jordão (São Paulo, Brasil), Europa – Sibéria (Krasnoyarsk, Rússia), Academias de Música Internacional de Cremona (Itália), Livorno Music Festival (Itália), Wienzierl Musik Fest (Viena, Áustria), Royal Academy of Music (Londres – Reino Unido) e outros. É Professora de Viola no Conservatório “E.R.DUNI” em Matera, Itália, e Professora de Viola e Música de Câmara na FONDAZIONE ACCADEMIA PEROSI em Biella, Itália.

Violoncelo 

Stanimir Todorov (BUL) 
Iniciou seus estudos em Sofia (Bulgária). Participou da Menuhin Academia e estudou com personalidades de destaque: Radu Aldulescu, Yehudi Menuhin, Alberto Lysy e Lory Wallfisch. Foi destaque no Concurso Rostropovich como melhor intérprete de música contemporânea. Trabalhou na Orquestra Suiça Romande.   

Clemens Weigel (ALE)
Iniciou seus estudos em música ainda muito jovem, teve entre seus professores os musicistas André Navarra e Walter Nothas. Em 1994, foi premiado com o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Música em Finale Ligure, na Itália. Desde 1993 é membro do Staatstheater am Gartnerplatz” Orquestra de Munich (ALE). Foi vencedor do Concurso Internacional de Música em Ligure, Itália. Além da carreira de solista, é membro do Quarteto Rodin. 

Contrabaixo 

Pedro Gadelha (BRA)
É contrabaixo solista da OSESP, depois de vários anos na Alemanha como membro da Ópera de Frankfurt, além de participar em várias orquestras e grupos internacionais, como a Filarmônica de Berlim, as Sinfônicas de Colônia, Frankfurt, Stuttgart, Berlim, Madri, Galícia, etc. É professor da Escola de Música do Estado de São Paulo e desenvolve intensa atividade como docente participando de projetos em festivais e escolas de música, como o Ilumina Festival, Campos do Jordão, Conservatório Superior de Paris, Universidade da Georgia, Orquesta Jovem Nacional da España, Cátedra Nacional de Contrabajo (Chile), entre outros.

Eder Kinappe (BRA) 
Graduado em contrabaixo pela UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), foi contrabaixista da Orquestra Sinfônica da UCS (Universidade de Caxias do Sul). Foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSPA em 2001 e realizou aperfeiçoamento na Universidade da Geórgia (EUA). É contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e professor do Conservatório Pablo Komlòs (POA).   

Harpa 

Liuba Klevtsova (RUS) 
A russa Liuba Klevtsova nasceu e estudou em Moscou. Após sua formação acadêmica no Conservatório Tchaikovsky de Moscou na classe de Vera Dulova no ano 2000, integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, onde atua como harpista principal e professora da Academia da OSESP.

Flauta 

Sarah Hornsby (EUA)
É bacharel pela Universidade de Wisconsin e Mestre em Performance Orquestral pela Escola de Música de Manhattan. Em 2013 realizou curso de aperfeiçoamento em Interpretação Histórica na Universidade de Frankfurt. Em 2016 completou o curso de doutorado em Música da Universidade Estadual de Campinas. É professora doutora na Universidade Estadual Paulista. Desde sua formação vem dedicando-se à música do século XX, tendo sido responsável pela estreia de diversas obras de compositores contemporâneos como solista e em colaboração com grupos como o Kammer ensemble Neue Musik Berlin, o Ensemble Remix de Portugal e o Manhattan Contemporary Ensemble e no Brasil com os grupos Camerata Aberta, Ensemble Música Nova e Camerata Latino-Americano.  

Renan Mendes (BRA)
Flautista solista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Ainda jovem, foi vencedor de importantes concursos nacionais: Prêmio Eleazar de Carvalho, Concurso da Associação Brasileira de Flautistas. Atua, como músico convidado e professor, em prestigiadas orquestras e festivais de música de câmara na França e no Brasil: Orquestra de Paris, Ensemble Intercontemporain, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Musique de Chambre au Château d’Écouen. Renan é formado pelo Conservatório Nacional Superior de Paris e Conservatório à Rayonnement Regional de Paris. 

Oboé 

Philipp Nodel (RUS)
Oboísta e professor no Conservatório Estadual Tchaikovsky de Moscou e Escola de Música do Conservatório de Moscou. É Fundador da primeira Orquestra de Instrumentos Russos Pratum Integrum. Completou seus estudos no Conservatório de Moscou com o proeminente professor de Oboé Alexey Utkin. Foi mesmo da Orquestra de Câmara Música Viva de Alexander Rudin de 2002 a 2010. Colaborou com muitas orquestras e conjuntos russos, como Orquestra Nacional Russa, Filarmônica Nacional da Rússia, Orquestra Sinfônica Tchaikovsky, Orquestra de Câmara Virtuosi de Moscou, Orquestra de Câmara Musica Viva, Ensemble Hermitage e muitos outros.

Viktória Tatour (BIE)
Oboísta solo da Orquestra sinfônica de Porto Alegre, nascida em Minsk, Bielorússia, a oboísta Viktoria Tatour é Mestre pelo Conservatório Nacional daquele país. Em 1996, especializou-se em oboé com Pierre Pierlot, professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.   

Clarinete   

Michel Lethiec (FRA)
Professor do Conservatório de Paris e do Conservatório de Nice (FRA) é um dos mais conceituados clarinetista da atualidade. Já gravou para os selos Naxos, arion, RCA, Bis e tem sido jurado de importantes concursos internacionais e festivais pelo mundo. Recebeu as seguintes honrarias na França: Cavaleiro da Ordem do Mérito Nacional e da Ordem das Artes e Letras.

Diego Grendene (BRA)    
Clarinetista da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e Diretor da Escola de Música da OSPA. Graduado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é especialista pelo Conservatório Real Superior de Antuérpia, na Bélgica, e Mestre pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Toca regularmente como solista e camerista em diversas cidades brasileiras, tendo realizado 44 concertos na França, com o quarteto de clarinetes Aliénor. Nos últimos anos tem sido professor de clarinete em diversos Festivais de Música no Brasil. 

Fagote 

Giorgio Mandolesi (ITA)  
Primeiro Fagote solista da Orquestra de Paris, professor de fagote moderno e histórico na Escola Superior de música de Zurique (Suíça), professor de fagote histórico no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Colabora regularmente como fagote Solista com a Orquestra de câmera Mahler, Filarmônica de Câmara Alemã Bremen, a orquestra do Testro  Liceu, em Barcelona, a Orquestra da RAI de Turim, Orquestra Haydn de Bolzano e Trento, o Teatro San Carlo de Nápoles, Teatro La Fenice, em Veneza.   

Trompete 

Flávio Gabriel (BRA)
Professor de trompete na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vencedor do 2º prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga em 2010. Foi o principal trompetista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre entre 2004 e 2009, e trompetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP entre 2009 e 2015. Bacharel em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, orientado pelo professor Dr. Nailson Simões. Mestre em Ensino das Práticas Musicais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Doutor em música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – SP.

Eric Aubier (FRA)
Ingressou aos 14 anos no Conservatório de Paris, do qual é ainda o mais jovem licenciado, Foi vencedor de competições internacionais em Praga, Toulon e Paris. Aos 19 anos foi nomeado solista da orquestra da Ópera de Paris por Rolf Liebermann . Desde 1995, tem se dedicado exclusivamente a uma carreira como intérprete e professor internacional. Com Thierry Escaich forma uma dupla original de trompete e órgão. Atualmente incorpora o trompete francês moderno e a escola de vento francesa, que ele ajuda a promover internacionalmente. Sua discografia é rica, com mais de uma centena de obras para as gravadoras Sony Classical, Universal, Calliope, Bis.  Desde 2006, grava com exclusividade para a gravadora Indésens 

Trompa 

Alma Maria Liebrecht (EUA)
É a trompista principal da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2013. Natural dos Estados Unidos, ela se formou no Instituto de Música Curtis, na Escola de Música de Yale e foi bolsista do Ensemble Connect (da Carnegie Hall e do Juilliard School). Tem se apresentado com a Orpheus Orquestra de Câmara, Sociedade de Música de Câmara do Lincoln Center, a OSESP, a Finfonia de Hong Kong, e várias outras orquestras no nordeste dos Estados Unidos.   

Bernardo Silva (PRT)
É um dos trompistas portugueses mais destacados. Estudou com Jonathan Luxton em Lisboa e com Ab Koster em Hamburgo. Solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, em Portugal. Apresenta-se como solista, em recitais de música de câmara e orquestras em vários países, tais como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Polónia, Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Luxemburgo, República Checa, Rússia, Brasil, México, Canadá e EUA. Leciona na Universidade de Aveiro e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto – ESMAE. Frequentemente orienta masterclasses em Portugal e no exterior. É regularmente convidado para júri de concursos nacionais e internacionais. Foi premiado com o 1º Prémio no Concurso Internacional Farkas organizado pela Sociedade Internacional de Trompas em Lahti, Finlândia, em 2002.

Trombone Tenor 

José Milton Vieira (BRA) 
Trombone solista da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), é ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais. Conquistou o primeiro prêmio e o prêmio do público no 26° Concurso Internacional “Città di Porcia” (Italia-2015); primeiro prêmio do “Concurso Filarmônico Lewis Van Haney” em Paris (ITF 2012), entre outros. No ano de 2019 lançou o seu primeiro cd, entitulado” Plural”.  É artista exclusivo Thein- Brass.   

Trombone Baixo 

Rodrigo da Rocha (BRA)
Bacharel em música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e cursa o mestrado profissional em música na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre desde outubro de 2017. Antes de se tornar membro da OSPA, foi trombonista baixo da Filarmônica de São Caetano do Sul, Bachiana Filarmônica e Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, e atuou como convidado em algumas das maiores orquestras do Brasil, como: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo.

Tuba 

Luis Ricardo Serralheiro (BRA)
Formou-se na Escola Municipal de Música de São Paulo e graduado na Faculdade Mozarteum de SP. Atuou como Principal Tubista da Orquestra Sinfonia Cultura, Orquestra Sinfônica do Estado de SP (OSESP), Banda Sinfônica do Estado de SP, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, além de Tubista convidado da Orquestra Sinfônica de USP, Bachianna Filarmônica, Camerata Aberta, entre outras. Atualmente é principal tubista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Considerado um dos professores mais atuantes do Brasil, sendo docente da Escola municipal de música de SP, Faculdade Mozarteum de SP, Professor do Instituto Baccarelli e da Academia de Tubas do projeto NEOJIBA (Salvador/Bahia).

Saxofone 

Carlos Gontijo (BRA)  
Saxofonista erudito, professor, pesquisador, detentor de diversos prêmios nacionais e internacionais. Desenvolve intensa carreira como solista e camerista. Já se apresentou em diversos países. Já estreou mais de 100 obras dedicadas a ele de compositores brasileiros e estrangeiros. É mestre e graduado pela Universidade de Rouen (FRA), e pela UnB. Atualmente é professor de saxofone na Escola de Música de Brasília, nas Oficinas de Música da UFG (Universidade Federal de Goiás) e realiza concertos, master classes e palestras no Brasil e no exterior. Carlos Gontijo é endorser das marcas SELMER PARIS e VANDOREN PARIS.    

Eufônio 

Fernando Deddos (BRA) 
Fernando Deddos é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestre pela Universidade Duquesne e Doutor em música pela Universidade da Geórgia (EUA). Gravou o primeiro disco dedicado ao eufônio no Brasil, premiado pela Associação Internacional de Tubas e Eufônios (ITEA). Possui obras publicadas, performadas e gravadas na Asia, Américas e Europa. Deddos é presidente da ETB – Associação de Eufônios e Tubas do Brasil e artista Adams Instruments (Holanda).

Percussão 

Rubén Zúñiga (CHL)

É membro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, do Percorso Ensemble, do Martelo Percussion Group e do Escualo Ensemble. Estudou Percussão na Universidade do Chile, na Universidade de Música e Teatro de Munique, Alemanha e se aperfeiçoou também nos Estados Unidos na Universidade do Templo e na Universidade Estadual de Cleveland. Atualmente é doutorando no Instituto de Artes da UNESP.Tem se apresentado nas principais salas de concertos, como Carnegie Hall, Filarmônica de Berlim, entre outras. Em 2008 ganhou o Concurso de Jovens Talentos da Orquestra Sinfônica de Concepción (Chile) e obteve o segundo lugar na “Audições Simuladas Internacionais” – Pasic 2009 – Indianapolis-EUA. Como solista, tem se apresentado junto a OSESP, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Concepción, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica Heliópolis. 

Douglas Gutjahr (BRA) 
Douglas Gutjahr é bacharel em Percussão pela UFSM, mestrando em Música pela UFRJ e atua como timpanista da OSPA desde 2016. Entre 2007 e 2008, como membro da Orquestra Jovem Mundial (JMWO), apresentou-se em algumas das principais salas de concerto da Europa: Berliner Philarmonie (Berlim), Muziekgebouw (Amsterdã) e Palau de les Arts (Valência). Foi escolhido o Melhor Instrumentista Erudito do Prêmio Açorianos de Música 2016. Visando a inclusão social por meio da música, atua, desde 2009, como professor do projeto Vida com Arte (Unisinos). 

Canto Lírico 

Eiko Senda (JAP)
Nascida no Japão, formou-se no Japão e Alemanha como cantora solista e Pedagoga, ganhou diversos prêmios em concursos internacionais. Já atuou em mais de 90 óperas. Recebeu excelentes críticas do jornal “The New York Times” e as revistas “Opernwelt” e “Opera”, e o prêmio cultural japoneses. Tendo orientado mais de 450 cantores, professores e atores, atualmente possui estúdio de preparação de voz em Montevideo (URU).    

Flávio Leite (BRA)
É pós-graduado pelo Conservatório Superior del Liceu, em Barcelona e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem se firmado como um dos mais atuantes e versáteis cantores líricos brasileiros, desenvolve ampla atividade como camerista e solista em oratórios e obras sinfônicas. Nos últimos anos fez as estreias mundiais das óperas Dulcinéia e Trancoso e a Ópera do Mambembe Encantado de Eli-Eri Moura, O Menino e a Liberdade de Ronaldo Miranda, O Perigo da Arte de Tim Rescala, gravou a ópera A Estranha, de Vagner Cunha e participou da premiada versão moderna da última ópera de Villa-Lobos, A Menina das Nuvens.

Piano 

Cristian Budu (BRA 
Citado pelo próprio Nelson Freire (em sua última entrevista) como seu sucessor, Cristian Budu teve seu pianismo descrito pelo célebre crítico Alain Lompech como “grandioso, digno de Arrau aos 50 anos, de Nelson Freire ou de qualquer grande maestro do passado como Furtwängler” (2022). Vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, Cristian está em 2 ultraseletas listas da Gramophone (Beethoven e Chopin) que incluem gravações históricas de Martha Argerich, Arthur Rubinstein e Maria João Pires. Colaborou em duos com Antonio Meneses e Renaud Capuçon. Já solou no Verbier Festival e La Roque D’Antheron Festival, e com orquestras como Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra de Câmara de Lausanne e Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart.

Composição 

Felipe Senna (BRA)
Mestre em Artes com distinção pela Universidade da Cidade de Londres sob a seleta bolsa de estudos Newby Trust (composição, 2013) e bacharel em música pela Unesp (composição e regência, 2002), Felipe Senna é apontado como “um dos mais talentosos e promissores criadores de música de sua geração” (Júlio Maria, O Estado de S.Paulo). Defensor de um discurso musical que reconheça nosso tempo e lugar, sua obra promove o cruzamento de diferentes linguagens e transcende barreiras de gênero na busca por uma criação contemporânea, brasileira e viva, que dialogue com o público – aproximando-o do universo da música. Foi o vencedor do 1º prêmio nos concursos Camargo Guarnieri e Ritmo e Som, premiado pela XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea e indicado a prêmios como ‘Golden Eye’ no Zurich Film Festival e Prêmio Governador do Estado de SP.

CURSO DE CHORO 

O curso de Choro tem a proposta de debater e exercitar a linguagem do choro incluindo todos os instrumentos musicais. Dentro do currículo do curso pode-se destacar o material didático específico voltado a música popular, as práticas de conjunto de Choro (Regionais) e práticas de orquestra de Choro com arranjos inéditos feitos pelos professores. 

Mathias Behrends Pinto | Violão (BRA) 
Compositor e violonista porto-alegrense licenciado em música pelo Instituto Porto Alegre, coordenador da Oficina de choro de Porto Alegre. Em 2019 criou a OCPA – Orquestra de choro de Porto Alegre realizando o concerto Baile Brasileiro junto ao maestro Nailor Proveta. Curador do projeto Unimúsica 2019 com a edição samba-choro. Em 2020 realizou aula na universidade Oxford/Inglaterra com foco na composição de choro e foi jurado no festival Moenda da Canção (RS). Prêmio Açorianos 2020 de melhor produtor musical. 

Lucian Krolow | Sopros (BRA) 
Natural da cidade de Pelotas/RS onde formou-se Bacharel em Flauta Transversal pela Ufpel (Universidade Federal de Pelotas). Atualmente é professor da Oficina de Choro do Santander Cultural de Porto Alegre desenvolvendo a linguagem do Choro com instrumentistas de Sopro em geral.  

Matheus Kleber | Acordeon (BRA) 
Natural de Porto Alegre, é acordeonista e pianista. Graduado em Composição Musical pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e mestre em Estudos Instrumentais e Performance Musical na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). É professor na FUNDARTE e no projeto Ouvir a Vida. Com 19 anos de carreira, participou de mais de 80 discos, entre eles IDA, trabalho autoral lançado em 2010 em duo com o violonista e bandolinista Pedro Franco, e o CD Congruências, seu primeiro álbum solo lançado em 2016. Como solista e arranjador, atuou com diversas orquestras. 

Elias Barboza | Bandolim (BRA) 
Porto Alegrense, bandolinista, compositor, educador musical e arranjador. Formado em Licenciatura em Música pelo IPA em 2010, atua também como professor na Oficina de Choro do Santander Cultural e já foi solista de inúmeras orquestras como Orquestra Unisinos, Orquestra da Ulbra, Orquestra da PUCRS. 

Guilherme Sanches | Percussão (BRA) 
Natural de Porto Alegre (RS), iniciou as atividades musicais em 1997 atuando nos festivais de música do estado do Rio Grande do Sul. Acompanhou em discos e shows grandes artistas da música brasileira, dentre eles estão: Déo Rian, Ademilde Fonseca, Jorginho do Pandeiro, Avendano Júnior, Plauto Cruz, Darcy Alves, Luciana Rabello, Nilze Carvalho, Ronaldo do Bandolim, Moacir Luz, João de Almeida Neto. 

Alexandre Susin | Cavaquinho (BRA) 
Natural de Porto Alegre (RS), é cantor, cavaquinista e compositor, atua em diversos projetos ligados ao choro e ao samba em Porto Alegre. Desde o início do ano, é professor nas turmas de voz-coro na Oficina de Choro Santander Cultural.    

Música de Câmara 

Max Uriarte (BRA)  
Graduado em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aperfeiçoou-se na Universidade de Música de Viena e no Conservatório e Faculdade de Música de Zurique, onde concluiu sua Pós-Graduação. Tem intensa atividade em música de câmara e atuado como solista em importantes orquestras do cenário nacional.. 

Pianistas Correpetidores 

Sérgio Sisto (BRA)  
Natural de Porto Alegre, atua na área do Canto e é o atual Diretor Artístico e regente do Coro e Orquestra Filarmônica Música pela Música em Pelotas/RS. Começou sua formação musical na Escola de Música da OSPA. Foi vencedor por cinco vezes do concurso Jovens Solistas. Participou da série “Concertos para a Juventude” e em diversas temporadas da OSPA, sob a regência de maestros como Tulio Belardi, Arlindo Teixeira, Diogo Pacheco e Eleazar de Carvalho. 

André Carrara (BRA)  
Pianista da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), é Doutor em música pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Gravou os 12 Estudos op. 10 de Chopin e tem atuado como concertista nas principais orquestra do país. 

Paulo Bergmann (BRA)  
Bacharel em piano pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), desenvolve intensa atividade como pianista correpetidor, repertorista e acompanhador de cantores em festivais de música, masterclasses e recitais no Brasil e exterior. 

Núcleo Social do Festival

Cleverson Cremer (BRA)  
Cleverson Cremer é mestre em música pela Universidade de Brasília, pós-graduado (Lato Sensu) em música, por meio da Faculdade Futura e Graduado na Universidade Federal de Goiás, possuindo licenciatura em música, habilitado em educação musical. Ganhou diversos prêmios em performance nos últimos anos, dentre os quais estão: o primeiro lugar no Concurso de Cordas Paulo Bosísio (2013); Primeiro prêmio na competição de música internacional Grand Prize Virtuoso, categoria música de câmara, sendo convidado a realizar um concerto no Royal Albert Hall, em Londres (2016); Primeiro lugar no concurso internacional em Salzburg, categoria solo (2017); e segundo lugar no II Concurso Nacional de Violistas, em Curitiba (2018). Como professor, atuou em projetos sociais, na cidade de Aracajú (2011-2012). Similarmente foi contratado pela Fundação Universitária Evangélica (FUNEV), em Anápolis, no período de 2013 a 2019. Também desempenhou função de docência em diversos festivais de música, dentre os quais se destacam: o 6º Festival de Música de Anápolis (2013); Festival Internacional de Música da Universidade Federal de Goiás (2015 e 2016); III Festival de Música da Região Sul de Goiás (2018); e o VI ENVIO (2022), em Porto Alegre.

Geovane Marquetti (BRA)  
Natural de Volta Redonda, Rio de Janeiro, iniciou seus estudos aos seis anos com a professora Maria José Evangelista, com orientações dos professores Carlos Moreno, Ricardo Amado e Paulo Bosísio respectivamente no “Projeto Volta Redonda Cidade da Música”. Bacharel em Violino pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) na classe do professor Rudá Alves. Mais tarde foi aluno da professora Ana de Oliveira. Atou como spalla na Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG), Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (OSUCS)e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), onde teve a grande oportunidade de atuar nas turnês no Brasil com o Ballet Kirov (Rússia), Ballet Alla Scala (Itália) e com o Ballet Bolshoi (Rússia). Atua como violinista na Orquestra Theatro São Pedro (POA), Sphaera Mundi Orquestra e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Murilo Alves (BRA)  
Natural do Rio de Janeiro, Murilo Alves aperfeiçoou suas habilidades musicais no Brasil e no exterior, incluindo o Bacharelado em Violoncelo com Hugo Pilger e Mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, na Hochschule für Musik Karlsruhe na Alemanha, sob a orientação do prof. Martin Ostertag e na 50ª Academia de Música Tibor Varga em Sion, na Suíça. Com uma sólida formação musical e experiência em diversos contextos de música erudita e popular, atua frequentemente em orquestras sinfônicas, música de câmara e gravações de estúdio. Integrou a Orquestra Filarmônica de Goiás e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Desde 2017, é violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA e faz parte do Quarteto de cordas Ibirapitanga e do Trio Guarani (violino, violoncelo e piano). Ao longo dos anos, Murilo também tem se dedicado a projetos educacionais, ministrando aulas e workshops para jovens músicos. Atuou como professor de violoncelo nos projetos “Aprendiz” e “Bem-me-quer Paquetá” no Rio de Janeiro, e nos 10° e 11º Festival Internacional de Música de Pelotas.

Renata Bernardino (BRA)  
Renata Bernardino é Bacharel em Música, ênfase em Violino, graduada com Láurea Acadêmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2015), Licenciada em Música pelo Centro Universitário Metodista do Sul IPA (2012) e Pós-Graduanda em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil pela PUCRS. Participou do Workshop Teaching the Violin to Children – University of Wisconsin em Milwaukee, EUA (2013) e do Summer Retreat for Violin and Viola Teachers – Indiana University, Bloomington, EUA (2014), com a pedagoga Mimi Zweig. Especialista em Filosofia Suzuki e Metodologia Suzuki, completou todos os cursos em diferentes países, Argentina, Peru e EUA. Possui especialização em Estimulação Musical para Bebês, cursada em Buenos Aires, Argentina, Lima, Peru e São José dos Campos, Brasil, onde realizou o SECE (Suzuki Early Child Education) com Sharon Jones (EUA). Em maio de 2018, representou o Brasil na primeira Convenção Suzuki das Américas em Cancun, México, junto com duas de suas alunas. Integrou o corpo docente do Encontro Suzuki de Jovens Instrumentistas e Sopros de Ivoti (Brasil), atuou como monitora do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC – 2022) e, em 2023, integrou o corpo docente como Professora de Violino do núcleo Social do Festival Internacional SECE de Música, em Pelotas, Brasil. Membro fundadora da Sociedade Orfeu, além de dirigir a escola de música Centro Suzuki Porto Alegre, atua como violinista em diferentes grupos, dentre eles, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Sphaera Mundi Orquestra, o Bach Brasil (Violino Barroco), além de integrar o Grupo Avalon (Música e Cultura Celta).