Cursos Disponibilizados

Música de Concerto
Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo
Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote
Trompa | Trompete | Trombone Tenor | Trombone Baixo | Tuba | Saxofone | Eufônio
Harpa | Percussão | Violão Clássico | Canto Lírico
Piano | Composição | Choro (Violão, Sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho)

Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica
Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula. Serão realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos.

Música de Câmara
Recitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos.

Currículos dos Professores

Prática de Orquestra e Banda Sinfônica

Evandro Matté (BRA/RS)
Diretor Artístico da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e da Orquestra Unisinos Anchieta, é coordenador cultural da Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos e do projeto social Vida com Arte. Possui especialização pelo Conservatoire de Bordeaux (FRA) e University of Georgia (EUA) e MBA (Master of Business) em Gestão Empresarial com ênfase em cultura.

Cecilia Espinosa Arango (COL)
Atualmente é a diretora da Orquestra Sinfônica EAFIT em Medellín, Colômbia. Formada musicalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, foi convidada para dirigir as orquestras de Bogotá, Cali, Barranquilla, Manizales, Popayàn e, no exterior, trabalhou com orquestras em Caracas, Havana, Itália, Turquia e Estados Unidos.

Glen Hemberger (EUA)
O maestro Glen Hemberger atua por mais de vinte e cinco anos como educador músical nos cinco continentes. Nesse período conduziu bandas sinfônicas na Noruega, Austrália, Brasil e Pequim. É professor de música e regência na Universidade de Louisiana nos Estados Unidos.

Antonio José Augusto (RJ/BRA)
Doutor em História Social (IFCS/UFRJ), Mestre em trompa pela Escola de Música da UFRJ e especializado no Royal Welsh College of Music and Drama, Grã-Bretanha. Paralelo a sua intensa atuação como instrumentista Antonio Augusto é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o projeto de pesquisa “Práticas de Conjunto e Música de Câmara Brasileira: história e perspectivas interpretativas” e membro do Art Metal Quinteto e da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Violino

Yang Liu (CHI)
Foi um dos vencedores da Competição Nacional de Violino da China e da 12.ª Competição Internacional Tchaikovsky, em Moscou. Estreou nos EUA com a Sinfônica de Atlanta. Realiza recitais, master classes e concertos nas mais importantes salas e festivais nos EUA, Europa e China. É professor de violino no Columbia College – Chicago.

Lucia Luque (ARG)
Violinista da Orquestra Sinfônica de Córdoba e professora de violino na Cadeira Superior da Faculdade de Música UADER de Entre Rios, desde 2013. É considerada pelo público e crítica uma das melhores jovens artistas da América do Sul, vencedora de inúmeras competições nacionais e internacionais, ganhou o primeiro prêmio no “Prêmio Nacional de Artes” em Turim. Aos 14 anos estreou como solista na Argentina com a Orquestra Sinfônica Nacional, desde então, se apresenta regularmente como solista em Orquestras da Argentina, Chile, Brasil e Itália.

Emmanuele Baldini (ITA)
Spalla da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto OSESP,  é reconhecido concertista com intensa atividade no Brasil e no exterior. Foi Spalla da Orchestra del Teatro Comunale di Bologna, Orchestra del Teatro “G. Verdi” de Triste e da Orquestra Sinfônica da Galícia.

Marcello Guerchfeld (BRA/RS)
É atual membro da Diretoria Executiva da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Foi professor de violino da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou inúmeros recitais e concertos de violino e viola pelo Brasil. É consultor do CNPQ, da CAPES e integrante da comissão de seleção do programa de bolsas de estudos da VITAE.

Emerson Kretschmer (BRA/RS)
Spalla da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e da Orquestra da ULBRA, gradou-se na UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e realizou especialização na Internationale Sommerakademie Mozarteum, em Salzburg. Foi o único violinista indicado ao prêmio Claves do Sul em 2008.

Viola

Hella Frank (BRA/RS)
É professora de violino, viola e música de câmara no Departamento de Música da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Obteve orientação de professores como Eric Schumsky e Csaba Erdélyi. Foi Spalla de violinos e violas de diversas orquestras no Brasil e nos EUA e foi diretora artística da Orquestra de Câmara da ULBRA. É membro do Trio “Elas por Elas”.

Horácio Schaefer (BRA/SP)
Spalla do naipe de violas da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Mestre em viola pela Escola Superior de Música de Colônia, foi membro da Orquestra de Câmara Deutch Bach Solisten, spalla das violas da Orquestra Filarmônica de Essen e violista do Quarteto Ravel.

Walter Küssner (ALE)
Estudou em Dusseldorf (ALE) e em Nova York. Foi membro da Bavarian Rádio Orquestra de Munich. Fez parte de inúmeros grupos de câmara na Europa. Participou de inúmeros grupos de música de câmara, tais como: Philarmoinic String Octet e Athenaeum Quartet. É professor na Berlin Hanns Eisler Hoschule e membro da Filarmônica de Berlin.

Violoncelo

Clemens Weigel (ALE)
Nasceu em Wülburg (Alemanha). Estudou no Colégio de Música de Viena. Desde 1993 é membro da “Staatstheater am Gartnerplatz” Orquestra de Munich (ALE). Foi vencedor do Internacional Music Competition em Ligure, Itália. Além da carreira de solista, é membro do Quarteto Rodin.

Virginia Aldado (URU)
Violoncelista uruguaia, solista da OSSODRE (2006) e Orquestra Filarmônica de Montevidéu (2008) e Prof. da EMVA (2006). Graduada pela EMVA com maestra. Recebeu o Prêmio de Revelação Musical e foi premiada com uma bolsa de estudos nos EUA por Leonard Sorkin Instituto Internacional da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, obtendo em 2000 o título de mestre em música de Câmara. Foi membro nos EUA da Orquestra Green Bay Symphony e a Sinfonia de Waukesha-Wisconsin. Vencedora de concursos para instrumentistas e Chamber Music JJMM, Cluzeau Mortet e Luis Troccoli (Uruguai), e Civic Association Música e Neale-Silva competição (EUA).

Contrabaixo

Alberto Bocini (ITA)
Natural de Prato (Itália), estudou com Franco Petracchi . Foi o principal contrabaixo da Orquestra Nazionale di Santa Cecilia dell’Accademia (Roma) e da Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino (Zubin Mehta). Também foi membro da Orquestra do Teatro alla Scala (Milão), Orquestra Sinfônica de Londres e I Solisti Veneti. É membro da The Bass Gang e é professor da Haute Ecole de Musique de Geneve / HEM, Suiça, desde 2009.

Eder Kinappe (BRA/RS)
Graduado em contrabaixo pela UFGRS (Universidade Federal do rio Grande do Sul), foi contrabaixista da Orquestra Sinfônica da UCS. Foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSPA em 2001 e realizou aperfeiçoamento na University of Georgia (EUA). É contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e professor do Conservatório Pablo Komlòs (POA).

Flauta

Foto: Leandro RodriguesLeonardo Winter (BRA/RS)
Professor de Flauta no Departamento de Música e no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (Mestrado e Doutorado) tem procurado conciliar intensa atuação como solista, camerista, músico de orquestra e suas atividades como professor. É Piccolo solista e terceira flauta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) desde 1990.

Claudia Nascimento (SP/BRA)
É a primeira flauta solista OSESP desde janeiro de 2015. É bacharel pela Unesp, onde estudou com Jean Noel Saghaard e foi bolsista da Fundação Vitae em Paris, onde estudou com Philippe Pierlot, Michel Moraguès e Frédéric Chatoux. Recebeu diversos prêmios, dentre eles, o primeiro prêmio no XIV Concours Européen de Musique, na Picardia, em 2006. Além do trabalho na Orquestra, desenvolve intensa atividade como camerista. Com o Quinteto Zephyros gravou o seu primeiro CD em 2016. Foi primeira flauta solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, entre 2008 e 2014. 

 

Oboé

Christoph Hartmann (ALE)
Oboísta da Orquestra Filarmonica de Berlin (ALE), é reconhecido pelo seu virtuosismo técnico e refinamento musical no instrumento. Tem participado de inúmeros grupos de música de câmara e fundou o Festival Landsberger Sommermusiken. Possui inúmeros CD´s gravados, entre eles: Fantasia Italiana, Bella Napoli e Clair de Lune.

Viktória Tatour (BIE)
Oboísta solo da Orquestra sinfônica de Porto Alegre, nascida em Minsk, Bielorússia, a oboísta Viktoria Tatour é Mestre pelo Conservatório Nacional daquele país. Em 1996, especializou-se em oboé com Pierre Pierlot, professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.

Clarinete

Diego Grendene (BRA/RS)
Clarinetista da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realizou graduação na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursos de aperfeiçoamento na University of Georgia (EUA) e em Nice, na França. É especialista pelo Conservatório Real Superior de Antuérpia, na Bélgica.

Michel Lethiec (FRA)
Professor do Conservatório de Paris e do Conservatório de Nice (FRA) é um dos mais conceituados clarinetista da atualidade. Já gravou para os selos Naxos, arion, RCA, Bis e tem sido jurado de importantes concursos internacionais e festivais pelo mundo. Recebeu as seguintes honrarias na França: Cavaleiro da Ordem do Mérito Nacional e da Ordem das Artes e Letras.

Fagote

Selim Aykal (TUR)
É fagotista solo da Ópera de Berlin. Realizou concertos com a Filarmônica de Berlim, Orquestra do Estado da Baviera, a Filarmônica de Munique, a Camerata Salzburg, a Orquestra Sinfônica Alemã, a Hamburg State Theater. Como solista, ele trabalhou com o Mecklenburg Staatskapelle Schwerin, a Orquestra de Câmara de Praga, a Orquestra de Câmara de Viena, a Orquestra Sinfônica de Berlim, a Orquestra de Câmara Folkwang, a Orquestra de Câmara Detmold e no noroeste alemão Philharmonic. Desde 2007, leciona no Conservatório Estadual de Istambul e, desde 2009, na Universidade de Música Franz Liszt, em Weimar

Romeu Rabelo (SP/BRA)
Fagotista e contrafagotista da Osesp desde 2012, onde atua também como professor da academia de música. É graduado em fagote e mestrado em performance pela UFMG. Lecionou fagote na Universidade Federal de Minas Gerais, na Universidade do Estado de Minas Gerais, no NEOJIBA, no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, na Semana da Música de Ouro Branco e no Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza. Integra o Quinteto de Fagotes Camaleon, o Trio Madeiras e o São Paulo Trio d’Anches.

Trompa

Luiz Garcia (SP/BRA)
Atualmente leciona na Escola Municipal de Música de São Paulo, e desde a temporada 2015 reassumiu seu cargo como primeira trompa solista da OSESP. Recentemente atuou como primeiro trompista convidado junto à Chicago Symphony Orchestra. Foi primeira trompa solista da Staatskapelle de Berlim para a temporada 2008-2009. Frequentou a Juilliard School de Nova York e o New England Conservatory de Boston. Integrou o renomado Empire Brass de 1995 a 1997, gravando com exclusividade pelo selo Telarc, e de 2002 a 2006, atuou como artista convidado do German Brass.

Gustavo Constenla (URU)
Atuou como primeiro trompa da Orquestra Filarmônica de Montividéu e da Orquestra Nacional de Sodré até o ano de 2013. Constenla também é professor da Escola de Música de Montevidéu (URU). Atua como solista, professor de festivais e em trabalhos de música de câmara no Uruguai e países da América do Sul.

Trompete

James Thompson (EUA)
É professor de Trompete na renomada Eastman School of Music. Ocupou cargos correspondentes na Orquestra Sinfônica de Phoenix, na Orquestra do Estado do México, na Sinfônica Nacional do México e, por 14 anos, na Sinfônica de Montreal. Além disso, atualmente é trompete solo da Orquestra Toscanini sob a direção de Loren Mazel.Born em Frankfurt, na Alemanha.

Tiago Linck (BRA/RS)
Trompete solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e professor do Conservatório Pablo Komlós, Tiago Linck tem se consolidado como um dos mais destacados trompetistas de sua geração. Nos últimos anos atuou como professor em importantes festivais no Brasil, Uruguai e Argentina, além de apresentar-se em países como Alemanha, Bélgica e França. Tiago Linck é artista exclusivo Buffet Crampon e toca com instrumentos B&S, Besson e Scherzer.

Trombone Tenor

José Milton Vieira (BRA/RS)
Trombone solo da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), é ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais. Conquistou o primeiro prêmio e o prêmio do público no 26° Concorso Internazionale “Città di Porcia” (Italia-2015); primeiro prêmio da “Lewis Van Haney Philharmonic Prize Competition” em Paris (ITF 2012), entre outros.

Trombone Baixo

Darrin C. Milling (EUA)
Trombonista baixo Darrin C. Milling é artista da Edwards Instrument Company (EUA), músico convidado com a Orquestra de Filadélfia e membro do Quinteto de Metais São Paulo e Duo BelMill. É bacharel pelo The Curtis Institute of Music em Filadélfia e integrou a Orquestra de Ópera da Pensilvânia e na New World Symphony. Como professor, ministrou masterclasses no Tanglewood Music Center, New England Conservatory e The Curtis Institute of Music Ele é cofundador do Low Brass Project conjunto de câmara e a empresa do mesmo.

Tuba

Albert Savino Khatar (BRA/SP)
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Clinician Yamaha e professor colaborador do Instituto Carlos Gomes de Belém. É convidado em diversos cursos de música e apresenta-se em recitais e concertos como solista pela América do Sul, Europa e EUA. É Mestre em performance pela Unicamp com uma pesquisa inédita sobre a história da tuba no Brasil. Seu CD “Tuba Brasilis” é o primeiro álbum brasileiro de tuba. Foi tuba solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da BSESP, entre outras.

Saxofone

Emiliano Barri (ARG)
Estudou no Conservatório Nacional de Buenos Aires e com Arno Bornkamp na Holanda. Membro do Quarteto 4mil, é saxofonista solo da Banda Sinfónica de la Ciudad Autónoma de Bs.As. É professor da IUNA (Instituto Universitario Nacional de Arte) e no Conservatorio Superior de Música de la Ciudad de Buenos Aires “Astor Piazzolla”.

Eufônio

Fernando Deddos (BRA/PR)
O Paranacatarinense Fernando Deddos é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestre pela Duquesne University e Doutor em música pela Universidade da Geórgia. Gravou o primeiro disco dedicado ao eufônio no Brasil, premiado pela Associação Internacional de Tubas e Eufônios (ITEA). Possui obras publicadas, performadas e gravadas na Asia, Américas e Europa. Deddos é presidente da ETB – Associação de Eufônios e Tubas do Brasil e artista Adams Instruments (Holanda).

Harpa

Liuba Klevtsova (RUS)
Nascida na Russia, é harpista da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Graduada pelo Conservatório Tchaikovsky atua como solista em diversas orquestras no Brasil e no exterior. Foi vencedora de concursos internacionais, onde atuou ao lado de Zubin Mehta.

Percussão

Clarissa Severo de Borba (BRA/RS)
Doutora em Percussão (DMA) na University of Miami (EUA), tem desenvolvido uma carreira sólida tendo ministrado cursos em festivais de música na França, Espanha, Brasil e Estados Unidos e concertos em várias cidades da França, Espanha, Bélgica, Estados Unidos, China e Brasil. É professora de percussão nos conservatórios de Alençon e de Le Mans (França).

Douglas Gutjahr (BRA/RS)
Músico e educador é graduado em Percussão pela UFSM. Atua como timpanista da OSUCS e como convidado em algumas das principais orquestras do sul do país. Entre 2007 e 2008 foi membro da Orquestra Jovem Mundial. Desenvolve um intenso trabalho de ensino da percussão junto aos projetos Vida com Arte e Orquestra Villa-Lobos. Em 2016 lançou seu primeiro CD, Brasil (Re)Percussivo, recebendo quatro indicações e o prêmio de Melhor Instrumentista Erudito no Prêmio Açorianos de Música.

Violão Clássico

Eduardo Fernandez (URU)
Começou os estudos de violão aos sete anos de idade, e emergiu no cenário internacional na década de 1970, quando obteve o primeiro prêmio no concurso Andrés Segovia (Maiorca, 1975). Depois de ser laureado em diversos concursos internacionais e seu début em Nova York, em 1977, suas apresentações incluem, Europa, América Latina e Extremo Oriente (Japão, Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan, China, Tailândia, Singapura e Austrália). Suas numerosas gravações, para selos como Decca/London, Erato, Denon, Arte Nova e o atual, Oehms Classics, cobrem parte substancial do repertório do violão, solo e com orquestra.

Canto Lírico

Eiko Senda (JAP)
Nascida no Japão, formou-se no Japão e Alemanha como cantora solista e Pedagoga, ganhou diversos prêmios em concursos internacionais. Já atuou em mais de 90 óperas. Recebeu excelentes críticas do jornal “The New York Times” e as revistas “Opernwelt” e “Opera”, e o premio cultural japoneses pelos os embaixadores. Tendo orientado mais de 450 cantores, professores e atores, atualmente possui estúdio de preparação de voz em Montevideo (URU).

Flávio Leite (BRA/RS)
É pós-graduado pelo Conservatório Superior del Liceu, em Barcelona e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem se firmado como um dos mais atuantes e versáteis cantores líricos brasileiros, desenvolve ampla atividade como camerista e solista em oratórios e obras sinfônicas. Nos últimos anos fez as estreias mundiais das óperas Dulcinéia e Trancoso e a Ópera do Mambembe Encantado de Eli-Eri Moura, O Menino e a Liberdade de Ronaldo Miranda, O Perigo da Arte de Tim Rescala, gravou a ópera A Estranha, de Vagner Cunha e participou da premiada versão moderna da última ópera de Villa-Lobos, A Menina das Nuvens.

Piano

Eduardo Monteiro (BRA/SP)
Estudou no Rio de Janeiro, Itália, França e USA. Primeiro lugar no Concurso Internacional de Colônia (89) e 3º lugar em Dublin (91) e em Santander (92), foi solista das Filarmônicas de São Petersburgo, Moscou, Munique, Sinfônica de Novosibirsky, Orquestra Nacional da Irlanda, de Câmara de Viena, das maiores orquestras brasileiras, com Maestros como Temirkanov, Jansons, Kitayenko, Entremont, Neschling, Minczuk, Karabitchevsky, Tibiriçá. Foi Diretor da Orquestra Sinfônica da USP e atualmente é Diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Composição

João Guilherme Ripper (BRA/RJ)
Compositor, regente, gestor na área da cultura e professor da Escola de Música da UFRJ. Doutor em composição pela The Catholic University of America, em Washington D.C. Cursou especialização em Regência Orquestral na Argentina e Economia e Financiamento da Cultura na Université Paris-Dauphine, França. Foi Diretor da Escola de Música da UFRJ e da Sala Cecília Meireles.

Curso de Choro
O curso de Choro tem a proposta de debater e exercitar a linguagem do choro incluindo todos os instrumentos musicais. Dentro do currículo do curso pode-se destacar o material didático específico voltado a musica popular, as práticas de conjunto de Choro (Regionais) e práticas de orquestra de Choro com arranjos inéditos feitos pelos professores.
* A Oficina de Choro nessa edição será realizada nas duas semanas do Festival no período de 14 a 25/01/2019.

Mathias Behrends Pinto | Violão (BRA/RS)
Porto Alegrense é o atual coordenador da Oficina de Choro Santander Cultural, Licenciado em música pelo Instituto Porto Alegre, compositor, violonista e arranjador atuante em diversos projetos ligados a linguagem do Choro.

Lucian Krolow | Sopros (BRA/RS)
Natural da cidade de Pelotas/RS onde formou-se Bacharel em Flauta Transversal pela Ufpel. Atualmente é professor da Oficina de Choro do Santander Cultural de Porto Alegre desenvolvendo a linguagem do Choro com instrumentistas de Sopro em geral.

Samuca do Acordeon | Acordeon (BRA/RS)
Nascido em Santo Antônio da Patrulha, professor da Oficina de Choro Santander Cultural, conta com 3 CDs e 1 DVD em sua discografia. O DVD Fala Agora foi lançado na França e Suíça em 2012.

Elias Barboza | Bandolim (BRA/RS)
Porto Alegrense, bandolinista, compositor, educador musical e arranjador. Formado em Licenciatura em Música pelo IPA em 2010, atua também como professor na Oficina de Choro do Santander Cultural e já foi solista de inúmeras orquestras como Orquestra Unisinos, Orquestra da Ulbra, Orquestra da Pucrs.

Guilherme Sanches | Percussão (BRA/RS)
Natural de Porto Alegre (RS) iniciou as atividades musicais em 1997 atuando nos festivais de música do estado do Rio Grande do Sul. Acompanhou em discos e shows grandes artistas da musical brasileira dentre eles estão: Déo Rian, Ademilde Fonseca, Jorginho do Pandeiro, Avendano Júnior, Plauto Cruz, Darcy Alves, Luciana Rabello, Nilze Carvalho, Ronaldo do Bandolim, Moacir Luz, João de Almeida Neto.

Alexandre Susin | Cavaquinho (BRA/RS)
Cantor, cavaquinista e compositor, atua em diversos projetos ligados ao choro e ao samba em Porto Alegre. Desde o início do ano, é professor nas turmas de voz-coro na Oficina de Choro Santander Cultural.


Música de Câmara (Coordenador)

Max Uriarte (BRA/RS)
Graduado em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aperfeiçoou-se na “Hochschule für Musik” de Viena e no “Konservatorium und Musikhochschule” de Zurique, onde concluiu sua Pós-Graduação (Konzertreifediplom). Tem intensa atividade em música de câmara e atuado como solista em importantes orquestras do cenário nacional.

Pianistas Correpetidores

André Carrara (BRA/RS)
Pianista da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), é Doutor em música pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Gravou os 12 Estudos op. 10 de Chopin e tem atuado como concertista nas principais orquestra do país.

Paulo Bergmann (BRA/RS)
Bacharel em piano pela UFRGS desenvolve intensa atividade como pianista correpetidor, repertorista e acompanhador de cantores em festivais de música, masterclasses e recitais no Brasil e exterior.

Liliana Michelsen (BRA/RS)
É mestre em piano pela UFRGS e mestre em correpetição pela Hochschule für Musik Nürnberg (Alemanha). Residiu na Alemanha a partir de 2007 e ao longo deste período lecionou nas instituições Augsburg Universität e Hochschule für Musik Nürnberg nas áreas vocal e instrumental. Especializou-se no repertório de câmara vocal alemão e, residindo novamente no Brasil desde 2017, dedica-se à música de câmara instrumental, à preparação vocal de cantores atuantes estadual e nacionalmente e à música de câmara vocal.