Cursos Disponibilizados

Música de Concerto
Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo
Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote
Trompa | Trompete | Trombone | Trombone Baixo | Tuba | Saxofone | Eufônio
Harpa | Percussão | Violão Clássico | Canto Lírico
Piano | Composição

Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica
Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula. Serão realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos.

Música de Câmara
Recitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos.

Oficina de Choro
Violão | Sopros | Acordeon | Bandolim | Percussão | Cavaquinho

Currículos dos Professores

Prática de Orquestra e Banda Sinfônica

Evandro Matté (BRA/RS)
Diretor Artístico da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e da Orquestra Unisinos Anchieta, é coordenador cultural da Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos e do projeto social Vida com Arte. Possui especialização pelo Conservatoire de Bordeaux (FRA) e University of Georgia (EUA) e MBA (Master of Business) em Gestão Empresarial com ênfase em cultura.
Simone Bernardino (ITA)
Nascido em Turim, Simone Bernardini tem atuado como concertino e primeiro violinista da Orquestra Nacional de Lyon, da Filarmônica de Berlim, da Orquestra Filarmônica e do Teatro alla Scala, em Milão. Estudou regência no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Também estudou com Bernard Haitink no Festival de Música de Lucerna. Dirigiu a Orquestra Filarmônica de Luxemburgo Musikene e a Orquestra de San Sebastian por três temporadas. É o regente da Orquestra Siciliana de Palermo (Itália).
Marcelo Jardim (BRA/SP)
Professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ atua como diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Desde 2013 atua na direção artística do Festival Música das Américas, e em 2014 assumiu a direção artística do Festival Internacional de Música do Pará, realizado em Belém. É membro do conselho diretor da WASBE (World Association of Symphonic Bands and Ensembles).

Violino

Emerson Kretschmer (BRA/RS)
Spalla da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e da Orquestra da ULBRA, gradou-se na UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e realizou especialização na Internationale Sommerakademie Mozarteum, em Salzburg. Foi o único violinista indicado ao prêmio Claves do Sul em 2008.

Emmanuele Baldini (ITA)
Spalla da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto OSESP,  é reconhecido concertista com intensa atividade no Brasil e no exterior. Foi Spalla da Orchestra del Teatro Comunale di Bologna, Orchestra del Teatro “G. Verdi” de Triste e da Orquestra Sinfônica da Galícia.

Luis Filipe Coelho (BRA/SP)
Iniciou seus estudos com a professora Elisa Fukuda (SP). Estudou na Academia de Música da Filarmônica de Berlin. Em 2002 venceu o Concurso Internacional Henri Marteau. Atua como solista internacional e é membro da Filarmônica de Berlin.

Marcello Guerchfeld (BRA/RS)
É atual membro da Diretoria Executiva da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Foi professor de violino da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou inúmeros recitais e concertos de violino e viola pelo Brasil. É consultor do CNPQ, da CAPES e integrante da comissão de seleção do programa de bolsas de estudos da VITAE.

Linus Roth (ALE)
Professor de violino da Universidade de Augsburg (Alemanha), vem se firmando como um dos mais interessantes violinistas de sua geração. Já recebeu prêmios em concursos como o Internacional de violino “Novosibirsk”, o Internacional de Música “Joseph Szigeti”. Suas performances e gravações de todas as peças para violino e piano de Mieczyslaw Weinberg lhe trouxeram aclamação da crítica e do público.

Viola

Hella Frank (BRA/RS)
É professora de violino, viola e música de câmara no Departamento de Música da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Obteve orientação de professores como Eric Schumsky e Csaba Erdélyi. Foi Spalla de violinos e violas de diversas orquestras no Brasil e nos EUA e foi diretora artística da Orquestra de Câmara da ULBRA. É membro do Trio “Elas por Elas”.
Horácio Schaefer (BRA/SP)
Spalla do naipe de violas da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Mestre em viola pela Escola Superior de Música de Colônia, foi membro da Orquestra de Câmara Deutch Bach Solisten, spalla das violas da Orquestra Filarmônica de Essen e violista do Quarteto Ravel.
Walter Küssner (ALE)
Estudou em Dusseldorf (ALE) e em Nova York. Foi membro da Bavarian Rádio Orquestra de Munich. Fez parte de inúmeros grupos de câmara na Europa. Participou de inúmeros grupos de música de câmara, tais como: Philarmoinic String Octet e Athenaeum Quartet. É professor na Berlin Hanns Eisler Hoschule e membro da Filarmônica de Berlin.

Violoncelo

Clemens Weigel (ALE)
Nasceu em Wülburg (Alemanha). Estudou no Colégio de Música de Viena. Desde 1993 é membro da “Staatstheater am Gartnerplatz” Orquestra de Munich (ALE). Foi vencedor do Internacional Music Competition em Ligure, Itália. Além da carreira de solista, é membro do Quarteto Rodin.
Stanimir Todorov (BUL)
Iniciou seus estudos em Sofia (Bulgária). Participou da Menuhin Academia e estudou com personalidades de destaque: Radu Aldulescu, Yehudi Menuhin, Alberto Lysy e Lory Wallfisch. Foi destaque no Concurso Rostropovich como melhor intérprete de música contemporânea. Trabalhou na Orchestre Suisse Romande.

Contrabaixo

Alberto Bocini (ITA)
Natural de Prato (Itália), estudou com Franco Petracchi . Foi o principal contrabaixo da Orquestra Nazionale di Santa Cecilia dell’Accademia (Roma) e da Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino (Zubin Mehta). Também foi membro da Orquestra do Teatro alla Scala (Milão), Orquestra Sinfônica de Londres e I Solisti Veneti. É membro da The Bass Gang e é professor da Haute Ecole de Musique de Geneve / HEM, Suiça, desde 2009.
Eder Kinappe (BRA/RS)
Graduado em contrabaixo pela UFGRS (Universidade Federal do rio Grande do Sul), foi contrabaixista da Orquestra Sinfônica da UCS. Foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSPA em 2001 e realizou aperfeiçoamento na University of Georgia (EUA). É contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e professor do Conservatório Pablo Komlòs (POA).

Flauta

Foto: Leandro Rodrigues

Leonardo Winter (BRA/RS)
Professor de Flauta no Departamento de Música e no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (Mestrado e Doutorado) tem procurado conciliar intensa atuação como solista, camerista, músico de orquestra e suas atividades como professor. É Piccolo solista e terceira flauta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) desde 1990.

Wally Hase (ALE)
Professora de flauta na Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar e professora visitante na Universidade de Música de Cracóvia ministra master classes na Europa, Austrália, América do Sul, Coréia e China. Participou dos grupos Karlsruhe 13 e do Bach Collegium Stuttgart, sob a direcção de Helmuth Rilling. Foi solista da Staatskapelle Weimar, da Staatskapelle Dresden, Rádio Orquestra Sinfônica, SWR Freiburg Baden Baden, MDR Leipzig, WDR de Colónia e da Orquestra Real de Antuérpia. Apresenta-se regularmente com a Camerata Salzburg.

Oboé

Christoph Hartmann (ALE)
Oboísta da Orquestra Filarmonica de Berlin (ALE), é reconhecido pelo seu virtuosismo técnico e refinamento musical no instrumento. Tem participado de inúmeros grupos de música de câmara e fundou o Festival Landsberger Sommermusiken. Possui inúmeros CD´s gravados, entre eles: Fantasia Italiana, Bella Napoli e Clair de Lune.
Viktória Tatour (BIE)
Oboísta solo da Orquestra sinfônica de Porto Alegre, nascida em Minsk, Bielorússia, a oboísta Viktoria Tatour é Mestre pelo Conservatório Nacional daquele país. Em 1996, especializou-se em oboé com Pierre Pierlot, professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.

Clarinete

Diego Grendene (BRA/RS)
Clarinetista da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realizou graduação na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursos de aperfeiçoamento na University of Georgia (EUA) e em Nice, na França. É especialista pelo Conservatório Real Superior de Antuérpia, na Bélgica.
Michel Lethiec (FRA)
Professor do Conservatório de Paris e do Conservatório de Nice (FRA) é um dos mais conceituados clarinetista da atualidade. Já gravou para os selos Naxos, arion, RCA, Bis e tem sido jurado de importantes concursos internacionais e festivais pelo mundo. Recebeu as seguintes honrarias na França: Cavaleiro da Ordem do Mérito Nacional e da Ordem das Artes e Letras.

Fagote

Guilhaume Santana (FRA)
Francês, estudou na Academia Karajan de Berlin. Por convite de Cláudio Abbado, integrou a orquestra do Festival de Lucerna e a Orquestra Mozart. Foi fagotista solo da Deutsche Radio Philharmonie. Atuou com a Filarmônica de Berlin, Royal Concertgebouw e com os maestros Zubin Mehta, Daniel Barenboim, Thielemann e Pierre Boulez. Gravou os concertos para fagote de Mozart e Sinfonia Concertante pela Label Deutsche Grammophon.
Alexandre Silvério (BRA)
Fagote solo da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), estudou na “Hochschule für Musik Hanns Eisler em Berlin” e na Berlin Philharmonic Academy (Karajan Akademie). Realizou concertos com a Berlin Philharmonic Orchestra e a Berlin Symphony Orchestra. É professor da escola Municipal de Música de São Paulo. Também atua como jazzista.

Trompa

Andrej Zust (ALE)
Trompista da Filarmônica de Berlin, é natural da Eslovênia e ganhador de vários prêmios internacionais. Foi trompista solo da Filarmônica da Eslovênia, da Orquestra Juvenil Gustav Mahler e da Orquestra do Festival de Música do Pacífico. Desenvolve intensa programação de música de câmara como membro do Membro do Quinteto Ariart.
Gustavo Constenla (URU)
Trompa solo da Orquestra Sinfônica do SODRE e da Orquestra Filarmônica Municipal, Constenla também é professor da Escola de Música de Montevideu (URU). Atua como solista, professor de festivais e em trabalhos de música de câmara no Uruguai e países da América do Sul.

Trompete

  • Wim Van Hasselt 
  • É um solista belga e músico de câmara. Atualmente com base na Suíça, o artista atua regularmente na Europa, América do Norte e Ásia. Já foi solista em orquestras como Sinfonietta de Amsterdã, Filarmônica de Sophia e a Orquestra do Festival de Budapeste, e em concertos como o Recital Hall of the Concertgebouw Amsterdam, o Beethovenhalle Bonn, o Konzerthaus Berlin e o Tokyo Opera City Concert Hall.
Tiago Linck (BRA/RS)
Estudou na Escola de Música da OSPA, no projeto ‘Sinos Acorda’ (Unisinos) e especializou-se no Conservatoire National a’ Rayonnement Regional de Nice – França. Em 2005, integrou a Youth Orchestra of the Americas. É professor de trompete da Escola de Música da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) – Conservatório Pablo Kómlos e, desde 2009, integra a OSPA como trompete solista.

Trombone Tenor

José Milton Vieira (BRA/RS)
Trombone solo da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), é ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais. Conquistou o primeiro prêmio e o prêmio do público no 26° Concorso Internazionale “Città di Porcia” (Italia-2015); primeiro prêmio da “Lewis Van Haney Philharmonic Prize Competition” em Paris (ITF 2012), entre outros.

Trombone Baixo

Darrin C. Milling (EUA)
Trombonista baixo Darrin C. Milling é artista da Edwards Instrument Company (EUA), músico convidado com a Orquestra de Filadélfia e membro do Quinteto de Metais São Paulo e Duo BelMill. É bacharel pelo The Curtis Institute of Music em Filadélfia e integrou a Orquestra de Ópera da Pensilvânia e na New World Symphony. Como professor, ministrou masterclasses no Tanglewood Music Center, New England Conservatory e The Curtis Institute of Music Ele é cofundador do Low Brass Project conjunto de câmara e a empresa do mesmo.

Tuba

Albert Savino Khatar (BRA/SP)
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Clinician Yamaha e professor colaborador do Instituto Carlos Gomes de Belém. É convidado em diversos cursos de música e apresenta-se em recitais e concertos como solista pela América do Sul, Europa e EUA. É Mestre em performance pela Unicamp com uma pesquisa inédita sobre a história da tuba no Brasil. Seu CD “Tuba Brasilis” é o primeiro álbum brasileiro de tuba. Foi tuba solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da BSESP, entre outras.

Saxofone

Emiliano Barri (ARG)
Estudou no Conservatório Nacional de Buenos Aires e com Arno Bornkamp na Holanda. Membro do Quarteto 4mil, é saxofonista solo da Banda Sinfónica de la Ciudad Autónoma de Bs.As. É professor da IUNA (Instituto Universitario Nacional de Arte) e no Conservatorio Superior de Música de la Ciudad de Buenos Aires “Astor Piazzolla”.

Eufônio

Fernando Deddos (BRA/PR)
O Paranacatarinense Fernando Deddos é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestre pela Duquesne University e Doutor em música pela Universidade da Geórgia. Gravou o primeiro disco dedicado ao eufônio no Brasil, premiado pela Associação Internacional de Tubas e Eufônios (ITEA). Possui obras publicadas, performadas e gravadas na Asia, Américas e Europa. Deddos é presidente da ETB – Associação de Eufônios e Tubas do Brasil e artista Adams Instruments (Holanda).

Harpa

Liuba Klevtsova (RUS)
Nascida na Russia, é harpista da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Graduada pelo Conservatório Tchaikovsky atua como solista em diversas orquestras no Brasil e no exterior. Foi vencedora de concursos internacionais, onde atuou ao lado de Zubin Mehta.

Percussão

Clarissa Severo de Borba (BRA/RS)
Doutora em Percussão (DMA) na University of Miami (EUA), tem desenvolvido uma carreira sólida tendo ministrado cursos em festivais de música na França, Espanha, Brasil e Estados Unidos e concertos em várias cidades da França, Espanha, Bélgica, Estados Unidos, China e Brasil. É professora de percussão nos conservatórios de Alençon e de Le Mans (França).
Douglas Gutjahr (BRA/RS)
Músico e educador é graduado em Percussão pela UFSM. Atua como timpanista da OSUCS e como convidado em algumas das principais orquestras do sul do país. Entre 2007 e 2008 foi membro da Orquestra Jovem Mundial. Desenvolve um intenso trabalho de ensino da percussão junto aos projetos Vida com Arte e Orquestra Villa-Lobos. Em 2016 lançou seu primeiro CD, Brasil (Re)Percussivo, recebendo quatro indicações e o prêmio de Melhor Instrumentista Erudito no Prêmio Açorianos de Música.

Violão Clássico

María Isabel Siewers (ARG)
Professora de violão na Universidad de Artes Mozarteum de Salzburgo, Austria, possui dez CD’s gravados e estudou com Maria Luisa Anido, Andres Segovia, Abel Carlevaro e Nicolás Harnoncourt. Tem atuado como júri em importantes concursos internacionais na Europa, EUA e América do Sul.

Canto Lírico

Carla Domingues (BRA/RS)
Bacharel em Canto pela UFPel e Mestre em Música pela UDESC. Foi professora de canto e técnica vocal na Universidade Federal de Pelotas (2005/2006), Universidade do Estado do Paraná (2014) e Universidade do Estado de Santa Catarina (2016/2017). Recentemente fez seu debut no Theatro Municipal de São Paulo, na obra Peer Gynt de Grieg.
Homero Velho (BRA/RJ)
Barítono, depois de estudar na Universidade de Indiana, em Bloomington (EUA), retornou ao Brasil onde se estabeleceu como um dos cantores mais requisitados da atualidade, cantando em todos os importantes palcos líricos do país. É professor de canto da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Piano

Catarina Domenici (BRA/RS)
Professora de Piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na Pós-Graduação, na Graduação e na Extensão. Nos EUA, foi docente no Chautauqua Music Festival, Eastman Community Music School, University at Buffalo, Nazareth College e Finger Lakes Community College. Possui 10 CDs gravados dedicados à produção contemporânea. Graduou-se em música na UNESP. Realizou Mestrado e Doutorado em Piano Performance na Eastman School of Music.

Composição

João Guilherme Ripper (BRA/RJ)
Compositor, regente, gestor na área da cultura e professor da Escola de Música da UFRJ. Doutor em composição pela The Catholic University of America, em Washington D.C. Cursou especialização em Regência Orquestral na Argentina e Economia e Financiamento da Cultura na Université Paris-Dauphine, França. Foi Diretor da Escola de Música da UFRJ e da Sala Cecília Meireles.

Música de Câmara (Coordenador)

Max Uriarte (BRA/RS)
Graduado em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aperfeiçoou-se na “Hochschule für Musik” de Viena e no “Konservatorium und Musikhochschule” de Zurique, onde concluiu sua Pós-Graduação (Konzertreifediplom). Tem intensa atividade em música de câmara e atuado como solista em importantes orquestras do cenário nacional.

Pianistas Correpetidores

André Carrara (BRA/RS)
Pianista da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), é Doutor em música pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Gravou os 12 Estudos op. 10 de Chopin e tem atuado como concertista nas principais orquestra do país.
Paulo Bergmann (BRA/RS)
Bacharel em piano pela UFRGS desenvolve intensa atividade como pianista correpetidor, repertorista e acompanhador de cantores em festivais de música, masterclasses e recitais no Brasil e exterior.
Daniel Benitz (BRA/RS)
Mestre em Música pela Pittsburg State University, é bacharel em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui também mestrado com ênfase em acompanhamento vocal e instrumental pela Universidade do Colorado. 

Currículos Oficina de Choro

A Oficina de Choro tem a proposta de debater e exercitar a linguagem do choro incluindo todos os instrumentos musicais. Dentro do currículo do curso pode-se destacar o material didático específico voltado a musica popular, as práticas de conjunto de Choro (Regionais) e práticas de orquestra de Choro com arranjos inéditos feitos pelos professores.

Mathias Behrends Pinto | Violão (BRA/RS)
Porto Alegrense é o atual coordenador da Oficina de Choro Santander Cultural, Licenciado em música pelo Instituto Porto Alegre, compositor, violonista e arranjador atuante em diversos projetos ligados a linguagem do Choro.

Lucian Krolow | Sopros (BRA/RS)
Natural da cidade de Pelotas/RS onde formou-se Bacharel em Flauta Transversal pela Ufpel. Atualmente é professor da Oficina de Choro do Santander Cultural de Porto Alegre desenvolvendo a linguagem do Choro com instrumentistas de Sopro em geral.

Samuca do Acordeon | Acordeon (BRA/RS)
Nascido em Santo Antônio da Patrulha, professor da Oficina de Choro Santander Cultural, conta com 3 CDs e 1 DVD em sua discografia. O DVD Fala Agora foi lançado na França e Suíça em 2012. 

Elias Barboza | Bandolim (BRA/RS)
Porto Alegrense, bandolinista, compositor, educador musical e arranjador. Formado em Licenciatura em Música pelo IPA em 2010, atua também como professor na Oficina de Choro do Santander Cultural e já foi solista de inúmeras orquestras como Orquestra Unisinos, Orquestra da Ulbra, Orquestra da Pucrs.

Guilherme Sanches | Percussão (BRA/RS)
Natural de Porto Alegre (RS), iniciou as atividades musicais em 1997 atuando nos festivais de música do estado do Rio Grande do Sul. Acompanhou em discos e shows grandes artistas da musical brasileira dentre eles estão: Déo Rian, Ademilde Fonseca, Jorginho do Pandeiro, Avendano Júnior, Plauto Cruz, Darcy Alves, Luciana Rabello, Nilze Carvalho, Ronaldo do Bandolim, Moacir Luz, João de Almeida Neto.

Alexandre Susin | Cavaquinho (BRA/RS)
Cantor, cavaquinista e compositor, atua em diversos projetos ligados ao choro e ao samba em Porto Alegre. Desde o início do ano, é professor nas turmas de voz-coro na Oficina de Choro Santander Cultural. 

* A Oficina de Choro será realizada somente na primeira semana do Festival no período de 15 a 20/01/18.