Pelotas
Localizada na região sul do Rio Grande do Sul, entre o canal São Gonçalo, uma via fluvial que liga a Laguna dos Patos e a Lagoa Mirim, duas das maiores lagoas do Brasil. A cidade possui mais de 340 mil habitantes e é marcada pelo seu Patrimônio Histórico e Cultural. No ano de 2018, Pelotas foi premiada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pelo Patrimônio Material e Imaterial. O reconhecimento contempla o tombamento do Conjunto Histórico de Pelotas: Praças José Bonifácio, Coronel Pedro Osório, Piratinino de Almeida e Cipriano Barcelos, Parque Dom Antônio Zattera; Chácara da Baronesa e Charqueada São João. As construções estão ligadas às Tradições Doceiras da Região Pelotense.
Pelotas é uma cidade com diversos atrativos turísticos, como a arquitetura histórica, os espaços culturais, a gastronomia, a natureza e áreas rurais, a costa Pelotense e suas águas doces. Conheça alguns lugares:
Mercado Central de Pelotas
Construído em 1846, o Mercado Central de Pelotas é um dos destaques do turismo no Centro Histórico de Pelotas.
Crédito: Rodrigo Chagas
Trapiche da Praia do Laranjal
Considerado um dos pontos turísticos mais bonitos de Pelotas, o Trapiche da Praia do Laranjal possui uma plataforma de 530 metros em madeira para os visitantes caminharem sobre a praia.
Crédito: Rodrigo Chagas
Charqueada São João
Construída em 1810, às margens do Arroio Pelotas, foi uma das charqueadas mais bem sucedidas de Pelotas. A casa se mantém com a arquitetura original e é reconhecida como Patrimônio Histórico. A Charqueada São João, já foi cenário para filmes e séries nacionais.
Crédito: Rafa Marin
Praça Coronel Pedro Osório – Fonte das Nereidas
Localizado no centro da Praça, a fonte “As Nereidas” foi importada da França, em 1875.
Crédito: Rodrigo Chagas
Theatro Sete de Abril
Inaugurado em 1834, foi o primeiro teatro a ser construído no estado do Rio Grande do Sul.
Crédito: Sole Associados
João Simões Lopes Neto – Estátua
Autor de “Contos Gauchescos”, em 2016 foi inaugurada uma estátua em sua homenagem.
Crédito: Gustavo Mansur
Bibliotheca Pública Pelotense
Fundada em 1875, a Bibliotheca Pública é um destaque arquitetônico do Centro Histórico da cidade.
Crédito: Gustavo Mansur
Festival Internacional Sesc de Música
O Festival de Música surgiu com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e promover a aproximação do público com a música de concerto. Há 11 anos, a cidade sedia esse grande evento, fortalecendo o ensino de música, a valorização de projetos sociais e a promoção da música de concerto.
Divulgação
Crédito: Ronald Mendes
Doces de Pelotas – Fenadoce
Além de ser conhecida pelo patrimônio histórico, a cidade também é muito lembrada pelos maravilhosos doces de Pelotas. É conhecida por ser a Capital Nacional do Doce, tendo o título de Patrimônio Imaterial Brasileiro, reconhecida pelo IPHAN. A cidade promove a Fenadoce – Feira Nacional do Doce, um evento que valoriza e difunde a cultura local doceira de Pelotas.
Crédito: Nauro Jr.
Conheça os espaços onde ocorrerá o 12º Festival Internacional Sesc de Música