Apresentação

Data de realização: de 15 a 26 de janeiro de 2018

O 8º Festival Internacional Sesc de Música atuará em dois principais eixos:

– Pedagógico: direcionado para estudantes e profissionais da música;

– Sociocultural: programação de concertos e recitais gratuitos para a comunidade;

No plano pedagógico o Festival oferece cursos de instrumentos e canto lírico, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica e oficina de choro.

No sociocultural serão realizados recitais de professores, alunos, música de câmara e diversos espetáculos musicais.

O Festival disponibilizará vagas para alunos bolsistas integrais e bolsistas parciais, além de vagas para alunos das instituições parceiras – UFPel, OSPA, Unisinos e projetos sociais.

Os bolsistas integrais receberão alimentação e hospedagem; os bolsistas parciais receberão alimentação.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA e Expresso Embaixador.

Palavra da Direção

Entre os dias 15 e 26 de janeiro de 2018, alunos, professores e apreciadores da música de concerto voltam a se reunir no 8º Festival Internacional Sesc de Música. Para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, promover esta nova edição reforça o importante trabalho de formação que vem sendo feito ao longo dos últimos anos. Trabalho esse que permite a fruição e vivência da música à população em todos os cantos da cidade e permite a troca de experiência entre profissionais de diversos países, que a cada ano percebem o Festival como uma referência de qualidade na área musical.

Pelo oitavo ano consecutivo, a música transformará a rotina da cidade de Pelotas, os hábitos da população e o dia a dia da economia local. Centenas de músicos se deslocam de diversas partes do país e do exterior para aprimorar seus conhecimentos, o público aguarda pelos concertos, recitais e pelos músicos, e o comércio se prepara para receber o Festival Internacional Sesc de Música.

A alta performance dos profissionais de música e a intensa participação da comunidade são as evidências do êxito do evento e a validação de sua permanência, fortalecendo os vínculos com os apoiadores locais e promovendo o bem-estar social por meio de uma extensa programação de espetáculos gratuitos, que acontecem em diversos pontos da cidade, na praia, colônias e onde mais a música for bem-vinda.

Os acordes tomarão conta da cidade. Por isso, agucem seus ouvidos e recebam de braços abertos toda a beleza e emoção que o 8º Festival Internacional Sesc de Música traz a Pelotas!

Luiz Carlos Bohn
Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
Luiz Tadeu Piva
Diretor Regional do Sesc/RS

Palavra da Prefeita

Mais um janeiro musical se anuncia, de acordes entre os prédios antigos, por sob as copas das árvores, nos veículos de transporte coletivo, nos mercados, pelas ruas da cidade, em palcos, sejam eles improvisados ou históricos.

Pelotas aguarda com ansiedade o 8º Festival Internacional Sesc de Música, que já se tornou um patrimônio de nossa cidade, ganhando os corações dos pelotenses e dos tantos turistas que nos visitam no primeiro mês do ano, atraídos pela efervescência de culturas, de tipos humanos, de alegria e de música de qualidade.

Pelotas se reconhece no Festival, se reinventa, se amplia, se enternece, se torna mais rica. Somos muito gratos ao Sistema Fecomércio/Sesc por ter nos escolhido como primeiro local a receber esse evento tão significativo. Somos muito gratos aos participantes – professores e alunos –, que vêm de tantas partes do Brasil e do mundo, para fazer de Pelotas sua morada por duas semanas.

Somos eternamente gratos ao público que se formou nas sucessivas edições do Festival e que garantiu, com qualidade, emoção e entusiasmo expressivos, que Pelotas se tornasse sua sede. Única, insubstituível e acolhedora sede do Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas.

 

Paula Mascarenhas
Prefeita de Pelotas

Palavra do Diretor Artístico

Em sua oitava edição, o Festival Internacional Sesc de Música se consolida como um dos grandes festivais de música de concerto da América Latina e coloca a cidade de Pelotas no centro das ações culturais do Brasil no mês de janeiro.

Alunos e músicos profissionais do Brasil e do Mercosul e professores de vários países deslocam-se para a “Capital Nacional do Doce” para viverem uma verdadeira imersão musical.

O Festival proporciona contato dos alunos bolsistas e do público com renomados profissionais por meio de cursos de instrumentos, recitais, masterclasses e concertos. Estarão presentes músicos de reconhecidas academias e conservatórios de música e orquestras das Américas, Europa e Ásia.

O Festival presta homenagem a um dos patrimônios culturais da cidade de Pelotas: o Conservatório de Música de Pelotas, da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Em 2018, o Conservatório completa 100 anos de atividades, um marco histórico para uma instituição voltada ao ensino da música. A programação do Festival contará com elementos representativos da história do Conservatório.

No ano de 2018, também comemoramos o centenário de nascimento de Leonard Bernstein e o centenário da morte de Claude Debussy, dois dos mais importantes nomes da história da música de concerto. A programação do Festival contará com obras e homenagens a estes ícones da música, além de uma programação de repertório com compositores brasileiros e de distintos períodos da história da música.

Com música ecoando em todos os cantos da cidade e com pluralidade nas ações por meio de atividades que envolvam toda a comunidade, o Festival cumpre importante papel cultural para a cidade de Pelotas e o estado do Rio Grande do Sul.

Educar é transformar, e a música é um dos melhores instrumentos. A oitava edição do Festival pretende estar junto da comunidade e de seus participantes, reunindo qualidade no ensino musical e na ação social por meio da cultura, educando para formar pessoas capazes de se comover e construir conosco um futuro melhor.

 

Evandro Matté
Diretor Artístico

Comissão Organizadora

Silvio Alves Bento | Gerente de Cultura Sesc/RS
Anderson Mueller | Coordenador Técnico/Produção
Luis Fernando Parada | Gerente Sesc Pelotas
Viviane Guterres | Subgerente Sesc Pelotas
Lucas Vidal | Agente de Cultura Sesc Pelotas
Natália Silva | Agente de Cultura Sesc Pelotas

Comissão Artística

Evandro Matté | Diretor Artístico
Roberto Schelp | Coordenador da Orquestra Acadêmica
Whilton de O. Mattos | Coordenador da Banda Sinfônica do Festival
Geraldo Moori | Coordenador Recitais de Alunos
Max Uriarte | Coordenação de Música de Câmara

Sala de imprensa

Jornalistas que desejam receber materiais relacionados ao Festival Internacional Sesc de Música, podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do Sesc/RS pelo e-mail jornalismo@sesc-rs.com.br ou nos telefones (51) 3284-1998 / 3284-1997.