Informações Gerais

Cronograma do Festival:

• Período de inscrições: 07/07 a 06/08/2017 – prorrogadas até 13/08/2017
• Divulgação dos selecionados: 12/09/2017
• Matrícula dos selecionados: 13/09 a 03/10/2017
• Divulgação dos selecionados 2ª Chamada: 10/10/2017
• Matrícula dos selecionados 2ª Chamada: 11/10 a 25/10/2017
• Matrícula Bolsistas Parciais: de 10 a 17/11/2017
• Credenciamento no Festival: 14/01/2018
• Realização do Festival: 15 a 26/01/2018

 

Estrutura das atividades pedagógicas do Festival:

• Classes de Música de Concerto: turno da manhã
• Classes de Canto Lírico: manhã e tarde
• Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino
• Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o Coordenador da área)
• Classe Oficina de Choro: manhã e tarde

 

Credenciamento

O credenciamento é obrigatório e será realizado na Faculdade Senac de Pelotas – Rua Gonçalves Chaves, 602 – Centro – Pelotas/RS.

Datas e horários de credenciamento: Domingo | 14 de janeiro de 2018 | das 10h às 18h.

O credenciamento deverá ser realizado pessoalmente pelo participante, tendo consigo documento com foto cujo número foi inserido em sua ficha de inscrição. Participantes que se apresentarem com outro documento, não poderão registrar-se e participar do Festival.

Hospedagem e Alimentação

O Festival fornecerá hospedagem e alimentação gratuita somente aos alunos selecionados como bolsista integral. Obrigatoriamente o aluno selecionado deverá indicar na ficha de inscrição se irá utilizar do serviço de alimentação.

Os alunos vinculados a UFPEL e inscritos como aluno bolsista parcial não terão direito a hospedagem, somente alimentação (almoço e jantar).

As refeições serão feitas no Restaurante Universitário da UFPEL – Universidade Federal de Pelotas. Para utilização do serviço os participantes deverão diariamente confirmar junto à coordenação do festival, que irá fornecer o cartão de acesso ao restaurante universitário.

Aluno bolsista integral que receberá hospedagem deverá seguir as seguintes regras:

  1. a) Apresentar o cartão de acesso sempre que solicitado pelo hotel;
  2. b) Respeitar o horário de silêncio nas dependências do hotel, sob pena de expulsão do Festival;
  3. c) Manter padrões comuns e razoáveis de higiene e organização pessoal;
  4. d) Respeitar os pertences de seus colegas e evitar qualquer contato com os mesmos. Hóspedes que desrespeitarem a propriedade de seus colegas poderão ser expulsos do Festival;
  5. e) É proibido levar animais de estimação;
  6. f) Participantes visivelmente embriagados ou sob a influência de entorpecentes serão expulsos do Festival;
  7. g) Hóspedes que desrespeitarem estas regras, assim como outras regras de bom senso referentes ao bom comportamento e cooperação entre todos os hóspedes, poderão ser expulsos do Hotel e do Festival;
  8. h) O participante deverá carregar consigo seus objetos, documentos e pertences de valor, não se responsabilizando o Festival por quaisquer danos e/ou furtos que venham acontecer durante a realização do mesmo;
  9. i) É obrigação dos participantes do Festival o comportamento adequado no meio, tratando outros alunos, funcionários e terceiros com respeito e urbanidade.
  10. j) O descumprimento dessas obrigações implica na imediata exclusão do aluno do Festival, cabendo a Comissão Organizadora o direito de determinar a saída do aluno. Ademais, na hipótese do descumprimento de tais obrigações gerarem danos materiais ou imateriais ao Festival, estará o(a) aluno(a), obrigado a indenizar, nos termos do artigo 186 do Código Civil Brasileiro, as partes prejudicadas. Além disso, o Festival reserva-se no direito de não mais aceitar inscrições de tais infratores nas suas próximas edições.

Participantes que tiverem sua matrícula cancelada devido ao não-cumprimento das regras estabelecidas aqui não terão direito a receber seu Certificado de Participação, serão imediatamente excluídos do hotel e refeições do festival, e desde então não poderão mais participar em classes, ensaios, concertos e qualquer atividade oficial do festival na condição de participante. Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição.

Participantes encontrados com ou sob influência de substâncias ilícitas proibidas por lei serão imediatamente expulsos do festival e entregues às autoridades. Participantes estrangeiros poderão ser expulsos do Brasil.

Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Festival.

 

Hospedagem de alunos menores no Festival

Menores desacompanhados dos pais deverão portar Carteira de Identidade ou certidão de nascimento e autorização de hospedagem assinada pelos pais ou responsáveis legais, com firma reconhecida em tabelionato, sendo que a autorização deverá indicar, além dos dados do menor, o nome e o CPF de quem está autorizado a acompanhar o menor, a data ou período da autorização a que se refere a hospedagem.

O aluno menor desacompanhado deverá apresentar a referida documentação no embarque em Porto Alegre, em caso de não apresentar a documentação o mesmo ficará impossibilitado de seguir viagem para Pelotas.

Participantes que não trouxerem consigo esta autorização original não poderão credenciar-se no Festival, e terão sua matrícula cancelada.

* Não será oferecida hospedagem para pais e acompanhantes de menores.

Regulamento

Material e vestimenta

Cada aluno deverá trazer e arcar com todas as suas despesas de custeio e manutenção dos instrumentos musicais utilizados, não podendo cobrar tais despesas das empresas/órgãos organizadores do Festival.

Cada aluno deverá portar todo o material necessário para estudo, inclusive sua estante musical.

Todos os alunos masculinos deverão portar calça e sapato preto e camisa social de manga longa preta para os espetáculos, recitais e concertos. As mulheres deverão vestir preto.

 

Permanência no evento e atividades relacionadas

Os participantes deverão permanecer na cidade de Pelotas do dia 14 de janeiro até o final das atividades do Festival no dia 27 de janeiro de 2018.

Os participantes que se ausentarem das atividades do festival sem prévia autorização da administração ou se recusarem a participar de alguma atividade solicitada pela comissão artística terão suas matrículas canceladas, e não terão direito a receber o Certificado de Participação ou reembolso da taxa de inscrição. Conforme o caso poderá ser excluído do Festival.

Os participantes deverão estar presentes em todas as atividades pedagógicas e artísticas para as quais o Festival determinar sua presença. Alunos com conflitos de horários ou impossibilitados de participar de alguma classe, concerto, ou outra atividade deverão notificar o Festival o mais rápido possível explicando a natureza do conflito, oferecendo também sua sugestão de como o conflito poderá ser contornado. A Comissão Organizadora irá analisar o pedido e tomará uma decisão se o conflito merece qualquer ajuste ou exceção, ou se a falta do participante será motivo para falta ou cancelamento da matrícula.

É obrigatória a participação dos alunos em ensaios, concertos e eventos pertinentes ao Festival quando solicitados pela Comissão Artística.

O participante matriculado que não comparecer ao Festival, abandoná-lo durante sua realização, ou mesmo for excluído por motivos disciplinares, ficará impedido de participação nas 02 (duas) próximas edições.

Classe de canto

Caso seja necessário, é obrigatória a participação dos alunos da Classe de Canto Lírico em concertos que exijam coro.

Certificado

Só receberão certificados os alunos que participarem de 75% das classes, que deverá ser comprovado pelo aluno através de presença – diária – no sistema de chamada.

Os certificados serão disponibilizados para impressão no site do Festival, após o término dos cursos, a partir de 12 de fevereiro de 2018. Não serão enviados certificados pelo correio.

Atividades pedagógicas e artísticas

O participante deverá:

  • 1- Comparecer a todos os ensaios e concertos, de orquestra ou de música de câmara, assim como classes de instrumento e master classes agendados pelo Festival, podendo esses acontecer em diversos espaços escolhidos pela organização;
  • 2- Estudar suas partes, previamente e vir preparado para todos os ensaios, concertos e classes que contam com sua presença e participação;
  • 3- Conviver com seus colegas e professores em uma atmosfera de harmonia e apoio mútuo;

A programação é de inteira responsabilidade da Comissão Artística do Festival e poderão ocorrer alterações, sem prévio aviso.

Professores poderão ser excluídos ou adicionados sem prévio aviso, bem como, poderão ser autorizados a se afastar temporariamente de suas atividades pedagógicas, a critério da organização do Festival.

O Festival não se responsabiliza pelas consequências advindas de quaisquer mudanças.

Participantes que desrespeitarem estas regras, assim como outras regras de bom senso referentes ao bom comportamento e cooperação entre todos os membros da família do Festival, poderão ser excluídos, a critério da comissão organizadora.

Acesso aos espaços

No credenciamento será fornecido para o aluno o seu CARTÃO DE ACESSO, este deverá ser apresentado para acesso aos locais de hospedagem, restaurante Universitário, salas de aulas e demais locais que seja necessário. A não apresentação, acarretará o impedimento de acesso do aluno no referido espaço.

Nenhum participante poderá convidar pessoas que não estejam ligadas ao Festival para participarem em aulas, classes de música de câmara, sem a expressa autorização da organização do Festival.

Uso de fotografias e gravações de imagem

A participação no 8º Festival Internacional Sesc de Música implica na cessão gratuita à organização do Festival, de todos os seus direitos de voz, som e imagem, que poderão ser captados pelo Festival ou por terceiros em nome dele, para inclusão dos mesmos em qualquer tipo de suporte material hoje ou no futuro existentes, podendo o Festival livremente deles dispor, bem como de seus extratos, trechos ou partes, dando-lhe qualquer utilização (não remunerada), exemplificativamente, adaptá-la para fins de produção de obras audiovisuais, para exibição através de projeção em tela em casas de frequência coletiva ou em locais públicos, com ou sem ingresso pago, transmiti-la via rádio e/ou televisão de qualquer espécie (televisão aberta ou televisão por assinatura, através de todas as formas de transporte de sinal existentes, exemplificativamente UHF, VHF, cabo, MMDS e satélite), adaptá-la para qualquer formato, veicular propaganda, bem como fixá-la em qualquer tipo de suporte material, tais como películas cinematográficas de qualquer bitola, CD, CD ROM CD-I (compact disc interativo), home vídeo, DAT (digital áudio tape), DVD (digital vídeo disc) e suportes de computação gráfica em geral, armazená-la em banco de dados, disseminá-la através da Internet, via celular, inclusive para downloads, wap, sms, ceder os direitos autorais sobre a obra produzida a terceiros, para qualquer espécie de utilização (não remunerada), utilizar trechos ou extratos das mesmas.

O participante, através da sua matricula, autoriza a utilização de seu nome em apresentações artísticas, imagens e voz, bem como cede a título gratuito os direitos patrimoniais de autor sobre as obras enviadas, permitindo a utilização destas, sem qualquer limitação de tempo, exemplificativamente, mas não se limitando em fotos, cartazes, filmes, spots, em qualquer meio de comunicação utilizado pela organização do Festival para suas campanhas de marketing, incluindo, mas não se limitando a mídia televisiva, jornais, revistas, outdoors e/ou meio de transmissão digital, com ou sem provedor, inclusive, ceder esses direitos a terceiros.

Audição / Partituras

Prezados alunos,
Como é tradicional no Festival, no primeiro dia de classes os professores realizam audição para definir os naipes da Orquestra Acadêmica e da Banda Sinfônica.
O repertório da Banda Sinfônica está sendo estruturado e o da Orquestra Acadêmica está definido.
A Orquestra Acadêmica executará o seguinte programa na primeira semana:
Bernstein | Candide
Max Bruch | Violin Concerto
Dvorak | IX Symphony (Novo Mundo)
 
Na segunda semana, por ser um concerto ao ar livre, a orquestra apresentará AMERICANO em PARIS de Gershwin e trilhas de cinema. Sendo assim, para a audição do primeiro dia os professores solicitarão trechos do IV Movimento da Sinfonia Novo Mundo (Allegro con fuoco) de DVORAK (disponível em http://imslp.org/) e da obra Americano em Paris (disponíveis nos links abaixo). 
Cordialmente,
Evandro Matté
Direção Artística
Links:
 
 
 
 
 
 

Transporte

Para os alunos selecionados e que efetuarem sua matrícula, será disponibilizado transporte rodoviário gratuito de Porto Alegre para Pelotas no dia 14 de janeiro de 2018 e de Pelotas para Porto Alegre no dia 27 de janeiro de 2018.

Para utilização do transporte, o aluno deverá sinalizar a necessidade na inscrição e enviar e-mail para festival@sesc-rs.com.br no mesmo período de confirmação da matrícula (13/09 a 25/10/2017), confirmando a sua utilização. 

 

Deslocamento de Porto Alegre para Pelotas: os ônibus sairão em frente ao Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n, Centro – Porto Alegre/RS) e do Aeroporto Internacional Salgado Filho no dia 14/01/2018 em horários a serem informados no site do Festival.

 

Deslocamento de Pelotas para Porto Alegre: Os ônibus sairão em frente aos hotéis onde os alunos estarão hospedados no dia 27/01/2018 (retorno a ser realizado no início da manhã, com estimativa de chegada em Porto Alegre até às 14h do mesmo dia).

 

Obs: o deslocamento dos participantes de suas cidades para Porto Alegre é por suas próprias expensas. O Festival também não se responsabilizará pelo transporte de alunos fora dos horários estipulados para os deslocamentos.

*Os alunos da Oficina de Choro utilizaram o mesmo descolamento no dia 14/01/2018, entretanto o seu retorno será no dia 21/01/2018.

Para utilização do transporte disponibilizado pelo Festival os estudantes que fizerem reservas em voos, devem fazê-lo com previsão de chegada dia 14/01/2018 até às 11h e partida dia 27/01/2018 prevista a partir das 14h.

Certificados

Acesse aqui

  • * Os certificados poderão ser acessados no link acima a partir de 12 de fevereiro de 2018.