O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA: “O PROCESSO E O RESULTADO NA LITERATURA” COM BRUNO RIBEIRO (PB)

A oficina é direcionad para qualquer pessoa que deseja escrever, seja profissionalmente ou não, editar ou melhorar sua redação e criatividade. Neste curso não queremos simplesmente formar escritores, pois em tão poucos dias seria impossível. Em anos seria também. Um escritor se faz em vida, várias vidas, um escritor se faz escrevendo; O nosso interesse é fortalecer os alunos, entregar-lhes ferramentas e imaginários novos para que possam somá-los a suas experiências e profissões. Queremos também acomodar os textos produzidos por eles e estimular um intercâmbio frutífero, trabalhando com a invenção e a desconstrução ficcional com o apoio da teoria e a prática do texto criativo, exercitando constantemente técnicas de redação que os ajudarão a ter mais segurança na hora de desenvolverem suas ideias e projetos.

Serão 5 dias de oficina:
1. O resultado: O escritor precisa ter o “que” e o “como”
2. O processo: A escritura é uma experiência
3. Trabalho com a linguagem: Criação de imagens, discursos e o impacto das palavras no leitor
4. Histórias visíveis e ocultas: O mais importante não se conta
5. Considerações finais e workshop

Bruno Ribeiro nasceu em 1989, é um mineiro radicado na Paraíba. Editor da Enclave editorial, escritor, tradutor e roteirista. Autor do livro de contos Arranhando Paredes (Bartlebee, 2014) traduzido para o espanhol pela editora argentina Outsider e dos romances Febre de Enxofre (Penalux, 2016), Bartolomeu (auto publicação/Amazon, 2019), Zumbis (Enclave, 2019) e Glitter (Moinhos, 2018), que foi finalista da 1° edição do Prêmio Kindle e recebeu a Menção Honrosa do 1° Prêmio Mix Literário. Mestre em Escrita Criativa pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), editor da Revista Sexus, foi um dos vencedores do concurso Brasil em Prosa, promovido pelo jornal O Globo e pela Amazon, com o conto “A arte de morrer ou Marta Díptero Braquícero”.

28/10 a 02/11 – URUGUAIANA
Onde: Encontro será virtual pela plataforma Zoom
Horário: 18h30 às 22h30
Inscrições gratuitas: acesse aqui
Mais informações com Fabrício Oliano: (55) 3411-2393 ou foliano@sesc-rs.com.br

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

 

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. Programação gratuita.

 

Inscrições

Certificados