O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Veja mais

Criação Literária

Oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

OFICINA DE NARRATIVAS: CAMINHOS DA PALAVRA E DA IMAGEM COM CLÁUDIA LAGE (RJ)

A proposta é estimular a escrita da ficção do conto e do roteiro, por meio de exercícios e estímulos criativos, ao mesmo tempo em que desenvolveremos as especificidades do “olhar literário” e do “olhar audiovisual”, assim como as diferentes linguagens de cada gênero. Os alunos poderão adaptar uma obra literária para o audiovisual ou criar uma história própria no gênero de sua escolha. Independente do formato escolhido, a busca da voz narrativa pessoal é um dos principais objetivos do curso, que dá particular atenção ao estilo e ao universo temático de cada aluno-escritor.

Cláudia Lage é escritora, com 4 livros publicados, finalista do Prêmio SP de Literatura (2010). Em 2014, recebeu o Prêmio de Literatura de Brasília e foi finalista do Prêmio Portugal Telecom. Trabalhou como roteirista na Globo, Conspiração, entre outras. Ministra cursos de roteiro e Escrita criativa desde 2004.

05 a 09/10 – PORTO ALEGRE
Horário:
18h às 20h 
Inscrições esgotadas
Mais informações com a equipe de Cultura do Sesc Centro: culturacentro@sesc-rs.com.br

 OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA: “EMOÇÃO, RAZÃO E POESIA: SUBSTANTIVOS FEMININOS” COM ELIMACUXI (RR)

Dividida em cinco encontros, a oficina pretende partir de reflexões e vivências sobre emoção, razão e femininilidade, a fim de explorá-las como potência criativa. A cada encontro os participantes irão se envolver em atividades práticas que exemplificam questões de conteúdo, fluxo e ritmo da linguagem, desembocando em processos de escritura e partilha da produção. ​

Elimacuxi, 47, professora, poeta, fotógrafa, mãe e mulher, vive na cidade de Boa Vista, capital de Roraima e faz de suas vivências a matéria bruta de sua poesia. Entusiasta da comunicação e da palavra, mantém um blog há mais de dez anos e acredita que amor e conhecimento mudam o mundo.

De 26 a 30 de outubro
Horário: 18h às 20h
Inscrições gratuitas: acesse aqui
Mais informações com Paulo Amaral do Sesc Alegrete pelo e-mail pamaral@sesc-rs.com.br

 

 

Oralidades

Circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

 

Autores

Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. Programação gratuita.

 

Inscrições

Certificados