. .

Escola São João Batista recebe artistas da periferia de Salvador para sarau literário nesta sexta (01/12)

Atividade é promovida pelo Sesc/RS, através do projeto Arte da Palavra
Cold Manda/Divulgação

Na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, a Escola Estadual Técnica São João Batista (Rua João Pessoa, 1468), em Montenegro, recebe o sarau literário “A Potência da Margem”, atividade promovida pelo Sesc que representa e celebra a grandeza intelectual e literária das comunidades da periferia de Salvador. Quem lidera a apresentação são os artistas baianos Costa e Cold Manda, que vêm circulando pelo País através do projeto Arte da Palavra. Na atração, eles apresentam declamações de poesias, poemas, crônicas e letras musicais que mesclam o formato de sarau com sessões de freestyle de rap e hip hop. Os alunos da instituição de ensino também poderão participar da atividade, em um momento “open mic”, quando terão a oportunidade de fazer uma intervenção poética com os convidados, além de fazerem perguntas.

Costa é o nome artístico de André Costa, produtor cultural, poeta e músico que já trabalhou com vários artistas, como Emicida. O baiano é idealizador de projetos de valorização da arte urbana, como a Semana Baiana do Hip Hop e o Circuito de Rima Improvisada. Já Cleber Souza, o Cold Mansa, é um jovem MC que, com dois singles lançados, ganhou notoriedade na cena hip hop de Salvador com letras sobre lutas sociais e denúncia de desigualdades. “Estamos muito contentes em receber esta dupla e promover mais esta atividade através do Arte da Palavra. Esse sarau é uma plataforma dedicada ao protagonismo de artistas negros e negras, promovendo o consumo de literatura independente e ressignificando o conceito de ‘literatura marginal'”, resume o auxiliar de cultura e lazer do Sesc Montenegro, Daniel Barcellos. A ação será em dois horários, às 11h e às 15h. Outras informações sobre a atividade na escola podem ser obtidas com o Sesc Montenegro pelo telefone (51) 3649-3429 ou através do WhatsApp (51) 99416-8326.

Arte da Palavra – É um projeto do Sesc voltado para ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras, escritores, novas formas de produção e discursos periféricos emergentes. O projeto é composto por três tipos de circuitos: de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas de diferentes temáticas com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Sarau “Potência da Margem”

Data: 11/12/2023

Local: Escola Estadual Técnica São João Batista (Rua João Pessoa, 1468)

Horário: 11h e 15h