Programa de Compliance
O Sesc busca pautar sua gestão nas melhores práticas de governança coorporativa no mais alto nível de integridade e ética. Para este fim estabeleceu um programa de integridade para apoiar e formalizar seu compromisso com as melhores práticas de gestão, desenvolvendo todas as suas operações e as atividades de acordo com as Leis, regulamentos e políticas internas da Instituição.

Metas do Programa
Promover uma cultura de integridade com base em nossos valores e no Código de Ética e Conduta do Sesc;
Assegurar aos Gestores de que os riscos inerentes às diversas atividades organizacionais e seus processos sejam reconhecidos e gerenciados adequadamente;
Zelar pela aderência ás políticas institucionais, normas e diretrizes internas da Instituição, atuando permanentemente em prol da disseminação de uma cultura de controle e prevenção e combate aos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

  • Implementar as melhores práticas de governança e de gestão de acordo com o programa de excelência do Sesc.

Os Elementos do Programa
O programa de Compliance do Sesc é baseado nos seguintes elementos:

  • Liderança e estrutura organizacional;
  • Gestão de Riscos;
  • Monitoramento, auditoria e o canal para reportar preocupações quanto condutas não aceitáveis pela Instituição.

Liderança e Organização
Procurando mitigar a exposição aos riscos, considerando o volume, a complexidade das operações e a capilaridade das atividades da Instituição, o Programa de Compliance é supervisionado pelo Comitê de Ética e Compliance, com o apoio das Assessorias, Gerências de Área e da Auditoria Interna do Departamento Regional.

O sistema de Compliance
O sistema de Compliance visa garantir, por meio de controles internos adequados, o permanente atendimento às normas, políticas e regulamentos vigentes, referentes às diversas modalidades de serviços ofertados e aos padrões ético e profissional.

Acesse aqui o Manual de Compliance

 

Políticas

Normas que orientam nossas ações

Política anticorrupção

O Sesc não aceita nem tolera práticas de corrupção ou falta de conformidade com a lei e seus princípios éticos. Define regras claras e que promovam a equiparidade de direitos e promove capacitação para que seus colaboradores e gestores ajam dentro dessas premissas. Incentiva que sejam defensores das práticas lícitas e transparentes e que relatem qualquer tipo de suspeita de atos ilícitos.

Os normativos vigentes que regulamentam os processos licitatórios de aquisição de bens e contratação de serviços coíbem os atos que são lesivos ou constituem fraude e ou interferência em processos licitatórios ou contratos administrativos prescritos na Lei Anticorrupção Brasileira
Os controles internos e as práticas de gestão da Instituição foram estabelecidos para garantir a transparência das suas ações e operações, tornando acessível às ações de fiscalização fiscalizadores.

Acesse aqui o Código de Ética e Conduta

 

Política antifraude 

Nossas operações são acompanhadas com base em indicadores de performance. Esses indicadores são comparados com dados históricos, metas pré-definidas e as melhores práticas de mercado. Desvios podem ser indicadores de irregularidades e serão analisados com seriedade.

Todas as operações possuem rastreabilidade, para que se possam identificar lacunas e pontos de melhoria no funcionamento de nossos serviços e sistemas.

 

Políticas de Recursos Humanos

As politicas de gestão de pessoas do Sesc buscam atrair e desenvolver profissionais comprometidos com a missão da instituição, que têm aqui oportunidades de desenvolvimento, crescimento e contribuição.

Em contrapartida, o Sesc define suas práticas, regras e regulamentos garantindo a equiparidade de tratamento a todos, bem como dando transparência a todos os atos de gestão.

É compromisso de todos os gestores e colaboradores apoiar a instituição no cumprimento de sua missão, desempenhando seu papeis profissionais dentro dos valores, propósito e princípios, atentos ainda para o atendimento das regras legais.

O Sesc fornecerá treinamento a todos, para que conheçam suas diretrizes e, caso percebam algum  ato que viole o Programa de Integridade, reportem os fatos, para que sejam avaliados. Caso atos irregulares sejam confirmados, serão tomadas medidas adequadas para corrigi-los e remediar eventuais danos. 

Abrangência

O Programa Sesc de Integridade tem por objetivo fixar parâmetros de conduta, orientar sobre prevenção de conflito de interesses, coibir atos de corrupção e fraude e destina-se a todas suas partes interessadas.

Denúncia

Esse canal é destinado para que os funcionários e partes interessadas possam informar ou buscar apoio sobre questões éticas e de comportamento relacionadas a possíveis violações das políticas ou de Leis e regulamentos do Sesc/RS.

Não será tolerada retaliação com quem relata uma preocupação de boa fé. A Instituição assegura que todos os problemas, preocupações, reclamações ou violações relatadas serão tratados de forma confidencial.

Este canal deve ser utilizado exclusivamente para o reporte de preocupações relacionadas à conduta ética e ao cumprimento da lei, dos regulamentos e políticas internas da Instituição. Se você necessitar informações adicionais, por favor, contatar a Comissão de Ética e Compliance.

Faça sua denúncia aqui: compliance@sesc-rs.com.br ou preencha o formulário abaixo.