. .

Sesc Canoas movimenta cenário cultural em janeiro

Programação da Unidade une espetáculos de audiovisual, artes cênicas e literatura a partir do dia 19
Espetáculo Velha D+ (Crédito: Vilmar Carvalho)

O Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) apresenta diferentes atividades culturais neste início de ano. Com atrações que contemplam o audiovisual, as artes cênicas e a literatura, a Unidade traz espetáculos para toda a família. Destaque para as peças Velha D+, Baile das Letrinhas e PQ Casamos?!, que integram o circuito do Porto Verão Alegre 2024.

A programação inicia no dia 19 de janeiro, às 16h, com a exibição da animação O Grilo Feliz e Os Insetos Gigantes, que acontece no Espaço Conexão Sesc Canoas. O evento tem entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados diretamente no site do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais/.

No dia 20/01, o Coletivo Baobá apresenta a Maratona de Contação de Histórias às 16h. A atividade será beneficente, em prol das famílias afetadas pelas enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul em 2023, com entrada gratuita, mediante a doação de brinquedos, roupas e calçados infantis em bom estado. A distribuição de ingressos acontece uma hora antes no local. Já no dia 21/01, o espetáculo CIRCOlando por Aí resgata a tradição do universo circense, unida às técnicas contemporâneas, através da história dos palhaços Pulguita e Timbico a partir das 16h.

Com direção de Rosane Svartman, o Espaço Conexão do Sesc Canoas recebe a comédia Desenrola no dia 23/01, às 16h. Com Olívia Torres e Kayky Brito no elenco, o filme conta a história de uma garota de 16 anos que se acha normal demais. A obra aborda transformação, sexualidade e socialização. O espetáculo Velha D+ chega ao Teatro da Unidade no dia 24/01, às 20h. O monólogo, apresentado por Fera Carvalho Leite, convida o público a pensar sobre preconceitos de idade, equilíbrio entre vida profissional e maternidade, e diversas outras pressões sofridas pelas mulheres no processo de amadurecimento, refletindo sobre o machismo e o etarismo na sociedade.

No dia 26, às 16h, é a vez de exibir um clássico do cinema nacional. De Pernas Pro Ar chegar ao Espaço Conexão. O filme, estrelado por Ingrid Guimarães, Bruno Garcia e Maria Paula, conta a história de uma executiva bem sucedida que tenta equilibrar a rotina de trabalho e a família, mas acaba perdendo ambos no mesmo dia. Inspirado no livro homônimo escrito por Deborah Finocchiaro, o espetáculo Baile das Letrinhas chega ao Teatro do Sesc nos dias 27 e 28 de janeiro, às 16h. Através de elementos simples, a peça busca estimular a imaginação, valorizando o respeito às diferenças e à autenticidade.

No dia 30 de janeiro, às 20h, a peça PQ Casamos?! traz a história de um casal que está há anos juntos e resolve descobrir, na terapia, se depois de tanto tempo ainda há amor. Através de uma narrativa bem humorada e que mistura ficção e realidade, a apresentação acontece no Teatro do Sesc e contará com intérprete de Libras e audiodescrição.

Realizado em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais (ADEVIC) Canoas, o Sesc Canoas promove uma Oficina de Braille para apresentar a sua história, o material utilizado na alfabetização e possibilitar um maior entendimento sobre como funciona o sistema de leitura e de escrita. A atividade é gratuita e acontece na Biblioteca da Unidade no dia 31/01, às 14h. O lúdico apresentado de modo sensorial convida o público para uma viagem diferente através da literatura na Contação de histórias sensorial. A atividade é comandada pela Bárbara Trindade e acontece logo após a oficina.