. .

Roda de Conversa no Sesc Tramandaí fortalece vínculos entre escola, famílias e profissionais da saúde

Encontro contou com tema “Conexões que transformam”

No dia 18 de setembro, o Sesc Tramandaí realizou a roda de conversa “Conexões que transformam”, reunindo famílias de estudantes atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Escola Sesc de Educação Infantil, profissionais da saúde, equipe pedagógica e gestora. O encontro teve como objetivo fortalecer os vínculos entre os diferentes atores envolvidos no processo de desenvolvimento das crianças, promovendo escuta ativa, troca de experiências e alinhamento de estratégias.

A roda contou com a participação das profissionais Rafaela Batista dos Santos (psicopedagoga), Patrícia Presser Wiltgen (fonoaudióloga) e Juliana Santos Varela (neurologista), que dialogaram com familiares e a equipe escolar sobre a importância do trabalho colaborativo no acompanhamento das crianças. A presença desses especialistas foi essencial para ampliar o olhar sobre o desenvolvimento infantil e reforçar o papel da rede de apoio.

“A escola tem o compromisso de garantir o direito à inclusão, oferecendo uma educação de qualidade para todas as crianças. O AEE é uma das estratégias que complementam o ensino regular, apoiando o processo de escolarização com recursos e práticas que ajudam a superar barreiras. Afinal, mais do que um espaço de ensino, a escola é lugar de convivência, descobertas e oportunidades”, comenta Aline Gomes, instrutora pedagógica do AEE do Sesc Tramandaí.

Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 35 polos no RS.