Porto Alegre recebe evento de integração do projeto Na Real com jovens de Taquara e Montenegro
Evento contará com palestra do rapper Chiquinho DivilasNo dia 15 de agosto, das 9h às 16h, o LabFecomércio (Rua Fecomércio 101 – 2ª andar – Anchieta), em Porto Alegre, será palco do Na Real – Conectando RelAções, uma iniciativa que reunirá cerca de 20 jovens participantes do projeto das Unidades Sesc de Taquara e Montenegro. A proposta é promover um dia de imersão com atividades voltadas à cidadania, participação social e protagonismo jovem.
A programação contará com a participação do rapper, educador social e poeta Chiquinho Divilas, que irá dialogar com os jovens sobre temas como cidadania, participação social, sonhos, projetos de vida, trabalho, carreira e relacionamentos, estimulando reflexões e trocas de experiências. “Com o Na Real, queremos ampliar as oportunidades para que os jovens reconheçam e desenvolvam suas potencialidades. Os grupos de jovens formados nas Unidades têm como foco ações conduzidas de maneira participativa e alinhadas às realidades. É neste caminho que estamos concentrando esforços, para que o Sesc/RS se torne cada vez mais um espaço acolhedor e significativo para os jovens, afirma Betina Berlitz, Analista Técnica do Sesc/RS.
O projeto integra o trabalho social com juventudes que busca integrar adolescentes e jovens por meio de práticas que incentivam o bem-estar, a socialização, o protagonismo e o empreendedorismo, tendo como pilares a participação social e o exercício da cidadania. Em 2025, o projeto está sendo implementado de forma piloto em Taquara e Montenegro, com expectativa de expansão para outras unidades do Sesc em 2026.
Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turculturano inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 35 polos no RS.
Projeto Na Real - Conectando RelAções - Sesc/RS
Data: 16/08/2025
Local: LabFecomércio (Rua Fecomércio 101 - 2ª andar - Anchieta)
Horário: 9h às 16h
*Exclusivo para participantes do projeto