Realizado pelo Sesc/RS de forma gratuita, o projeto é focado em escolas públicas. Ocorre em dezenas de cidades do Estado com o objetivo de oportunizar apresentações literárias, através de profissionais gaúchos como escritores, artistas, performances, professores ou especialistas em determinadas áreas/temáticas significativas que tratam de literatura por uma abordagem artística.
Ao todo, o projeto passa por 14 cidades: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Rosa, São Leopoldo, Taquara, Uruguaiana, Vacaria e Venâncio Aires.
Escolas interessadas em receber a ação, podem entrar em contato com a Unidade Sesc mais próxima para saber mais informações. O Sesc Mais Leitura é um projeto PCG, totalmente gratuito e realizado dentro de escolas públicas.
PROGRAMAÇÃO 2025
DKG DEKILOGRAMA (Porto Alegre)
Multifacetado artista e produtor cultural nascido em Bagé (RS). Graduando em História pela PUCRS, É reconhecido por sua atuação como cantor, compositor, poeta slammer, mestre de cerimônias, beatmaker e produtor musical. Além de seus projetos musicais e literários, possui papel ativo em importantes batalhas de rima e Slams, sendo uma referência no Hip Hop no sul do Brasil. Seu trabalho conecta música, poesia e produção cultural, atuando em frentes que destacam o protagonismo negro e a promoção de cidadania através da arte. Como produtor musical e cultural, DKG fundou o selo Escritório de Rimoterapia, que já lançou artistas locais, nacionais e internacionais. Ele também realiza projetos como o “Escritório na Rua”, que busca desenvolver o talento de artistas emergentes em Gravataí e região.
Atividade: A Teoria do Ponto Final
Sinopse: Apresentação poético-musical que possibilita uma imersão sensorial que mistura poesia falada, música e ritmos do Hip Hop para refletir sobre encerramentos e recomeços. DKG Dekilograma conduz o público através de versos poderosos que questionam e celebram os ciclos da vida, da resistência à superação. Com beats envolventes e uma narrativa lírica, o show propõe uma jornada introspectiva sobre a transformação pessoal e coletiva, abordando temas como ancestralidade, lutas sociais e a força da palavra. Cada poema e cada rima são um convite a repensar o significado de fins e novos começos.
PEDRO GUERRA (Caxias do Sul)
Escritor, palestrante e especialista em Neurociência e Saúde Mental. Cronista do jornal Pioneiro há 8 anos, é autor de 17 livros, e já venceu o Açorianos, a premiação literária mais importante do estado. Como editor, foi finalista do Prêmio Marielle Franco. Promove há 13 anos a formação de leitores e já palestrou para mais de 300 mil pessoas, transitando entre temas de literatura, autocuidado e convívio social, como o Bullying, a saúde mental e a prevenção ao suicídio. Nas redes sociais, os seus vídeos ultrapassam os 20 milhões de visualizações.
Atividade: Bate-papo com o Escritor Pedro Guerra
Sinopse: A atividade é desenvolvida no formato bate-papo, onde o escritor aborda a sua carreira literária, destacando a importância da leitura e como os desafios da consolidação de seu sonho de ser escritor podem inspirar, seja qual for a profissão a ser escolhida pelo público. Além de dividir bastidores da profissão, Pedro explora alguns de seus 17 livros, com um foco especial na obra “Todo o Bullying da minha vida ” , por conta da faixa etária dos estudantes e da importância do tema.
PEDRINHO FESTA (BENTO GONÇALVES)
Atua na cultura Hip Hop há 25 anos como b.boy e produtor cultural. Nesse período se apresentou em 12 países e 17 estados do Brasil, sendo jurado e competindo em batalhas de breaking, trazendo inúmeros prêmios nacionais e internacionais para o Rio Grande do Sul. Na produção cultural, realizou centenas de projetos e eventos tanto dentro da cultura Hip Hop quanto em demais áreas, com destaque para o Battle In The Cypher, encontro internacional de Hip Hop. Em 2023 lançou seu primeiro livro o Memórias do Rolê, onde fala de crônicas do Hip Hop local. Atualmente é gestor do espaço cultural Sala Hip Hop, professor no grupo Maturidade Urbana, e no Serviço de Convivência Fortalecimento e Vínculo, CECI.
Atividade: Bate-papo Memórias do Rolê
Sinopse: A proposta prevê um bate-papo do autor sobre o livro Memórias do Rolê com perguntas abertas para os alunos. Apresentação do autor e de sua trajetória dentro do Hip Hop. Apresentação com slides falando da importância de preservação da memória, explicando um pouco sobre a cultura Hip Hop e explicando o processo de criação do Memórias do Rolê. Bate-papo com momento de perguntas onde o autor busca direcionar para falar memórias de seus 25 anos de Hip Hop. Apresentação e demonstração de dança Breaking.
NIKELEN WITTER (Santa Maria)
Escritora, ensaísta, historiadora e professora da Universidade Federal de Santa Maria. Tem diversos livros publicados: Dizem que foi feitiço: as práticas de cura no Sul do Brasil – 1845-1880 (pesquisa histórica); os romances Territórios Invisíveis (Finalista do Prêmio Argos), Guanabara Real e a Alcova da Morte (Prêmios Le Blanc e AGES); Viajantes do Abismo (Prêmio Odisseia, Prêmio Bunkio e finalista dos Prêmios Jabuti e Argos); Guanabara Real e o Covil do Demônio (finalista do Prêmio ABERST); Silêncios Infinitos (finalista do Prêmio Argos); e as coletâneas de contos Dezessete Mortos (Prêmio Açorianos de Literatura) e As Aventuras de Miss Boite e outras Histórias à vapor; por fim, o livro de ensaios Todos aqueles sapatos vermelhos (no prelo).
Atividade: Literatura Fantástica como Manual de Sobrevivência
Sinopse: Conversa e leituras de trechos escolhidos dos livros. Quando há contato prévio com a escola, é possível trabalhar em conjunto com os professores de Literatura e Língua Portuguesa, bem como com os de História. Nesse caso, textos podem ser escolhidos anteriormente e a leitura ser promovida antes do encontro. Quando esta etapa é cumprida, o encontro é bastante prazeroso, pois os estudantes veem cheios de questões e, muitas vezes, já com uma produção artística, tais como desenhos, poemas e finais alternativos Costumo demonstrar que há outras leituras que eles consomem sem perceber que é literatura, como os games e outros jogos com storytelling.