. .

Renan Inquérito circula pelo RS com o projeto “Parada Poética”

Turnê gratuita passa por dez cidades, sendo nove com projeto literário e a apresentação no encerramento do 5º Sesc Hip Hop, em Bento Gonçalves
Foto: Rafael Berezinski

O rapper, poeta e educador Renan Inquérito percorre o Rio Grande do Sul no mês de agosto com o projeto “Parada Poética”, uma proposta que une literatura, música e performance em um formato acessível e potente. A iniciativa faz parte do Circuito Sesc de Literatura e terá passagem por nove cidades gaúchas, com apresentações gratuitas voltadas para diferentes públicos. O artista também se apresenta no encerramento do 5º Sesc Hip Hop, no dia 17 de agosto, em Bento Gonçalves, com um show especial que celebra os 25 anos de carreira. Renan Inquérito atua desde 1997 como MC e educador. À frente do grupo Inquérito, produziu nove discos, realizou centenas de shows e participou de projetos literários e educacionais em todo o Brasil. Mestre e doutor em Geografia e Educação, é reconhecido por sua atuação em saraus, oficinas e projetos de pedagogia Hip-Hop.

A circulação começa no dia 13, quarta-feira, em Viamão, com atividade às 10h na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ayrton Senna da Silva (Rua Ipiranga, 135), voltada a estudantes da escola e convidados. Na quinta-feira, dia 14, Renan se apresenta em Gravataí, às 19h, no Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241). Caxias do Sul recebe a “Parada Poética” no dia 15, sexta-feira, às 14h, na Biblioteca Parque Fundação Marcopolo (Rua Pinheiro Machado, 410). No dia 16, sábado, a atividade acontece em Porto Alegre, numa parceria com o projeto Museu Literário do Museu da Cultura Hip Hop RS (Rua Parque dos Nativos, 545). A movimentação inicia às 14h com visita guiada, segue com o lançamento do novo livro “Elementos”, do rapper Chiquinho Divilas, às 15h, e encerra às 16h, com a Parada Poética. A turnê segue no dia 18 de agosto, às 19h30, no Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30), enquanto, no dia seguinte, o projeto chega a Camaquã, com apresentação às 15h no Teatro do Sesc.

Pelotas recebe a “Parada Poética” no dia 20, às 18h no Auditório do IFSul (Praça 20 de Setembro, 455), dentro da programação do I Encontro de Agentes Territoriais da Região Sul do Brasil. A cidade de Montenegro sedia a atividade no dia 21, às 10h na Escola Paulo Ribeiro Campos (Rua Torbjorn Weibul, 1131). A ação é voltada a estudantes, mas pessoas externas também podem participar, mediante reserva pelo telefone (51) 99674-0905. Por fim, a circulação se encerra em Canoas, na sexta-feira, dia 22, às 19h30, no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340).

Um dos pontos altos da circulação será a apresentação em Bento Gonçalves, no domingo, dia 17 de agosto, às 17h30, na Rua Coberta, dentro da programação do 5º Sesc Hip Hop. Com entrada gratuita, o espetáculo “Renan Inquérito: 25 Anos-Luz” celebra a trajetória do artista com um show que reúne repertório de nove discos, parcerias consagradas e performances poéticas que reforçam a força da oralidade no rap, trazendo DJs, MCs e backing vocals.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.