Sesc Canoas tem intensa programação cultural em maio
Circuito Palco Giratório, Orquestra de Câmara e shows e comédias garantem opções para todas as idades ao longo do mêsOs apreciadores de arte e cultura têm vários motivos para irem ao Centro de Canoas ao longo do mês de maio. O Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) preparou uma agenda com atividades variadas, para todas as idades, voltada a movimentar a cidade e região. Neste sábado, dia 04, a agenda tem início com o “Tributo a Elis Regina”. Camila Lopes e O Arrastão trazem novamente ao palco do Sesc o aclamado show que lotou teatros em todo o Estado em sessão única, às 18h. Na segunda semana do mês, são as crianças que dão o tom. Na biblioteca, no dia 08, às 15h, a atividade de mediação de leitura “Enquanto o almoço não fica pronto” vai apresentar o novo livro de Bruna Assis que fala sobre temas familiares. Já na tela de cinema do teatro no dia 09, às 14h30, o CineClube convida o público a assistir ao longa-metragem brasileiro “Alice dos Anjos”, obra infantil livremente inspirada em Alice no País das Maravilhas, mas carregada de referências da cultura do sertão brasileiro.
No dia 15, as empreendedoras negras do projeto Empodera.On ocupam os corredores do Sesc Canoas com suas criações, dentre peças de artesanato, doces gourmets e produtos variados. O acesso é gratuito, a partir das 14h. Para quem valoriza as artes cênicas, o dia 16 marca o início do Circuito Palco Giratório em Canoas, com o espetáculo-festa “Zaratustra: Uma transvaloração dos valores”. Celebrando os mais de 40 anos do renomado grupo carioca Tá na Rua, ele traz à cena o mestre Amir Haddad que, no auge de seus 86 anos, dá voz ao livro “Assim falava Zaratustra”, do filósofo Friedrich Nietzsche, e constroi um diálogo com o autor. A peça, com dramaturgia assinada pelo diretor com a filósofa Viviane Mosé, é ambientada em uma praça da Idade Média e apresenta trechos do livro com muita música e dança, em uma afirmação do instante, do corpo e da necessidade de uma vida ousada e corajosa para tratar a ideia de um humano forte, que tem pés fincados na terra para ser capaz de realizar os mais altos voos. A sessão acontece às 19h30, seguida de bate-papo com o grupo e o diretor.
A agenda cultural continua. O já tradicional sarau “Cafezinho Poético”, realizado com a Casa do Poeta de Canoas, volta a mobilizar músicos locais em uma apresentação gratuita no dia 22, às 15h. Carregado de emoção, o tema deste mês é “Minha Mãe, Meu Tesouro”. Interessados em se apresentar podem se inscrever diretamente na bilheteria do Teatro do Sesc, na data, a partir das 14h. Ainda no Circuito Palco Giratório, o espetáculo infantil “A Fábrica de Ventos”, da Trupe Lona Preta, de São Paulo, promete encantar a todos com centenas de balões em cena, com sessão no dia 24, às 14h30. Contando de um reino onde todos trabalham enchendo bexigas sem parar, a montagem poética e visualmente inovadora foi aclamada por crítica e público por todos os estados por onde vem passando.
No dia 24, às 15h30, a grafiteira Jaque Vieira conduz uma visita guiada pela exposição “Mulheres em Cores”, exposta no Espaço de Arte Indoor do Sesc Canoas ao longo de todo este mês, falando sobre seu processo de criação. No dia 26, às 18h, o melhor da música orquestral ocupa o palco do Teatro. No concerto “Divas do Pop”, a premiada Orquestra de Câmara da Ulbra e o Vocal TAKT apresentam grandes sucessos de Aretha Franklin, Amy Winehouse, Adele, Cher, Cyndi Lauper, Lady Gaga, Gloria Estefan, Madonna, Nina Simone e Tina Turner, sob a batuta do maestro Tiago Flores. O espetáculo marca o início do projeto Clássicas e Populares, do Sesc , que propõe trazer orquestras, corais e suítes em sessões vespertinas para toda a família.
Fechando a programação de maio, no feriado do dia 30, às 18h, as risadas são garantidas com o show Stand-up da Bruna, do humorista gaúcho Maikinho Pereira. A comédia vem lotando teatros e casas de comédia em todo Estado com os causos da personagem Bruna, técnica de segurança do trabalho que partilha o dia-dia da fábrica, marcado por muitas confusões. A apresentação será a segunda sessão do projeto Matinê do Humor, que já trouxe ao Sesc o humorista Índio Behn e tem outras personalidades da área agendadas para os próximos meses. A agenda completa pode ser conferida abaixo. Outras informações estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, onde também podem ser adquiridos os ingressos, nas redes sociais do Sesc Canoas e pelo telefone/WhatsApp (51) 3456-2013.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósito a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.