Valorizar a arte da dança, estimular artistas locais e promover debates e qualificação na área são alguns dos objetivos da 9ª Semana da Dança de Canoas, que está confirmada para acontecer em abril de 2021. A programação do evento, que será formatada conforme a situação sanitária possível, contemplará mesmo que de forma virtual ou híbrida dois importantes eixos: o cultural, que englobará apresentações com grupos de dança da cidade, e o educacional com capacitações, seminário, fórum, workshop e oficinas para profissionais e estudantes de dança. 

O evento tem realização do Sesc Canoas e do Colegiado de Dança de Canoas, com apoio da Rede Buffon e da Prefeitura de Canoas.

Veja mais

Programação

23/04

19h

Solenidade de Abertura
Com apresentação da homenageada da 9ª Semana da Dança de Canoas, Najma Safi, e retrospectiva de edições anteriores

Facebook do Sesc Canoas

24 e 25/04

09h às 11h

Seminário “A dança como arte-educação no currículo escolar”
O seminário busca integrar as escolas de dança, universidades e instituições relacionadas ao fazer artístico da dança em uma discussão transversal sobre cultura, arte e educação nas instituições de ensino regular. Serão abordadas as fronteiras, aproximações e interações teórico-práticas entre os campos de estudo, bem como as potencialidades de um ensino pensado a partir da arte-educação
Ministrantes: Edu Pacheco (RS), Izabel Willadino (RS) e Josiane Franken (RS)

Zoom

(inscreva-se abaixo)

 24/04

10h

Apresentações “Praça da Emancipação”

YouTube do Colegiado de Dança de Canoas

 24/04

15h

Apresentações “Anfiteatro Capão do Corvo”

YouTube do Colegiado de Dança de Canoas

 24/04

19h30

Apresentações “Mostra de Danças”

YouTube do Colegiado de Dança de Canoas

 25/04

15h

Apresentações “Anfiteatro Capão do Corvo”

 YouTube do Colegiado de Dança de Canoas

 25/04

19h30 

Apresentações “Mostra de Danças”

 YouTube do Colegiado de Dança de Canoas

26 a 28/04

09h às 11h

Workshop “Gestão Administrativa para Escolas de Dança”

O workshop tem como objetivo facilitar a gestão geral de uma escola de dança, agregando conhecimento e organização ao gestor, otimizando resultados técnicos e financeiros e muito mais. A oficina terá uma abordagem em todas as áreas essenciais de uma escola de dança: Planejamento Estratégico, Finanças, Comercial, Marketing e Gestão de Pessoas. Dentro de cada área, os assuntos ajudarão todos a melhorar o faturamento da escola, conseguir organizar melhor o salário do proprietário, analisar quais ações de marketing são mais eficazes, como treinar e desenvolver os professores, dentre outros aspectos.
Ministrante: Laísa Scandura (SP)
Públicos de interesse: Proprietários e diretores de escolas de dança que desejam aprimorar a gestão da escola, coreógrafos, professores, bailarinos ou qualquer pessoa ligada à dança que queira aprender gestão administrativa.

Zoom

(inscreva-se abaixo)

26/04

14h às 15h

Oficina “Jazz e sua técnica – uma aula coreografada”
 A aula tem como objetivo trazer, através de duas sequências coreografadas, um pouco do estilo de trabalho da professora e pesquisadora desta modalidade em questão, o Jazz. Mostrar as possibilidades de associar a técnica que caracteriza o jazz a elementos influenciadores de outros estilos por meio de exercícios dinâmicos coreografados, estimulando a expressividade, criatividade e capacidade física de cada aluno.
Ministrante: Dani Schroeder (RS)
Públicos de interesse: bailarinos a partir dos 14 anos com alguma vivência dentro da dança jazz, clássica ou contemporânea.

Zoom

(inscreva-se abaixo)

26/04

 15h às 16h

Oficina “Ballet clássico – o corpo e a técnica clássica”

A oficina traz noções básicas da técnica clássica com enfoque na percepção sobre o corpo e suas possibilidades de entendimento do movimento.
Ministrante: Saja Leges (RS)
Públicos de interesse: estudantes de dança a partir dos 10 anos e adultos que queiram iniciar os estudos.

 Zoom

(inscreva-se abaixo)

26/04

 16h às 17h

Oficina de Krump
Inicialmente chamado de Buck Style, o Krump ficou popularmente conhecido após o documentário Rize (2005), tendo sua origem em meados de 2000. O Krump teve e tem como uma das suas principais características a origem nas ruas, sendo assim um estilo que faz parte das Danças Urbanas. A modalidade será trabalhada dentro dos níveis básico/intermediário. Com certeza esta é uma boa oportunidade para quem quer aprender, conhecer e entender um pouco mais sobre esta cultura incrível.
Ministrante: Everton Silveira (RS)
Públicos de interesse: a modalidade será trabalhada dentro dos níveis básico/intermediário. Indicado para pessoas a partir de 13 anos

Zoom

(inscreva-se abaixo)

26/04 

18h às 19h 

Oficina de Dancehall
A aula é composta por passos básicos voltados ao cotidiano dos jamaicanos. No primeiro momento, serão trabalhados movimentos de bases para depois construir juntos uma coreografia. Não se faz necessário ter experiência alguma com dança, basta entrar e se divertir!
Ministrante: Julinho DanceHall (RS)
Públicos de interesse: Todos os corpos dançantes de 10 a 50 anos

Zoom

(inscreva-se abaixo)

 27/04

19h às 20h30

Fórum “Financiamento da cadeia produtiva da Dança”
O fórum tem como propósito um debate sobre a profissionalização na área da dança. Buscando compartilhar outros contextos e expandindo a discussão a nível nacional, neste ano a atividade conta com a Associação Dança Cariri, do Ceará, como instituição convidada. A atividade também terá representantes da Associação PRO-DANÇA de Novo Hamburgo (RS), do Articula Dança RS e da Associação Gaúcha de Dança (Asgadan).

Zoom

(inscreva-se abaixo)

28/04

16h

Apresentações da Mostra Estudantil e Projetos Sociais

 YouTube do Colegiado de Dança de Canoas

29/04

 19h

Gala de Dança

Artistas e grupos participantes: Art&Dança, Ballet Erenita, Carol Fossá, Graziela Silveira Dança Flamenca, Kristian Galvão Studio de Danças, Laboratório-Escola de Arte Popular, Studio Attitude e Studio Spasso

 YouTube Sesc/RS

Inscrições

Imprensa

Jornalistas que desejam receber materiais relacionados à Semana da Dança de Canoas, podem contatar a Assessoria de Comunicação do Sesc/RS por:

jornalismo@sesc-rs.com.br
(51) 3375-7430 / (51) 99725-0419