O Sesc Dramaturgias é um projeto de formação e pesquisa em artes cênicas, que propõe promover intercâmbio artístico entre coletivos, estudantes e profissionais da área. Realizado em todas as regiões do país, são disponibilizadas oficinas de dramaturgia da atuação, da dança, dramaturgia da iluminação, do circo, da encenação dramaturgia da produção, escrita dramatúrgica e leituras dramatizadas. Um espaço para o desenvolvimento de práticas artísticas e conhecimentos nos mais diversos contextos, produzido importantes impactos na produção cênica nacional, sob o ponto de vista do seu desenvolvimento estético e também da economia da cultura.

 

Oficinas pelo RS: 

 

SESC DRAMATURGIAS – O circo e a contemporaneidade: criação, produção e experimentação 
Gabriel Martins / RS 

Canoas – 26 a 29/09 

Local: Antiga Estação de Trem de Canoas (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro)

Horário: 18h às 22h 

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo Site do Sesc/RS, pelo link: https://encurtador.com.br/ckrz4.

Dramaturgias do circo 

Proposta de oficina ministrada por Gabriel Martins, malabarista, bailarino, diretor e produtor cultural Porto Alegrense. Partindo das experiências e procedimentos desenvolvidos em sua trajetória, sejam eles no campo da cena, da produção ou do audiovisual, e também ancorado em um referencial teórico selecionado especialmente para essa oficina, Gabriel buscará lançar diferentes olhares sobre a criação com e sobre Circo. Levando em consideração as transformações da linguagem circense na atualidade, a oficina tem o intuito de discutir acerca das produções autorais em circo, além de desenvolver processos de criação artística com os participantes. Nesse sentido, a proposta visa expandir o horizonte de possibilidades de criação, buscando enxergar a produção circense para além daquelas que consideramos habituais. 

Formado pela Escola Nacional de Circo como bolsista da Fundação Nacional de Artes e licenciado em Educação Física pela UFRGS, fez parte do grupo experimental de dança de Porto AlegreÉ curador de projetos circenses. Idealizador, diretor artístico e produção geral do FECICO (Festival de Circo Contemporâneo online). Idealizador, roteirista e produtor da série documental ‘’Circo RS Entrevista’’Já recebeu o prêmio Açorianos de Dança de Porto como coreógrafo pelo espetáculo ‘’Corpobolados’’ e pelo espetáculo solo ‘’Espaço Arcabouço’’ na categoria iluminação. 

Foi professor do curso de extensão em Gestão das Artes Circenses do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando também como colaborador na sua criação. Foi coordenador do Colegiado Estadual de Circo do Rio Grande do Sul. Como artista criador desenvolve pesquisas artísticas no hibridismo do Circo com a dança contemporânea e o audiovisual.