O acesso à cultura é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, proporcionando novas visões de mundo e contribuindo para o bem-estar das pessoas. Promovendo a diversidade das manifestações artísticas e culturais em todo estado favorecemos a descentralização das ações e oportunizamos a acessibilidade aos bens culturais firmando a missão e propósitos da instituição.

Veja mais

PROJETOS

Festival Palco Giratório

+

O evento oportuniza aos comerciários, estudantes e comunidade em geral, durante o mês de maio na cidade de Porto Alegre, uma ampla oferta de espetáculos cênicos, ações formativas e exposições, que proporcionam a fruição da produção artística nacional, aproximação e intercâmbio do público, meio artístico e produtores culturais.

Saiba mais

Festival Internacional Sesc de Música

+

O evento, realizado anualmente em Pelotas, oportuniza a estudantes e músicos um momento de aperfeiçoamento e intercâmbio com profissionais renomados. Um dos pontos mais significativos, além da formação musical, é a participação da comunidade, que se beneficia com uma intensa programação cultural de excelente nível técnico e artístico.

Sonora Brasil

+

É um projeto temático direcionado para a identificação e o resgate da memória da música brasileira. Incentiva novas práticas e novos hábitos de apreciação de música de concerto e de tradição oral, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. É realizado em espaços do Sesc e de parceiros em cidades previamente aprovadas em Projeto Nacional. Na Capital, o Circuito é realizado em formato de Mostra.

Rio grande no Palco

+

O projeto contempla a promoção da produção de circo, dança e teatro pelo Estado do Rio Grande do Sul, que abarcam os diferentes gêneros, estilos e faixas etárias, além de ações formativas como oficinas, palestras e bate-papos. Promovido individualmente pelas Unidades do Sesc ou em formato de circuitos regionais e mostras, estimula a formação de plateias e contribui com a fruição artística das comunidades beneficiadas e o desenvolvimento sócio econômico.

Bibliotecas

+

A Rede de Bibliotecas do Sesc atende tanto o público infantil e juvenil quanto o público adulto, disponibilizando o acesso à literatura de lazer, informativa e didática, buscando despertar o gosto pela leitura, promovendo acesso aos livros através de atividades literárias como hora do conto, sarau literário, clube de leitura, entre outras. Todas as bibliotecas disponibilizam grande variedade de títulos que garantem a diversidade de gêneros, abrangendo dos clássicos aos contemporâneos nacionais e estrangeiros. As bibliotecas dispõem também de revistas semanais e mensais, além dos jornais regionais e locais e do acesso à Internet. Todos os serviços são gratuitos, bastando apenas fazer o Cartão Sesc/ Senac.

Teatros

+

O Sesc conta com 11 espaços cênicos com toda infraestrutura necessária e acessibilidade para a realização de diferentes manifestações artísticas de circo, dança, teatro e música nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Carazinho, Gravataí, Camaquã, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Lajeado, Santa Rosa, Ijuí e Passo Fundo.

Sesc Mais Leitura

+

O projeto propõe oportunizar palestras e apresentações literárias exclusivamente a estudantes de escolas públicas, selecionando escritores, professores ou especialistas em determinadas áreas da literatura, possibilitando trabalhar as temáticas de uma forma mais dinâmica e consequentemente menos expositiva, técnica ou tradicional. Além de oportunizar e dinamizar o acesso ao acervo das Bibliotecas do Sesc.

Feira de Livros

+

A realização de feiras de livros tem por objetivo incentivar e despertar a formação de leitores, tem um caráter abrangente e integrador de linguagens. O projeto, resultante de uma grande mobilização de pessoas e instituições interessadas no desenvolvimento cultural da comunidade, visa oferta de obras e o envolvimento de segmentos estratégicos (professores, estudantes, pais, empresários) com o propósito de pensar o papel da leitura como elemento de construção do ser.

Bibliosesc

+

As Unidades Móveis BiblioSesc circulam por bairros de Porto Alegre, Canoas e Gravataí, e realizam empréstimos e consultas gratuitas de obras como romances, suspenses, comédias, quadrinhos e diversos outros gêneros. O projeto tem como objetivo incentivar a prática da leitura em todas as idades e aproximar a comunidade da literatura.

Sesc Música

+

Contempla espetáculos musicais que apresentam os diferentes estilos e gêneros da MPB, pop-rock, instrumental, samba, nativismo, regional e música de concerto, podendo ser realizado em teatros, espaços alternativos, parques e praças e nas diversas Unidades Operacionais do Sesc, além das cidades de abrangência de atuação do Sesc, em formatos individuais ou mesmo em circuitos regionais, podendo ainda se configurar com a realização de ações formativas como oficinas, palestras e bate-papos.

CineSesc

+

O projeto prevê exibição de filmes com uma programação diversificada a todos os públicos, contribuindo com a formação de plateias, aproximação com a linguagem do audiovisual e o desenvolvimento artístico cultural. Pode ser realizado em escolas, salas de cinema do Sesc, espaços culturais parceiros com infraestrutura adequada e de forma a valorizar a linguagem e ainda ser exibido em formato de cinema de rua, por meio de equipamentos de projeção e exibição fornecidos e operacionalizados pelo Sesc. Projeto de realização nas cidades de Unidades Operacionais e jurisdição.

Rio Grande no Palco

+

O projeto contempla a promoção da produção de circo, dança e teatro pelo Estado do Rio Grande do Sul, que abarcam os diferentes gêneros, estilos e faixas etárias, além de ações formativas como oficinas, palestras e bate-papos. Promovido individualmente pelas Unidades do Sesc ou em formato de circuitos regionais e mostras, estimula a formação de plateias e contribui com a fruição artística das comunidades beneficiadas e o desenvolvimento sócio econômico.

Banco Sesc de Partituras

+

O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores. Veja em www.sesc.com.br/SescPartituras

Teatro a Mil

+

Projeto direcionado ao público oriundo de escolas públicas municipais e estaduais, contempla a apresentação de espetáculos de teatro e circo de diferentes estilos e gêneros podendo ser realizado em teatros, espaços culturais de prefeituras e escolas e/ou nas diversas Unidades Operacionais do Sesc, além das cidades de abrangência de atuação do Sesc. Tem por meta atender em cada edição/ circuito 1.000 crianças e ou adolescentes por cidade, realizado sem cobrança de ingresso aos participante

Aldeias Sesc

+

As Aldeias Sesc são eventos realizados durante 05 dias consecutivos em algumas cidades que recebem os circuitos do Palco Giratório, contemplando uma programação diversificada das diferentes linguagens e manifestações artísticas, entre grupos locais, regionais e nacionais. Com esta ação promove-se o intercâmbio entre as diversas linguagens das artes, artistas, escolares e comunidade em geral.

Mostras de Artes Cênicas

+

São eventos promovidos por unidades operacionais em parceria com os municípios evidenciando uma modalidade. Formatado de modo a contemplar a maior diversidade artística e atender aos diferentes públicos, caracteriza-se pela diversidade, abrangência e acessibilidade do grande público à programação. São exemplos deste serviço a Mostra de Teatro de Passo Fundo, o Santa Maria Sesc Circo, o Gestos Contemporâneos em Porto Alegre, entre outros.

Mostras Didáticas

+

São mostras de painéis e banners de conteúdo didático referentes a nomes e obras da literatura que podem ser exibidas em escolas e espaços culturais junto aos municípios da área de abrangência do Sesc. Promove o acesso à informação, o incentivo à leitura e ao conhecimento, além de contribuir com a programação cultural de municípios na realização de Feiras de Livros.

Exposições de Artes Visuais

+

Consistem em exposições de artes visuais em seus diferentes estilos artísticos, como fotografia, pintura, gravura, desenho, linguagens do street art, grafitti e outros, realizadas individualmente pela Unidade Operacional ou coordenadas em formato de circuito pelos espaços expositivos das Unidades ou de instituições parceiras.

REVISTA ARTESESC

Confira a publicação semestral, que conta com artigos, matérias e entrevistas com artistas, diretores, escritores, críticos e profissionais da área cultural

Saiba mais