. .

Turma da EAD EJA do Sesc Montenegro recebe palestra sobre alimentação saudável

Atividade foi ministrada pela nutricionista da Unidade, Camila Kleber de Oliveira

No dia 28 de agosto, a turma da Educação a Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc de Montenegro recebeu a visita da nutricionista Camila Kleber de Oliveira, colaboradora da própria unidade, para uma palestra especial. Com uma abordagem leve e interativa, a profissional trouxe reflexões sobre a temática da alimentação saudável, destacando como as escolhas alimentares conscientes podem transformar a saúde e o bem-estar. A atividade foi marcada por dinâmicas recreativas, que envolveram e motivaram a turma.

Para a professora regente Tatiana Souza, atividades dinâmicas e participativas se tornam cada vez mais necessárias no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na EAD EJA. “A prática educativa precisa ser feita com alegria, com troca, com sentido. Como diria Paulo Freire, ‘ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção’”, afirma. O supervisor pedagógico Cristian Guilherme Lino destaca que a visita de Camila representa mais do que uma aula especial. “É uma forma de reconhecer e valorizar os talentos da casa, ampliando o espaço de atuação dos nossos colaboradores para além de suas funções rotineiras”.

EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.