. .

Sonora Brasil Sesc terá mostra comemorativa em Porto Alegre e apresentações em 6 cidades do interior do RS

Com cinco shows na Capital, projeto passará por Caxias do Sul, Canoas, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí e Santa Rosa

O Sesc/RS realiza o projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, que, em 2025, percorre o Estado fomentando uma grande programação voltada à valorização da diversidade cultural brasileira por meio da música. Em edição especial, a 10ª Mostra Sonora Brasil Porto Alegre acontece de 26 a 30 de agosto, com artistas de diferentes regiões do País em espetáculos inéditos no Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665). A programação continua na Região Metropolitana e no interior do estado, com cinco circuitos que percorrem seis cidades entre agosto e novembro, levando apresentações, oficinas e palestras a Caxias do Sul, Canoas, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí e Santa Rosa.

Com o tema “Encontros, tempos e territórios”, a proposta deste ano destaca a relação entre os processos históricos e as expressões musicais de diferentes regiões do país, convidando o público a vivenciar espetáculos inéditos que unem tradição e contemporaneidade. A curadoria partiu da representatividade das cinco regiões do Brasil e do conceito de intergeracionalidade, para a seleção de cinco duplas de artistas, para criarem espetáculos inéditos para o projeto. Os encontros mostram a relação entre tempos históricos e territórios nas criações e trazem em suas músicas, paisagens de territórios a relação com diferentes movimentos da música popular brasileira.

Em Porto Alegre, a mostra começa na terça-feira (26/08) com o espetáculo dos artistas pernambucanos Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino, que trazem ao palco o samba de coco de Umbigada, o canto ancestral e as criações decoloniais. Na quarta-feira (27/08), o Seu Risca e Ana Paula da Silva realizam uma performance que homenageia as tradições afro-brasileiras do Catumbi de Itapocu, de Santa Catarina. Na quinta-feira (28/08), é a vez do espetáculo convidado das gaúchas Loma Solaris e Pâmela Amaro fazer uma celebração da musicalidade afro-gaúcha e dos legados de artistas pretos e mestiços que ajudaram a construir a identidade cultural do Estado. Já na sexta-feira (29/08), Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro, do Mato Grosso do Sul, apresentam uma fusão de influências fronteiriças entre Brasil, Paraguai e Bolívia. Encerrando a mostra, no sábado (30/08), o público confere a apresentação da dupla paraense Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro, que unem a tradição da guitarrada à linguagem pop contemporânea da música amazônica.

Após a mostra na Capital, o projeto segue viagem pelo interior do Rio Grande do Sul, até novembro, com cinco circuitos que contemplam diferentes artistas e territórios culturais. Os trabalhos passam por Caxias do Sul, Canoas, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí e Santa Rosa. Além das apresentações, os artistas levam atividades formativas, como palestras, oficinas e bate-papos. Estão previstas palestras sobre a “Guitarrada Paraense”, de Manoel e Felipe Cordeiro, que aprofundam a história e as especificidades do ritmo, oficinas de guitarra amazônica voltadas para estudantes e músicos locais, além de talk show com Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro, que discutem a música popular urbana sul-mato-grossense, promovendo um espaço de diálogo entre artistas, pesquisadores e público. Os shows, assim como as atividades formativas, acontecem em teatros e espaços culturais das cidades. Confira a programação abaixo.

Sobre o Sonora Brasil – O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no País.  Promovido pelo Sesc nacionalmente, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras. Ao todo, 431 músicos já se apresentaram no circuito que, a cada biênio, aborda duas temáticas diferentes e promove a circulação dos artistas por todas as regiões brasileiras.

 

Sonora Brasil 2025 – Sesc/RS

 

Datas: De agosto a novembro

Cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí e Santa Rosa.

Programação:

 

10ª Mostra Sonora Brasil Porto Alegre

 

Horário: 19h
Local:
Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665)

Datas:

 

26/08 (Terça-feira)

Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)

O show traz o encontro de Mãe Beth de Oxum, coquista olindense que, ao lado dos filhos e do marido Quinho Caetés, produz o Samba de Coco de Umbigada, que aborda a música ancestral, decolonial e antirracista. Henrique Albino é arranjador e compositor que, ao absorver conhecimentos e influências diversas, cria “algo, que pode soar estranho, por vezes incômodo, mas também pode ser exaltado pelos que entendem a música, e mesmo a tradição, como algo que reflete o próprio fluxo da vida: mutante”. Surama Ramos, cantora versátil que transita pelo canto lírico e popular.

 

Classificação Indicativa: livre

Duração: 80 minutos

 

27/08 (Quarta-feira)

Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC)

A apresentação aborda manifestações populares afro-brasileiras de Santa Catarina, em especial o Catumbi de Itapocu, da região da Baía da Babitonga, localidade de São Francisco do Sul, com seus cânticos que remontam a história oral de escravizados fugitivos e a fé e a homenagem à Nossa Senhora do Rosário. Seu Risca, Quilombola e liderança da comunidade de Itapocu, integrou o ritual de afrodescendentes do Catumbi por mais de 50 anos, como Tamboreiro, Dançante, Cantador e Rei. Ana Paula da Silva, premiada cantautora e pesquisadora, considera o diálogo com a tradição afro-brasileira determinante para sua vida artística.

 

Classificação Indicativa:  livre

Duração: 50 minutos

 

 

28/08 (Quinta-feira)

Loma Solaris e Pâmela Amaro (RS)

As cantoras apresentarão um espetáculo genuíno, sob o tema “Encontros, tempos e territórios”, que transita entre os ritmos do Maçambique de Osório e o swing Afro-gaúcho, ritmo que norteou a carreira nacional de uma estrela da MPB e do samba de raiz – legados concedidos desde a criação por compositores pretos e mestiços de renome nacional como Caco Velho, Oliveira Silveira, Paraquedas, Luis Vagner, Paulinho DiCasa, Carlos Catuípe, Vladimir Rodrigues e Paulo Romeu. Loma, Pâmela e seus parceiros entrelaçam suas narrativas únicas, que confluem na contação de uma história da participação de homens e mulheres que trabalharam na elaboração e construção do estado e da negritude do Rio Grande do Sul.

 

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60min

 

29/08 (Sexta-feira)

Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)

O show traz o encontro de Geraldo Espíndola, um dos principais compositores da região. Suas canções traduzem o modo de ser sul-mato-grossense e refletem o caldeirão cultural de um lugar que faz divisa com cinco Estados brasileiros e fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Marcelo Loureiro, um dos principais nomes da música instrumental fronteiriça brasileira, que une modernidade e tradição ao desenvolver um estilo influenciado pelos ritmos paraguaios e argentinos, a harmonia do jazz, a escola do violão flamenco e a genuína música brasileira.

 

Classificação Indicativa: livre

Duração: 60 minutos

 

30/08 (Sábado)

Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Manoel Cordeiro, multi-instrumentista e produtor musical com reconhecimento nacional e internacional. Pioneiro em ritmos como lambada e brega, gravou com artistas como Banda Carrapicho, Beto Barbosa e Banda Warilou. Em 2015, lançou o primeiro álbum solo “Manoel Cordeiro & Sonora Amazônia”, seguido por “Combo Cordeiro”, em 2016, ao lado do filho Felipe, e “Guitar Hero Brasil”, em 2019. Manoel segue compondo, realizando shows, se reinventando e influenciando gerações. Felipe Cordeiro é músico, compositor e guitarrista que se destaca pela fusão de ritmos amazônicos tradicionais, como carimbó e lambada, misturados ao pop, rock e à música eletrônica. O artista nos embala com seu “Pop Tropical”, inovando a cena musical paraense e brasileira com uma abordagem contemporânea e experimental.

 

Classificação Indicativa: livre

Duração: 60 minutos

 

Caxias do Sul

 

11/08 (Segunda-feira)

Palestra sobre a “Guitarrada Paraense” – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)

Horário: 19h

Gratuito, inscrições via culturacaxias@sesc-rs.com.br

Mais informações: Pelo WhatsApp (54) 98407-0351.

 

12/08 (Terça-feira)

Apresentação – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)

Horário: 20h

Ingressos: Ingressos a partir de R$10, na Unidade ou no e-commerce sesc-rs.com.br/espetaculosculturais.

Mais informações: Pelo WhatsApp (54) 98407-0351.

 

31/08 (Domingo)

Apresentação – Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)

Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)

Horário: 18h

Ingressos: Ingressos a partir de R$10, na Unidade ou no e-commerce sesc-rs.com.br/espetaculosculturais.

Mais informações: Pelo WhatsApp (54) 98407-0351.

 

02/10 (Quinta-feira)

Apresentação – Mestre Negoativo e Douglas Din (MG)

O encontro entre Mestre Negoativo e Douglas Din materializa uma conexão que transcende o tempo, conexão esta alinhavada pela narrativa oral dos griots que se faz presentes nos versos do rap e nas canções do soul, no ritmo proveniente das batidas dos beats e dos tambores. Este amálgama rítmico e lírico reforça a territorialidade e ancestralidade que é presente em suas obras, de fragmentos de uma África reconstruída culturalmente em outras terras e diz sobre uma Belo Horizonte pouco difundida no imaginário: a cidade do soul, dos tambores, da capoeira, do Hip Hop, dos poetas urbanos, das vilas e favelas que são grandes e potentes centros de produção cultural, de onde a música de matriz africana ecoa.

Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)

Horário: 20h

Ingressos: Ingressos a partir de R$10, na Unidade ou no e-commerce sesc-rs.com.br/espetaculosculturais.

Mais informações: Pelo WhatsApp (54) 98407-0351.

 

22/10 (Quarta-feira)

Apresentação – Risca e Ana Paula da Silva (SC)

Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)

Horário: 20h

Ingressos: Ingressos a partir de R$10, na Unidade ou no e-commerce sesc-rs.com.br/espetaculosculturais.

Mais informações: Pelo WhatsApp (54) 98407-0351.

 

07/11 (Terça-feira)

Apresentação – Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)

Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)

Horário: 20h

Ingressos: Ingressos gratuitos, com retirada na Unidade ou no e-commerce sesc-rs.com.br/espetaculosculturais.

Mais informações: Pelo WhatsApp (54) 98407-0351.

 

Canoas

13/08 (Terça-feira)

Palestra sobre a “Guitarrada Paraense” – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Local: Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301)

Horário: a definir

 

14/08 (Quarta-feira)

Apresentação – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Horário: 19h30

Ingressos: Na Unidade ou no e-commerce sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, por R$ 15 para usuários da Credencial Sesc e beneficiários da meia-entrada, e R$ 30 para público geral.

 

30/08 (Sexta-feira)

Apresentação – Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Horário: 18h

Ingressos: Na Unidade ou no e-commerce sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, por R$ 15 para usuários da Credencial Sesc e beneficiários da meia-entrada, e R$ 30 para público geral.

 

01/10 (Terça-feira)

Apresentação – Mestre Negoativo e Douglas Din (MG)

Local: Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, mediante retirada através do e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br

 

21/10 (Segunda-feira)

Apresentação – Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC)

Local: Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, mediante retirada através do e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br

 

06/11 (Quarta-feira)

Apresentação – Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Horário: 19h30

Ingressos: Na Unidade ou no e-commerce sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, por R$ 15 para usuários da Credencial Sesc e beneficiários da meia-entrada, e R$ 30 para público geral.

 

Passo Fundo

 

15/08 (Quinta-feira)

Oficina de Guitarra Amazônica – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Local: Universidade de Passo Fundo / Curso de Música (BR 285 Km 292,7 – Campus I, São José)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, com inscrições pela Unidade (Av. Brasil, 30) ou telefone (54) 3313-4318

 

16/08 (Sexta-feira)

Apresentação – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

02/09 (Segunda-feira)

 

Apresentação – Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)

Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

03/10 (Quinta-feira)

Apresentação – Mestre Negoativo e Douglas Din (MG)

Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

23/10 (Quarta-feira)

Apresentação – Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC)

Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

08/11 (Sexta-feira)

Apresentação – Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)

Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

Ijuí

 

17/08 (Sábado)

Apresentação – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Local: Teatro Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)

Horário: 18h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

Mais informações: Pelo telefone (55) 3332-7511 ou WhatsApp (55) 98423-6354.

 

04/09 (Quarta-feira)

Apresentação – Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)

Local: Teatro Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

Mais informações: Pelo telefone (55) 3332-7511 ou WhatsApp (55) 98423-6354.

 

05/10 (Sábado)

Apresentação – Mestre Negoativo e Douglas Din (MG)

Local: Teatro Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

Mais informações: Pelo telefone (55) 3332-7511 ou WhatsApp (55) 98423-6354.

 

25/10 (Sexta-feira)

Oficina Corpo–Música–Interpretação – Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC)

Local: Teatro Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)

Horário: 16h

Ingressos: Pelo WhatsApp da Unidade (55) 99134-5371 ou pelo e-mail uoijui@sesc-rs.com.br

 

26/10 (Sábado)

Apresentação – Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC)

Local: Teatro Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

Mais informações: Pelo telefone (55) 3332-7511 ou WhatsApp (55) 98423-6354.

 

11/11 (Segunda-feira)

Apresentação – Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)

Local: Teatro Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

Mais informações: Pelo telefone (55) 3332-7511 ou WhatsApp (55) 98423-6354.

 

Santa Rosa

 

18/08 (Domingo)

Palestra sobre a “Guitarrada Paraense” – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Local: Teatro Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

19/08 (Segunda-feira)

Apresentação – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Local: Teatro Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

05/09 (Quinta-feira)

Talk Show – A moderna música popular urbana sul-mato-grossense – Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)

Local: Teatro Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

06/09 (Sexta-feira)

Apresentação – Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)

Local: Teatro Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

04/10 (Sexta-feira)

Apresentação – Mestre Negoativo e Douglas Din (MG)

Local: Teatro Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

27/10 (Domingo)

Apresentação – Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC)

Local: Teatro Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

12/11 (Terça-feira)

Apresentação – Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)

Local: Teatro Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

Carazinho

 

20/08 (Terça-feira)

Apresentação – Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)

Local: Teatro Sesc Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1224)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade (Av. Flores da Cunha, 1224) ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

03/09 (Terça-feira)

Apresentação – Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)

Local: Teatro Sesc Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1224)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade (Av. Flores da Cunha, 1224) ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

06/10 (Domingo)

Apresentação – Mestre Negoativo e Douglas Din (MG)

Local: Teatro Sesc Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1224)

Horário: 14h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade (Av. Flores da Cunha, 1224) ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

24/10 (Quinta-feira)

Apresentação – Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC)

Local: Teatro Sesc Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1224)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade (Av. Flores da Cunha, 1224) ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais

 

10/11 (Domingo)

Apresentação – Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)

Local: Teatro Sesc Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1224)

Horário: 19h

Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na Unidade (Av. Flores da Cunha, 1224) ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais