. .

Show especial de Negra Li é destaque da abertura do 19º Festival Palco Giratório Sesc nesta terça-feira (20/05)

Evento segue até 08/06 com mais de 60 sessões, atividades formativas e atrações de todas as regiões do país

Com uma programação potente e diversa, o Festival Palco Giratório Sesc inicia sua 19ª edição em Porto Alegre nesta terça-feira, 20 de maio, movimentando a cidade com uma intensa agenda cultural, que segue até o dia 8 de junho. Serão 64 sessões de espetáculos apresentados por 52 grupos artísticos que tomam conta de 22 espaços culturais da Capital. As atividades incluem ainda oficinas, debates e exposições, consolidando o evento como um dos mais relevantes do calendário das artes cênicas no Brasil. Ao todo, cerca de 360 artistas participam desta edição, que também aposta na formação e no diálogo com o público. O destaque do primeiro dia de programação é a cantora e compositora paulistana Negra Li, que sobe ao palco do Teatro Simões Lopes Neto nesta terça-feira, a partir das 20h, com um show especial que celebra seus 29 anos de carreira. Unindo rap, R&B e música brasileira em uma performance carregada de força e autenticidade, a artista apresenta um repertório que transita entre clássicos e canções mais recentes, abordando temas como identidade, empoderamento e resistência.

Ainda na noite de abertura, o espetáculo “Parto Pavilhão”, dirigido por Naruna Costa, será apresentado às 19h30 no Teatro do Sesc Canoas, e ganha nova sessão na quarta-feira, dia 21, às 20h, no Teatro da PUCRS, com tradução simultânea em Libras, audiodescrição e a possibilidade de visita tátil. A peça conta a história de Rose, ex-técnica de enfermagem e detenta que se torna referência para outras mulheres em uma penitenciária provisória para mães. A montagem propõe uma reflexão profunda sobre maternidade, afeto e solidariedade em contextos de privação de liberdade.

Outro destaque da programação é o espetáculo “Caravana Alucinada”, da Cia Teatro Independente, do Rio de Janeiro, que será encenado nos dias 23 e 24 de maio, às 20h, no Teatro Simões Lopes Neto. A peça acompanha a última viagem de um grupo de artistas de trenzinho da alegria que atua em festas populares personificando personagens da cultura pop. Em um trajeto que atravessa o subúrbio carioca, o grupo enfrenta questões pessoais e mudanças que impactam seus destinos. Com humor, emoção e crítica social, a montagem lança um olhar afetuoso sobre a arte, os afetos e a sobrevivência.

Os ingressos para o 19º Festival Palco Giratório Sesc podem ser adquiridos nas Unidades do Sesc/RS, pelo site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio ou, se houver disponibilidade, nas bilheterias dos teatros uma hora antes de cada apresentação, com valores que variam de R$20 a R$60.

Festival Palco Giratório Sesc – Após 18 edições em Porto Alegre, o Festival Palco Giratório Sesc movimenta e incentiva as artes cênicas com uma programação intensa, tradicionalmente no mês de maio. O Festival integra o Circuito Nacional, realizado pelo Sesc em diferentes estados para promover a difusão e o intercâmbio cultural, consolidando a iniciativa como a maior ação do gênero no Brasil. Ao longo de cada ano, traz uma programação caracterizada pela diversidade de expressões e temáticas, qualidade de espetáculos e ações formativas com grupos de todas as regiões do País. A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte. A 19ª edição, em 2025, ocorre entre os dias 20 de maio e 08 de junho. Serão 64 sessões de espetáculos apresentados por 52 grupos artísticos – sendo 24 do Rio Grande do Sul – que tomam conta de 22 espaços culturais da Capital Gaúcha.

Programação - 19º Palco Giratório Sesc

Data: 24/05/2025

Local: Confira os detalhes abaixo

Negra Li
Negra Li (SP)

Negra Li sobe ao palco do Palco Giratório, em Porto Alegre, para um show especial que celebra seus 29 anos de carreira – e contando! Com uma trajetória marcada por sucessos, a cantora e compositora paulistana traz ao público um espetáculo poderoso, que mescla clássicos de sua carreira com novas canções, unindo rap, R&B e música brasileira em uma performance envolvente e cheia de energia. Negra Li apresenta um show que reflete sua trajetória artística, marcada pela força, autenticidade e evolução musical. No repertório, sucessos que atravessaram gerações se misturam a lançamentos recentes, reafirmando sua relevância no cenário musical. A apresentação traz um olhar potente sobre suas vivências, influências e mensagens, passando por temas como empoderamento, identidade e resistência.

Ficha técnica:

Artista: Negra Li
Dj: Nene
Backing Vocal: Dani Carmo
Técnico de PA: Wilber Monteiro
Técnico de Monitor: Ge Brás
Iluminador: Julio Arias
Produtor Técnico: Tuca
Produtora Executiva: Paula Dias
Maquiadora: Jussara Carvalho

Data: 20/05

Horário: 20h

Local: Teatro Simões Lopes Neto

Classificação etária: Livre

Duração: 60 minutos

Gênero: Música

Parto pavilhão
Dir. Naruna Costa (SP) 

Rose, ex-técnica de enfermagem e detenta de uma penitenciária provisória para mães, ajuda as mulheres nos partos, nos cuidados com os filhos e a suportar o peso dos dias dentro das celas. Foi mãe dentro da penitenciária e conhece o cotidiano e os segredos desse labirinto. Aos poucos ganha a confiança de todo o pavilhão e da diretora do presídio, com quem tricota roupinhas de lã para os bebês quase todas as tardes. Tudo muda quando, durante um jogo da seleção brasileira, ela pega um molho de chaves em uma gaveta aberta.

Ficha técnica:

Idealização e Dramaturgia: Jhonny Salaberg
Direção: Naruna Costa
Atuação: Aysha Nascimento
Musicista em cena: Reblack
Direção musical e Composições: Giovani Di Ganzá
Preparação corporal e coreografia: Malu Avelar
Cenografia e Figurino: Ouroboros Produções Artísticas – Carolina Gracindo, Thais Dias e Iolanda Costa
Desenho e operação de luz: Gabriele Souza
Sonoplastia e operação de som: Tomé de Souza
Identidade visual: Sato do Brasil
Fotos: Edu Luz e Noelia Nájera
Produção: Washington Gabriel e Corpo Rastreado.

Data: 20/05

Horário: 19h30

Local: Teatro Sesc Canoas

Data: 21/05

Horário: 20h

Local: Teatro da PUCRS
*Com tradução simultânea de Libras e audiodescrição

 Classificação etária: 14 anos

Duração: 60 minutos

Gênero: Teatro

Caravana alucinada
Cia Teatro Independente (RJ) 

Yasmin (Carolina Pismel), Suelen (Kênia Bárbara), Diego (Jefferson Melo), Estela (Júlia Marini) e Gustavo (Paulo Verlings) formam um grupo de artistas itinerantes aos moldes dos populares trenzinhos da alegria cujos integrantes animam variados tipos de festas Brasil afora personificando figuras icônicas dos quadrinhos e da TV. Prestes a se separar, farão sua última viagem juntos, percorrendo o subúrbio do Rio de Janeiro. Ao longo da jornada, enfrentam questões pessoais urgentes e algumas surpresas que mudarão os rumos de suas vidas.

Ficha técnica:

Idealização: Paulo Verlings e Jô Bilac
Dramaturgia: Jô Bilac
Direção: Paulo de Moraes
Elenco: Carolina Pismel, Kênia Bárbara, Jefferson Melo, Júlia Marini e Paulo Verlings
Iluminação: Maneco Quinderé
Cenografia: Carla Berri e Paulo de Moraes
Figurino: Carol Lobato
Direção Musical: Ricco Viana
Direção de Movimento: Paulo Mantuano
Direção de Produção: Ártemis
Realização: Teatro Independente

Data: 23/05 e 24/05

Horário: 20h

Local: Teatro Simões Lopes Neto

Classificação etária: 16 anos
Duração: 70 minutos
Gênero: Teatro