Sesc/RS lança Programa permanente de Prevenção e Combate ao Bullying
Iniciativa reúne ações já desenvolvidas em escolas e amplia estratégias de diálogo e reflexão com estudantes, famílias e educadoresO Sesc/RS oficializou, neste ano, o Programa de Prevenção e Combate ao Bullying, iniciativa permanente que reúne de forma sistemática as ações já realizadas em suas escolas sobre o tema. O projeto busca promover espaços de reflexão, formação e diálogo, envolvendo gestores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias, com foco na construção de ambientes escolares mais seguros, acolhedores e inclusivos.
Ao longo de 2024, o programa vem desenvolvendo diferentes frentes de atuação, entre elas momentos formativos para gestores escolares e equipes pedagógicas e intervenções com estudantes, adaptadas às faixas etárias e aos interesses de cada turma. A temática também foi incorporada em atividades como a Semana do Brincar, realizada em maio, e no Sesc em Família, que promove encontros de formação para familiares dos alunos.
“Envolver a todos os integrantes das comunidades escolares na prevenção e combate ao bullying é um compromisso da Rede Sesc/RS de Educação. Não existem receitas prontas, considerando que o bullying é um fenômeno complexo e multifatorial, mas acreditamos fortemente que a garantia de espaços permanentes de reflexão e de diálogo sobre este tema é uma estratégia importante e eficaz”, destaca a psicóloga escolar e educacional da Gerência de Educação do Sesc/RS, Júlia Köbe.
Neste segundo semestre, a iniciativa passa a orientar ações específicas junto aos estudantes, com atividades diferenciadas para cada faixa etária. A proposta contempla a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Criar Sesc e a Educação à Distância para Jovens e Adultos, reforçando o compromisso do Sesc em atuar de forma preventiva e integrada contra qualquer forma de violência no ambiente escolar.
Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 35 polos no RS.