Sesc Frederico Westphalen fortalece cena cultural regional com programação no 11º Festival Atena
Espetáculos, oficinas e exibições promovidas pela Unidade marcaram a programação do eventoO Sesc Frederico Westphalen integrou a programação do 11º Festival Atena, realizado pela Associação Cultural Atena (ACA) entre os dias 27 de junho e 06 de julho. Ao longo de dez dias, a Unidade contribuiu com a promoção de atividades culturais diversificadas, como espetáculos teatrais, sessões de cinema, oficinas e cursos, consolidando sua atuação como agente de acesso e fomento à cultura na região.
A participação começou já na abertura do festival, no dia 27 de junho, com a apresentação do espetáculo “Radicci e Genoveva”, do Grupo UEBA, no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada (URI). Inspirada nas histórias do icônico personagem Radicci, a comédia marcou o início das atividades com humor e identificação regional. No dia 1º de julho, o Sesc promoveu duas exibições de curtas-metragens infantis, reunindo estudantes em torno de produções audiovisuais nacionais voltadas à infância. A sede da ACA recebeu o Curso “Cinema Negro: Histórias, Cineastas e Linguagens”, ministrado pelo pesquisador Daniel Rodrigues, que compartilhou sua trajetória e visão crítica sobre o audiovisual brasileiro.
A programação continuou, no dia 04 de julho, com uma oficina teatral conduzida por Marcio Meneghell, e com o espetáculo “Dona Graças a Deus em: Que vida é essa?”, do Núcleo Rindo à Toa, que levou ao público uma apresentação cômica sobre o cotidiano. O encerramento da participação do Sesc no festival aconteceu no último domingo, 06 de julho, com uma atração voltada ao público infantil: “Assobia e Chupa Cana”, com o Grupo Pinguinho e Serragem. “Levamos ao público de Frederico Westphalen e região uma programação diversa, com espetáculos, oficinas e atividades formativas que valorizam os artistas locais e reafirmam nosso compromisso com a formação de plateia e com o fortalecimento da cultural local”, destaca a agente de Programas Sociais do Sesc Frederico Westphalen, Francini Trindade.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.