Sesc Carazinho celebra Dia do Patrimônio Histórico Cultural com passeio guiado
Grupo percorreu os principais pontos da cidadeNo sábado, 16 de agosto, o Sesc Carazinho realizou um passeio guiado como parte da programação do Dia do Patrimônio Histórico Cultural. O roteiro especial conduziu os participantes por pontos emblemáticos da cidade, resgatando memórias, curiosidades e a importância da preservação dos espaços para a identidade local. A atividade reuniu 40 participantes.
A mediação ficou a cargo dos escritores da Academia Carazinhense de Letras: Ilse Piva (presidente), Fátima Dorneles, Roberto da Cruz e Mara Steffens. Eles compartilharam relatos e reflexões sobre a história do município, aproximando ainda mais os participantes das narrativas que formam a memória coletiva.
O grupo saiu da Unidade, localizada na Av. Flores da Cunha, 1224, e percorreu locais de relevância histórica e cultural, como a Gare, o Largo 3 de Outubro, o Hotel Ideal, o prédio histórico do Navio e o antigo Frigorífico do Bairro Glória, além da Fábrica de Café. O trajeto seguiu com visita à Igreja Nossa Senhora da Glória, onde está exposta a Via Sacra “Cristo de Calça Jeans”, passando ainda pelo CTG Rincão Serrano, o monumento à Revolução de 1923 e o Passo dos Tropeiros, na Avenida Pátria. O Passeio do Patrimônio Histórico e Cultural foi uma realização do Sesc Carazinho, com apoio do Museu Olívio Otto, Secretaria Municipal de Educação e Cultura por meio da Coordenação de Cultura, Academia Carazinhense de Letras e Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.