. .

Sesc Cachoeira do Sul realiza caminhada guiada com a historiadora Mirian Ritzel

Encontro ao ar livre ocorreu em homenagem ao Dia do Patrimônio Histórico Cultural

Em homenagem ao Dia do Patrimônio Histórico e Cultural no Brasil, celebrado no dia 17 de agosto, o Sesc Cachoeira do Sul promoveu uma caminhada guiada mediada pela historiadora e pesquisadora Mirian Ritzel. A atividade aconteceu sábado, dia 16, percorrendo parte do primeiro mapa urbano da cidade, elaborado em 1850, pelo então engenheiro e agrimensor da comarca, João Martinho Buff, a pedido da Câmara de Vereadores da época. Com 25 vagas, o passeio recebeu 52 inscrições.

O percurso teve início em frente à Unidade e encerrou no Museu Municipal, onde Miriam apresentou o mapa restaurado e original de 175 anos. Ao longo da caminhada, ela revelou curiosidades, fatos históricos, dados e aspectos culturais e arquitetônicos da cidade e, especialmente, de edificações como a Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, Câmara de Vereadores, Cine Coliseu, Clube Comercial, União de Moços Católicos, Château D’Eau, Catedral Nossa Senhora Conceição e do Museu que, no passado, foi sede da cadeia e da Câmara de Vereadores. Esse trajeto faz parte do Centro Histórico de Cachoeira do Sul, traçado sugerido em 2019 pela então vereadora Telda Assis.

O público acompanhou atentamente, contribuindo com perguntas e lembranças sobre a história local. Entre os participantes estiveram a secretária municipal de cultura Dariely de Barros, o prefeito Leandro Balardin, a vereadora Mariana Carlos, a presidenta do Compahc Ione Carlos e a ex-secretária municipal de Educação e Cultura de Cachoeira do Sul, Marisa Tim Sari além de estudantes do EJA Sesc, do Grupo Maturidade Ativa e de acadêmicos da UFSM. O passeio contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e aconteceu em 15 cidades gaúchas através do Sesc/RS.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.