Sesc Cachoeira do Sul lança campanha Pomar Solidário
Iniciativa estimula doações de frutas e hortaliças excedentes para combate ao desperdício e à insegurança alimentarO Sesc Cachoeira do Sul deu início à edição 2025 da campanha “Pomar Solidário”, mobilização que convida produtores rurais e moradores da comunidade a doar o excedente de frutas, verduras e legumes cultivados em pomares e hortas domésticas. A ação tem como objetivo ampliar o alcance das doações realizadas ao programa Mesa Brasil, reduzir o desperdício de alimentos e contribuir com a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade.
“Com esta estratégia conseguimos aumentar o número de doações para o Programa Mesa Brasil, diminuir o desperdício de alimentos e, consequentemente, levar alimentos da época com excelente valor nutricional para os nossos beneficiários”, explica a nutricionista do Sesc Cachoeira do Sul, Débora Martins. Segundo ela, todos os alimentos recebidos também são utilizados nas oficinas culinárias do programa, que capacitam os receptores a aproveitarem ao máximo os ingredientes recebidos.
Criada há mais de 10 anos em Cachoeira do Sul, a campanha ganhou força e, atualmente, é realizada nos sete municípios gaúchos que contam com unidades do Mesa Brasil. Entre 2020 e 2023, o “Pomar Solidário” arrecadou quase 10 toneladas de alimentos. Interessados em participar da campanha podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (51) 92004-4271. A coleta dos alimentos pode ser feita diretamente nas residências dos doadores, facilitando a contribuição.
Sobre o Mesa Brasil – O Sesc Mesa Brasil é uma rede permanente de solidariedade que atua desde outubro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Sesc Mesa Brasil é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.