. .

Sesc Alegrete apresenta projeto de EAD-EJA a comunidade e parceiros

Unidade terá 50 vagas e inscrições já se encerraram

Alegrete vive e a expectativa do início das atividades da EAD-EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos) oferecida pelo Sesc Alegrete. O prazo de inscrições para as 50 vagas oferecidas no município já se encerrou no dia 20 de fevereiro, após ações de divulgação do novo programa. 

No dia 17 de fevereiro, quinta-feira, a gerente do Sesc Alegrete, Claudia da Costa Rizzatti, juntamente com a supervisora Pedagógica do Sesquinho, Marileti Oliveira e o agente de Cultura e Lazer, Paulo Amaral, estiveram no 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, apresentando o portfólio de serviços da Unidade, entre eles, as atividades de Educação a Distância. 

No dia 15, o espaço onde ocorrerão as aulas presenciais, que compõem 20% do programa do curso, receberam a visita do diretor regional de Sesc/Senac José Paulo, e das diretoras das unidades Alegrete Rita de Cassia Garrido, do Senac, e Cláudia Costa, do Sesc. As salas estão equipadas com TVs digitais e câmeras para as aulas a distância. Serão duas salas na rua Gen. Vitorino, 399, no centro de Alegrete, para receber os alunos das 50 vagas disponíveis na cidade.

A EAD-EJA oferecerá como qualificação profissional o curso de Produção Cultural. Os estudantes que participarem terão também acesso a atividades presenciais e on-line de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc. O projeto visa contribuir com a redução da evasão escolar no Brasil ao proporcionar a formação de forma flexível, por meio da educação a distância, e ajudar os alunos na preparação para o mercado de trabalho. Além de atender às orientações do Novo Ensino Médio que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o método foi pensado de forma a ter uma linguagem com a qual o jovem se identifique. A construção dos conteúdos foi baseada em experimentações e maior interação dos participantes. 

O projeto será desenvolvido em três semestres, com carga horária total de 1.200 horas. No Brasil, serão oferecidas aproximadamente 2.500 vagas e, ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão do Ensino Médio com qualificação profissional.  No Rio Grande do Sul, os polos serão nos municípios de Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre (Alberto Bins), Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Venâncio Aires e Viamão.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. “Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal Perto de Você segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.