Projeto voltado a idosos do Sesc Redenção comemora 20 anos de atuação
Maturidade Ativa está, há duas décadas, promovendo um envelhecimento mais ativo, saudável e feliz a moradores da CapitalMais de 130 pessoas, entre colaboradores, autoridades, parceiros e participantes da Maturidade Ativa do Sesc Redenção, em Porto Alegre, estiveram reunidas para celebrar os vinte anos do projeto na Capital Gaúcha. A marca foi comemorada em um evento no Teatro do Sesc Alberto Bins no sábado, dia 02, com apresentação artística, falas emocionadas e um parabéns. Presentes estavam três idosas que são membras do grupo desde seu início – Glória Louzeiro, Marlene Médici e Teresinha Vargas – além dos facilitadores que coordenaram o projeto ao longo dessas duas décadas – Michele Silveira, Margarete Pinheiro, Jéssica Finger e, o atual, Hélio Neves.
O Sesc Redenção foi o terceiro no Estado a formar um grupo dedicado ao público idoso. Desde seu início, realiza diversas ações e oficinas, a fim de promover um envelhecimento mais ativo, saudável e feliz. Hoje, a Unidade conta com seis grupos, de diferentes localidades de Porto Alegre, e um total de mais de cem membros. Entre as ações atuais, estão esportes adaptados, bingos, gincanas, coral e diversas outras atividades de lazer, cultura e ação social. “É uma honra estar à frente desse projeto neste momento e saber como ele é importante e faz a diferença na vida dessas pessoas”, destaca o facilitador, Hélio Neves.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 61 grupos ativos com atividades sistemáticas. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.