Projeto Ocup(A)ção Arte Educação segue com encontros nesta semana
Série de diálogos virtuais passará por diferentes estados brasileirosSeguem nesta semana as atividades do projeto Ocup(A)ção Arte Educação do Sesc. A série de diálogos virtuais com educadores, artistas e pesquisadores de todo o país proposta pelo Departamento Nacional do Sesc está levando o debate sobre as práticas culturais a toda sociedade desde 30 de junho. Até 08 de julho, o projeto aborda acessibilidade, diversidade, geracionalidade e territorialidade – sempre das 16h às 17h (Horário de Brasília) nos canais de Youtube do Sesc São Paulo (05/07), Espírito Santo (06/07), Alagoas (07/07) e Sesc Rio Grande do Sul (08/07).
Nesta segunda-feira (05/07), o Sesc São Paulo debate sobre Identidade e diversidade na educação musical, seguido pelo Sesc Espírito Santo, no dia 06, com a reflexão Repensando: A arte e a cultura como ferramenta de transformação humana e social, e pelo Sesc Alagoas, no dia 07, com o tema NJÒ AIGBORAN: Dança, Educação e epistemes afrocentradas para uma prática artística-pedagógica antirracista.
No Rio Grande do Sul, o projeto acontecerá no dia 08 de julho, com o bate-papo Diversidade na docência: Arte e Educação LGBTQIA+ no RS, com a professora e pesquisadora de artes visuais Marina Reidel e o ator e educador Gustavo Deon. O evento será transmitido pelo canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs). Os convidados, naturais do Rio Grande do Sul, têm uma trajetória reconhecida nas áreas da arte educação, da sexualidade e das relações de gênero. A conversa convidará a comunidade gaúcha a pensar sobre os desafios que educadores transexuais enfrentam ao ocuparem diferentes espaços educativos, além de discutir como o assunto vem sendo articulado nos currículos e debates promovidos pelas escolas. A mediação da conversa será feita pelo analista de Arte Educação do Sesc/RS, Diewerson Nascimento, e um intérprete de Libras proporcionará mais acessibilidade ao diálogo.
Ocup(A)ção Arte Educação
O QUE É: Espaço de compartilhamento de experiências e escuta expandida sobre o que o Brasil tem realizado no campo da mediação cultural. De norte a sul, do nordeste ao centro oeste e com o sudeste nesta geografia das práticas educativo-culturais, a partir de eixos conceituais, tais como: diversidade, acessibilidade, geracionalidade e territorialidade; educadores, artistas, pesquisadores e profissionais da cultura apresentarão suas dinâmicas, abordagens e metodologias, centradas na Arte Educação.
OBJETIVO: Democratizar o acesso a experiências mediadas pelas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, arte educação, biblioteca, patrimônio, artes visuais e literatura, em suas variadas expressões. Por meio da Política Cultural do Sesc, que rege as intencionalidades e as diretrizes das ações de formação, fruição, difusão e fomento, promovidas pelo Programa Cultura em consonância com objetivos institucionais, direitos culturais e diversidade cultural, a equipe tem desenvolvido, por meio da arte, dinâmicas do âmbito da crítica, reflexão e da criação. A arte educação é um caminho de mediação de saberes, experiências e conhecimentos. De modo horizontal, o Sesc quer compreender como as pessoas se relacionam com a arte. Nesse percurso, o exercício dialógico se faz presente. O ponto principal desse trabalho é, portanto, exercitar a concepção de mediação como objeto de formação educativo-artístico-cultural.
Ocup(A)ção Arte Educação – Primeira semana
Playlist do projeto no Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLY_QtDGHt8ShI3MXi-zXJxxTJvnC0o8dr
Horário das lives: 16 às 17h
05/07 (segunda-feira)
Sesc São Paulo
Identidade e Diversidade na Educação Musical – Teca Alencar e Salloma Salomão
06/07 (terça-feira)
Sesc Espírito Santo
Repensando: A arte e a cultura como ferramenta de transformação humana e social – Carlos Abelhão e Karenn Amorim
07/07 (quarta-feira)
Sesc Alagoas
NJÒ AIGBORAN: Dança, educação e epistemes afrocentradas para uma prática artística pedagógica antirracista – Jadiel Ferreira e Sirlene Gomes
08/07 (quinta-feira)
Sesc Rio Grande do Sul
Diversidade na docência: Arte e Educação LGBTQIA+ no RS – Marina Reidel e Gustavo Deon