Sonora Brasil: Ijuí recebe tradicional grupo de samba sergipano
Com entrada franca, conjunto Samba de Pareia da Mussuca se apresenta no dia 22 de agosto, às 20h, no Teatro do Sesc IjuíCom o objetivo de desenvolver programações identificadas com a evolução histórica da música no Brasil, o projeto nacional Sonora Brasil Sesc – Formação de Ouvintes Musicais traz este ano ao RS a temática “Na Pisada dos Cocos”. Uma das apresentações para ilustrar esse gênero é de um dos grupos mais celebrados da cena musical de Sergipe: o conjunto Samba de Pareia da Mussuca. Em Ijuí, o show será no dia 22 de agosto (quarta-feira), no Teatro do Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202), às 20h, com entrada franca. Mais informações no fone (55) 3332-7511 e no www.sesc-rs.com.br/ijui e www.facebook.com/sescijuirs.
De acordo com relatos, o Samba de Pareia, surgiu há mais de 300 anos entre os escravos que trabalhavam nos canaviais. Hoje, ele é dançado por mulheres, e conta com a presença de homens apenas como tocadores que sustentam o ritmo com dois tambores médio-graves e uma porca (cuíca). Completa a instrumentação um ganzá, tocado por uma das mulheres, e o principal elemento rítmico, a pisada dos tamancos das dançadeiras. O samba não se caracteriza como um folguedo, mas apresenta dança coreografada e trajes padronizados. Assim como as letras das músicas trazem uma alusão a situações do dia-a-dia, normalmente com muita irreverência.
O grupo é liderado por uma mestra, Dona Nadir, o que é raro nos grupos de tradição, onde as funções de liderança normalmente cabem aos homens. O conjunto conta também com a participação de Mangueira (Acrisio dos Santos), Carmélia dos Santos, Elenilde da Silva, Maria Edenia dos Santos, Maria Ednilde dos Santos, Cecé (Maria José dos Santos), Maria Lucia Santos, Maria Luiza dos Santos, Maria José dos Santos e Normália dos Santos. O estilo “Na Pisada dos Cocos” é uma prática coletiva que envolve, na maioria das vezes, grupos mistos, formados por homens e mulheres, que são encontrados em áreas urbanas e na zona rural, inclusive em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, onde a dança e a música, integradas, estão presentes nos terreiros, nas festas populares e em ritos religiosos.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Projeto Sonora Brasil Sesc - Musical “Samba de Pareia da Mussuca” - Ijuí
Data: 22/08/2018
Local: Teatro do Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)
Horário: 20h
Entrada gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos no Sesc Ijuí.