. .

Projeto Arte da Palavra promove oficinas e apresentações literárias em cinco cidades do RS

Iniciativa estimula a leitura, a criatividade e a valorização da literatura brasileira entre crianças, jovens e adultos

Durante o mês de setembro, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado o maior projeto de circulação literária do Brasil, promove uma intensa programação no Rio Grande do Sul. O público poderá acompanhar gratuitamente atividades dos circuitos Criação Literária e Oralidades. A agenda envolve cinco municípios gaúchos: Canoas, Gravataí, Montenegro, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo. Nessas cidades, o projeto se desdobra em oficinas formativas e apresentações literárias que unem escrita, oralidade e experimentação artística.

Os convidados que integram a programação representam a diversidade da literatura brasileira. Sinara Rúbia (RJ) é educadora, contadora de histórias e pesquisadora em Literatura Infantojuvenil Negra, autora de mais de seis livros. Rádi Oliveira dos Santos (BA) atua como poeta, compositora e educadora social, com projetos literários no Brasil e na América Latina. Alysson Pangulim (PI) é poeta, slamer, grafiteiro e ativista cultural, desenvolvendo trabalhos que unem poesia, dança e artes visuais no Piauí. Já Luan Renato (SC) é multiartista, poeta e ator, integrante do Poeira Grupo de Teatro e campeão catarinense de poesia falada (Slam).

“O projeto é uma oportunidade única de aproximar a comunidade da literatura e das diferentes expressões artísticas, buscando sempre fortalecer a formação de leitores, valorizar autores brasileiros e estimular a criatividade e a imaginação de crianças, jovens e adultos em todo”, destaca Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS. Confira a programação completa logo abaixo.

Arte da Palavra – É um projeto do Sesc voltado para ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras, escritores, novas formas de produção e discursos periféricos emergentes. O projeto é composto por três tipos de circuitos: de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas de diferentes temáticas com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.