. .

Programa Sesc Maturidade Ativa completa 21 anos de atuação em Lajeado

Projeto voltado a pessoas idosas promove um novo significado para o envelhecimento, através de uma série de atividades

Esta segunda-feira, dia 23 de setembro, marca o aniversário de 21 anos do Programa Sesc Maturidade Ativa em Lajeado. A iniciativa, que reúne pessoas idosas em uma série de ações de promoção de saúde, lazer, bem-estar e responsabilidade social, foi colocada em prática no município no ano de 2003. Atualmente, conta com 111 participantes, que têm encontros semanais e atividades especiais.

“Entre os principais projetos que marcam estes 21 anos de história, está o Pedacinhos de Amor, onde os idosos se reúnem para crochetar e tricotar agasalhos em prol de instituições assistenciais. Foi através dessa iniciativa que, em 2018, o grupo doou perucas de crochê para meninas em tratamento de câncer no Hospital Conceição, de Porto Alegre. Também foi através dele que, após a grande enchente do ano passado, foram doados mais de 250 itens confeccionados para famílias necessitadas que foram vítimas da tragédia”, lembra a agente de Programas Sociais do Sesc Lajeado, Débora Mallmann Nonnenmacher.

Entre as atividades do Sesc Maturidade Ativa de Lajeado estão encontros de integração, passeios turísticos, ações esportivas e culturais, e oficinas diversas. A participação é gratuita e voltada a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Os encontros sistemáticos acontecem todas as terças-feiras, das 14h às 16h, no Senac Lajeado (Av. Sen. Alberto Pasqualini, 421). “O Programa oportuniza novas amizades e novos horizontes, colocando os idosos em movimento e valorizando o seu papel na sociedade”, completa Débora. Interessados podem fazer contato com a Unidade pelo telefone (51) 3748-4644 ou WhatsApp (51) 98924-4318.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.