Detentos da Cadeia Pública participam de curso do Programa Sesc Envolva-se
Aula inaugural do curso de ‘Criatividade e Estilo: Casa e Decoração’ acontece na manhã desta segunda-feira (16/7)Na próxima segunda-feira, 16 de julho, o Programa Sesc Envolva-se realiza a aula inaugural do curso de “Criatividade e Estilo: Casa e Decoração” na Cadeia Pública de Porto Alegre. As aulas, que ensinam técnicas para a confecção de mantas com retalhos de tecidos, acontecem sempre nas segundas-feiras, das 9h às 12h, totalizando 27h/aula. Está prevista a participação de 35 detentos, oriundos da ala de dependentes químicos. Mais informações estão disponíveis no telefone (51) 3224-0538 ou no site www.sesc-rs.com.br/comunidade.
Convidado pela Susepe, o Sistema Fecomércio-Sesc/RS realiza há três anos o Projeto Envolva-se nas penitenciárias da Capital gaúcha. A primeira edição foi desenvolvida no Presídio Feminino Madre Pelletier, enquanto a segunda já ocorreu na Cadeia Pública. Em 2017, os detentos aprenderam a confeccionar tapetes com técnicas de artesanato. Dando continuidade ao trabalho realizado no ano anterior, nesta edição será ensinada a técnica do tear, para a criação de mantas. “O objetivo é que eles possam sair daqui com uma profissão, que possam enxergar nessa atividade uma grande oportunidade de renda e sustendo futuro”, esclareceu Fabiane Gasparini, assistente social do Sesc Comunidade.
A turma do curso de 2018 é composta cerca de 50% por pessoas que já participaram da edição anterior. Em encontro prévio, ocorrido na última segunda-feira (09/07), para diálogo com os alunos, foi possível perceber a receptividade destes pelos conhecimentos que serão obtidos, conforme indica a assistente social responsável pelo Programa Sesc Envolva-se. “Eles estavam extremamente ansiosos, pois também ajudaram a escolher a técnica que seria ensinada. Muitos já avançaram e melhoraram na técnica ensinada o ano passado e estão muito empolgados pelo curso”, afirma.
Permitir a participação dos presos, no planejamento da atividade resulta em uma maior identificação e entusiasmo destes com o projeto. Desta forma, os alunos ajudaram a definir qual seria a técnica realizada e a finalidade dos materiais produzidos. Ao longo do curso cada participante produzirá uma manta para uso pessoal, ou que possa ser presenteada a alguém. Além destas, eles também irão confeccionar mantas para uso coletivo, para serem colocadas em cima dos assentos de tijolos que existem nas galerias, de forma a se tornarem mais confortáveis. Serão feitas ainda, no mínimo, dez mantas para doação à alguma entidade social, que será escolhida posteriormente pelo grupo.
O Programa Envolva-se é uma rede de solidariedade que atua em prol da sustentabilidade ambiental e a partir de três pilares: as empresas doadoras de insumos e matéria prima; as entidades sociais que transformam a matéria prima em arte; e o Sesc que realiza a mediação entre os parceiros do Programa, dando apoio logístico e disseminando conhecimentos a partir de ações educativas.
Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.