Práticas do Sesc/RS com pessoas idosas ganham destaque em revista especializada e reconhecimento do Governo Federal
Artigo sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa integra edição especial da Revista Longeviver e vence o 1º lugar em seleção do Ministério dos Direitos Humanos e da CidadaniaO Programa Sesc Maturidade Ativa, plataforma de protagonismo e cidadania desenvolvida há mais de duas décadas no Rio Grande do Sul e que promove autonomia, aprendizagem contínua, acesso à cultura, lazer, e fortalecimento de vínculos sociais entre pessoas idosas, é um dos principais destaques da edição especial da Revista Longeviver. A publicação é uma das mais importantes do país dedicadas à pauta do envelhecimento e das práticas sociais com o público-sénior. Na edição, estão reunidos artigos de profissionais do Sesc/RS que atuam diretamente com pessoas idosas, valorizando práticas transformadoras e reflexões sobre o impacto das ações realizadas pela entidade do Sistema S em todo o Estado.
A iniciativa também recebeu um reconhecimento nacional. Escolhido para abrir a edição especial da Revista Longeviver, o artigo “Programa Sesc Maturidade Ativa: Convivência que conecta e transforma”, assinado por Michele Bittencourt, Betina Berlitz e Mári Estela Kenner, integrantes da equipe técnica da Gerência de Assistência e Saúde (GEAS) do Sesc/RS, foi contemplado com o 1º lugar no Prêmio Experiências Exitosas MDHC. A iniciativa federal é promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e reconhece projetos que promovem os direitos da pessoa idosa e contribuem para um envelhecimento ativo e saudável.
Para a coordenadora do Trabalho Social com Grupos do Sesc/RS, Michele Bittencourt, o reconhecimento da Revista Longeviver e do Prêmio MDHC evidencia o papel do Sesc/RS como referência nacional na promoção da longevidade com qualidade de vida. “Receber esse reconhecimento por meio da Revista Longeviver e do Prêmio Experiências Exitosas, do Governo Federal, reforça a relevância do Programa Sesc Maturidade Ativa como uma política permanente de valorização da pessoa idosa. Há mais de 20 anos, o Sesc/RS investe em ações que estimulam o protagonismo, a convivência e a cidadania na maturidade. Esse destaque nacional é resultado do comprometimento dos nossos profissionais e da escuta ativa das pessoas com quem construímos cada projeto. Esse momento nos inspira a seguir aprofundando nossas práticas, com base na escuta, na sistematização e no compromisso com uma longevidade mais plena, justa e acolhedora para todos”, pontua.
A edição completa da revista pode ser conferida no site do Portal do Envelhecimento, ww.portaldoenvelhecimento.com.br. Já a cerimônia de premiação do Prêmio Experiências Exitosas MDHC está prevista para outubro, em Brasília.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.