. .

Teatro do Sesc recebe espetáculos do Porto Verão Alegre 2018

Ações ocorrem entre 06 e 31 de janeiro, às 20 horas, no Sesc Centro

Foram divulgadas as atrações culturais do Porto Verão Alegre 2018. Os espetáculos vão acontecer entre os dias 06 de janeiro a 8 de fevereiro, em diversos locais incluindo o Teatro do Sesc Centro. Os ingressos exclusivos para a categoria Comércio e Serviços têm valor de R$ 11 no SAC do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665) e podem ser adquiridos de segunda a sexta-feira das 8h às 19h45, e aos sábados das 8h às 13h. Mais informações pelo e-mail culturacentro@sesc-rs.com.br, telefone (51) 3284-20701 e na página www.facebook.com/sescportoalegre.  

 A montagem de Lúcio Alves, “Imaginação”, abre a programação do Teatro Sesc Centro,  no dia 06 de janeiro, às 20 horas. O espetáculo de ilusionismo retrata a infância e adolescência, buscando elementos lúdicos. Momentos de mistério e humor compõem a peça, que também convida à criatividade, causa espanto e encanto. O espetáculo é inspirado no musical homônimo de Rodrigo Grecco. Confira abaixo a programação completa.  

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

Agenda Cultural – Porto Verão Alegre 2018 – Espetáculos no Teatro do Sesc

06 de janeiro
Espetáculo: Imaginação
Lúcio Alves (RS)
Sinopse: Certamente a mais poderosa dádiva existente na face da terra repousa na inocência de nossa infância: a imaginação. Um espetáculo de ilusionismo que dará asas a sua imaginação em uma viagem ao encontro da melhor época de suas vidas, a infância. Lúcio Alves retrata, ao longo do espetáculo, lembranças de sua infância e de sua adolescência ilustradas com a arte do Ilusionismo. Momentos de mistério e humor compõem este espetáculo repleto da mais pura imaginação. Inspirado na obra musical “Imaginação” de Rodrigo Grecco.
Ficha Técnica: Texto, criação e concepção: Lucio Alves | Direção: Lucio Alves | Produção e Orientação Cênica: Anna Paula Arruda | Fotos: Anna Paula Arruda
Duração: 60 min
Classificação: Livre

 

09 e 10 de janeiro
Espetáculo: PARANORMAL – Kronnus (RS)
Sinopse: Um show intimista e inovador que explora os limites da mente humana através do Mentalismo. Um espetáculo de entretenimento psíquico interativo, intrigante, misterioso que vai do bom humor até a tensão absoluta. Uma performance artística cujo objetivo é atenuar a linha entre a realidade e a ilusão, tirando completamente o fôlego de quem estiver presente. Leitura de pensamentos, previsão do futuro, adivinhações, talheres que entortam como se fossem líquidos e muito mais.  Tudo dentro cenário minimalista com elementos antigos e uma iluminação cênica criativa que compõe a moldura para que o público assista de perto e participe de números. O que é mentalismo? Mentalismo é uma antiga arte praticada por pessoas designadas mentalistas que, através de uma performance aliada à hipnose, logica, sugestão e princípios ilusionistas, apresentam ao público experiências relacionadas com: telepatia, telecinesia, precognição, clarividência e controle mental. Kronnus é um dos maiores ilusionistas do país, com incontáveis participações na TV e diversas participações em quadros do Fantástico.
Ficha Técnica: Direção Geral: Thiago Neves
| Elenco: Thiago Neves e José Derli Rodrigues |
Sonorização: José Derli Rodrigues
| Iluminador: Leandro Gass |
Contra regra: Henrique Freitas | Foto: Adilson Santos
Duração: 70 min
Classificação: Livre

 

11, 12 e 13 de janeiro
Espetáculo: O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE –
Cia Ridículo de Teatro (RS)
Sinopse: Inspirado no filme de 1962, dirigido por Robert Aldrich e baseado no livro homônimo de Henry Farrel, a trama traz à cena a terrível história das irmãs Hudson. Jane Hudson é uma artista que, quando criança, ficou famosa e conhecida como Baby Jane. Depois de um acidente, ela caiu no ostracismo e, já adulta, vive trancafiada na casa que divide com sua irmã Blanche. Destinada a voltar aos palcos, a atriz vai tentar retomar o personagem que a fez famosa, mesmo que para isso precise passar por cima de algumas pessoas bem próximas. Junto a isso, um grande mistério do passado, que envolve as irmãs Hudson, se torna cada vez mais presente e pode modificar o convívio de ambas. Este drama psicológico, com pitadas de humor, mostra justamente a rivalidade entre as duas irmãs. Jane foi, quando criança, um sucesso do vaudeville, despertando o ciúme da irmã Blanche. Quando adultas, o cenário se inverte, Blanche é uma estrela de cinema, enquanto Jane não consegue mais se destacar. A peça, portanto, é um brilhante exercício narrativo, cuidadoso na construção dos personagens, de suas relações e, consequentemente, na tensão que permeia toda a produção.
Ficha Técnica: Adaptação e direção: Zé Adão Barbosa | Elenco: Caio Prates, João Carlos Castanha e Lauro Ramalho | Música original: Everton Rodrigues | Realização: Cia. de Teatro Ridículo | Foto: Alisson Aguiar
Duração: 60 min
Classificação: 12 anos

 

16 e 17 de janeiro
Espetáculo: CLÁSSICOS DA MÍMICA
Nora Prado (RS)
Sinopse: O espetáculo “Clássicos da Mímica” foi criado a partir da estrutura clássica dos espetáculos de cabaré, music-hall e circo. Não existe uma história alinhavando o espetáculo, as esquetes são conduzidas pelo personagem Extrabão, uma mistura de anti-herói e palhaço mímico. São esquetes inspiradas em temas clássicos da pantomima, porém recodificados e revisitados a partir de uma mistura de linguagens, apresentadas por Extrabão, tais como: a dança, o jogo do palhaço, a mágica, a utilização dos objetos como parceiros cênicos, o uso das onomatopeias, ruídos e palavras cantadas que auxiliam no jogo cênico e corporal. Como temas clássicos a “Parede” é um dos mais conhecidos, onde o personagem se vê preso dentro do próprio quarto, temos aí a criação das paredes através da ilusão da pantomima em conjunto com uma movimentação de dança ao som da música “Divino Maravilhoso”, cantada por Gal Costa numa versão do Cd Recanto de 2011. Outro número, “O Halterofilista”, mescla pantomima com situações palhacescas e participação do público, onomatopéias e grômelos – linguagens inventadas. O esquete da “Limpeza”, que utiliza a manipulação de objetos e por fim o número da dança – “Tango”, com uma mulher invisível, onde existe uma mescla de mímica de ilusão, teatro gestual e humor. Mesclando com estes temas clássicos, temos o número de mágica da bola zumbi, que tem forte apelo visual e gestual, que também é um número clássico no universo da magia, porém revisitado, onde a tradicional bola zumbi de cor metálica transforma-se numa bola de futebol, e o tradicional lenço preto que “a sustenta”, transforma-se na bandeira do Brasil. Além da Bola Zumbi, o espetáculo utiliza a relação do objeto real com a mímica de ilusão, como os números clássicos do balão e da mala.
Ficha Técnica: Direção: Gabriel Guimard | Assistente de direção: Nora Prado | Figurinos: Nora Prado | Em cena: Gabriel Guimard | Músicos: Gabriel Maciel e Vinicius Ferrão |Fotos: Isabelle Neri
Duração: 50 min
Classificação: Livre

 

18,19 e 20 de janeiro
Espetáculo: COM A CORDA TODA
André Damasceno (RS)
Sinopse: O espetáculo terá as mais variadas formas de humor. Promete fazer a plateia rir do início ao fim, em alta rotatividade, com stand up, música, personagens e números de plateia. Como está cientificamente provado que três minutos de riso neutraliza quatro semanas de stress…você ficará desestressado até 2020!
Ficha Técnica: Direção, textos e interpretações: André Damasceno, Dudu Weber, Indio Behn e Maikinho Pereira
Duração: 80 min
Classificação: 10 anos

 

23 e 24 de janeiro
Espetáculo: Apareceu a Margarida
Cia. Teatrofidico (RS)
Sinopse: A professora Dona Margarida em seu primeiro dia de aula, expõem assuntos nada ortodoxos aos alunos: sexo disciplina, morte e “biologia” de forma contundente beirando o nonsense. O texto de Roberto Athayde é o mais montado pelo mundo já tendo sido apresentado em mais de 50 países e foi imortalizado por Marília Pera nos anos 70. A Cia Teatrofídico completa em 2018 10 anos desta montagem tragicômica onde Renato Del Campão, indicado ao Açorianos de Melhor Ator dá um verdadeiro show.
Ficha Técnica: Autor – Roberto Athayde | Direção – Eduardo Kraemer | Atuação – Renato Del Campão (Dona Margarida) e Jairo Klein (aluno) | Cenografia, iluminação e sonoplastia – Eduardo Kraemer | Trilha Sonora: Maninha Pedroso | Figurinos – Antonio Rabadan e Curso de Design de Moda e Tecnologia da Feevale | Fotos: Luciana Mena Barreto
Duração: 110 min
Classificação: 16 anos

 

25, 26 e 27 de janeiro
Espetáculo: PROJETO SECRETO A GAIOLA DAS LOUCAS
Sinopse: Em seu terceiro ano de sucesso, o espetáculo traz quatro drag queens interpretando as personagens d’A Gaiola das Loucas para falar sobre as novas relações familiares, em meio a dublagens e muito humor.
Ficha Técnica: Adaptação e direção: Leandro Ribeiro | Com: Douglas Carvalho, Gabriel Ditelles, Juliano Passini e Marcello Crawshaw | Stand by: Davi Borba | Figurinos: Fabrizio Rodrigues | Maquiagem: Luana Zinn | Coreografias: Fernanda Majorczyk | Iluminação: Casemiro Azevedo | Operação de Som: Ismael Goulart | Diretora Assistente: Márcia Metz | Fotografia: Cau Guebo | Produção: Tom Peres
Duração: 80 min
Classificação: 12 anos

 

30 e 31 de janeiro
Espetáculo: CALE-SE
Sinopse: O espetáculo apresenta um painel diversificado sobre a produção musical dos anos 60, 70 e 80 em meio à censura imposta pelo regime militar.
Ficha Técnica: Criação: Douglas Carvalho | Texto e direção: Leandro Ribeiro | Cantores/Atores: Douglas Carvalho, Gabriel Ditelles, Amália Ceola, Marcello | Crawshaw e Márcia Metz | Banda: Thavo de Los Santos (percussão), Julian Eilert (cordas) e Marília Henriques (teclas) | Iluminação Cênica: Leandro Gass | Fotógrafo temporada 2018: Cau Guebo | Produção: Tom Peres | Foto: Felipe Kuhne
Duração: 60 min
Classificação: 12 anos

 

06,07 e 08 de fevereiro
Espetáculo: LEMBRANÇA NO LAGO DOURADO
Sinopse: Dois grandes amigos, Ramiro e Bernardo, se reencontram, depois de anos, na Casa de Repouso Lago Dourado, na zona sul de Porto Alegre. A nova convivência faz com que encarem as limitações da velhice, doenças e o confronto com a própria morte, mas também, traz à tona, as lembranças dos anos dourados da infância e juventude.
Ficha Técnica: Paulo Vicente: Ramiro | Cláudio Benevenga: Bernardo | Ciça Reckzieguel: Madrinha, Thelma, Juliana, Neuza, Lúcia, Gerente, Maria Antonieta | Direção: Nora Prado | Texto: Nora Prado, Cláudio Benevenga, Ciça Reckzieguel e Paulo Vicente | Trilha Sonora: Everton Rodrigues | Produção: O Grupo | Cenário: Fiapo Barth | Figurinos: Rosângela Cortinhas | Iluminação: Lucca Simas | Sonoplastia: Zé Derly | Fotos: Nora Prado
Duração: 60 min
Classificação: 14 anos