. .

Porto Alegre: Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa é nesta terça-feira (11/06)

Evento é promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e acontece no Teatro do Sesc

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc realizará, em Porto Alegre, o Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Este ano, a temática será a Gerontofobia, tratada por especialistas no tema. A atividade ocorre na terça-feira, 11 de junho, das 9h às 16h, no Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins 665). O evento é aberto a toda a comunidade e tem inscrições gratuitas no site https://www.sesc-rs.com.br/educacao/educacao-complementar/. Após o Seminário, o músico e escritor Samuel Sodré encerrará o evento, com muita música, animação e integração. A realização é conjunta com o Conselho Estadual do Idoso e Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade da Assembleia Legislativa, e tem apoio da Prefeitura Municipal, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do RS, Conselho Regional de Fonoaudiologia do RS, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul e EPTC. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (51) 3226.0631.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, o programa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva. Atualmente, são 77 Grupos Sesc Maturidade Ativa envolvendo cerca de 7 mil integrantes.

Seminário Estadual de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa - Porto Alegre

Data: 11/06/2019

Local: Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins 665)

Horário: 9h às 16h

Inscrições gratuitas no site www.sesc-rs.com.br/educacao/educacao-complementar/

Programação:

 

8h30 – Credenciamento

9h – Mesa de abertura

9h30 – Palestra “Gerontofobia: nova expressão da violência contra as pessoas idosas no século XXI”

Dra. Sueli Souza dos Santos – Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Social e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

10h15 – Intervalo

10h40 – Painel de debates

“Gerontofobia Institucional” – Sérgio Antônio Carlos

“Gerontofobia Intergeracional” – Carmem Maria Andrade

“Autopercepção do Envelhecimento” – Eduardo Sabi

11h45 – Perguntas do Público

12h15 – Intervalo

14h – Palestra “Violência no Trânsito” – EPTC

15h30 – Atividade Musical Interativa – Samuel Sodré