. .

Pela primeira vez em Ijuí, Sesc Circo começa edição dedicada à palhaçaria nesta quarta-feira (20/08)

Entre os destaques, “Cabarézin da Nega” traz ao palco maestra palhaça preta e debate sobre protagonismo negro no circo
Foto de Jessica Melinda

O Sesc Circo, maior festival circense do Rio Grande do Sul, começa nesta semana sua primeira edição em Ijuí com uma programação gratuita que valoriza a diversidade e a força transformadora do riso. A abertura, na quarta-feira, dia 20, contará com duas sessões do espetáculo “Cabarézin da Nega”, da companhia Nega Criações Artísticas, do Distrito Federal. Idealizado e dirigido por Ana Luíza Bellacosta, mulher, negra e deficiente física com mais 20 anos de trajetória na arte da palhaçaria, a maestra palhaça conduz o espetáculo também como espaço de reflexão sobre o protagonismo negro no circo e no teatro.

Em cena, seis artistas combinam as matrizes populares da palhaçaria brasileira com uma trilha sonora autoral ao vivo. A montagem mescla humor e temas estruturais importantes, provocando risos e encantando o público de todas as idades. Ao final, Ana Luíza provoca o público a debater sobre a consciência negra nas artes circenses. As apresentações acontecem às 15h e às 20h, na Lona Sesc Circo (Rua Crisanto Leite, 202). A sessão da noite contará com tradução em Libras.

A programação do primeiro dia conta, também, com o espetáculo “Faixa de Graça”, do Grupo Ritornelo de Teatro. Na trama, Canela e Eustáquio buscam fundar um novo país. As apresentações acontecem às 10h, no Teatro do Sesc Ijuí, e às 19h, no espaço externo da Unidade. Outra atração é a performance circense da Cia Cadagy – Corpo em Movimento Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), que reúne personagens, malabares, perna de pau e ginástica em uma intervenção divertida e dinâmica. A atividade será às 18h30, no espaço externo do Sesc.

Às 18h30, no Campus da Unijuí, em frente ao prédio da Biblioteca, o público poderá assistir ao solo “Tuiga Solito – Um solo de um palhaço só”, com André Tuiga. A montagem apresenta um palhaço que, abandonado por sua trupe instantes antes do show, decide seguir sozinho e enfrentar, com humor e improviso, todos os imprevistos para garantir que o espetáculo aconteça.

O Sesc Circo em Ijuí segue até 24 de agosto, reunindo artistas regionais, nacionais e internacionais em uma programação com 25 atrações e 36 sessões, incluindo oficinas e cortejo circense. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo site www.sesc-rs.com.br/sesccirco ou diretamente na Unidade do Sesc Ijuí. A edição especial do Sesc Circo em Ijuí, dedicada à palhaçaria, é uma realização do Sesc/RS e da Prefeitura Municipal de Ijuí, com apoio da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí e da Sabor da Serra Pizzaria. Confira abaixo a programação dos primeiros dias.

Sesc Circo – É um festival realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que propõe apresentar uma diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, com espetáculos gratuitos para a comunidade, a fim de aproximá-la da cultura. O evento já contou com sete edições e proporciona um encontro entre artistas circenses de diferentes regiões do País e de fora com o público gaúcho.

Sesc Circo Ijuí – Edição de Palhaçaria

Data: De 20 a 24 de agosto

Local: Lona Sesc Circo (Rua Crisanto Leite, 202)

Bilheteria: Ingressos gratuitos, com reserva antecipada no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco

Informações: Pelo telefone (55) 3332-7511 ou Whatsapp (55) 99134-5371

Programação completa: www.sesc-rs.com.br/sesccirco

 

Faixa de Graça

Grupo Ritornelo de Teatro / RS

No espetáculo, Canela e Eustáquio buscam fundar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço, procuram uma realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade são elementos fundamentais na construção desse território.

Ficha técnica:

Palhaços: Canela (Miraldi Junior) e Eustáquio (Guto Pasini)

Dramaturgia e encenação: Richard Riguetti

Criação de Texto: Miraldi Junior

Produção e Operação de som: Fabio Faccio

Responsável Técnico: Guto Pasini

Fotos: Diogo Zanatta

Arte Design: Ana Paula Martini

Figurinos e adereços: Betinha Mânica e Glória Fauth

Parceiro: Grupo Off-Sina

Realização: Grupo Ritornelo de Teatro

Projeto e Produção: A.G.Empreendimentos Sociais e Culturais Ltda

Data, horários e locais:

20/08 – 10h – Teatro do Sesc Ijuí

20/08 – 19h – Espaço externo do Sesc Ijuí

Indicação etária: Livre

Duração: 45 min

 

Cabarézin da Nega

Nega Criações Artísticas / DF

Espetáculo circense que combina as matrizes populares da palhaçaria brasileira. Idealizado, dirigido e comandado por Madame Frôda, o projeto é pioneiro, sendo o primeiro cabaré circense no Brasil conduzido por uma Maestra Palhaça preta. No palco, seis artistas apresentam números que exploram diferentes habilidades individuais ao som de uma trilha autoral tocada ao vivo. A narrativa oscila entre números de palhaçaria que tratam com humor questões estruturais importantes e números de habilidades impressionantes que mexem com os sentidos do público. É um cabaré irreverente, excêntrico e desconhecido internacionalmente para toda família.

Ficha técnica:

Idealização e direção: Nega Luiza (Ana Luiza Bellacosta)

Direção Musical: Julia Ferrari

Composições Musicais: Lucas Ferrari

Elenco: Madame Froda (Ana Luiza Bellacosta), Aipim (Davi Maia), Berruga (Elisa Carneiro), Superela (Lelê Marins) e Barbante (Rodrigo Lelis)

Músico: Seu Firula (Lucas Ferrari)

Técnico de luz: Rodrigo Lelis

Técnico de som: Vicente Barroso

Produção: Helena Panno

Realização: Nega Criações Artísticas e Coletivo Ambidestro

Data, horários e local:

20/08 – 15h – Lona Sesc Circo

20/08 – 20h – Lona Sesc Circo*

*Sessão com recursos de tradução em libras

Indicação etária: Livre

Duração: 75 min

 

Performance circense com Cia Cadagy

Cia Cadagy – Corpo em Movimento Unijuí / RS

Cia Cadagy traz em cena uma intervenção que combina personagens, malabares, perna de pau e ginástica. Os personagens interagem com o público, trazendo humor e espontaneidade, enquanto os malabares e os artistas de perna de pau adicionam leveza e presença à cena. A ginástica, com suas acrobacias e saltos coordenados, completa o espetáculo, criando uma experiência envolvente e dinâmica.

Ficha técnica:

Realização: Cia Cadagy – Corpo em Movimento Unijuí / RS

Data, horário e local:

20/08 – 18h30 – Espaço externo do Sesc Ijuí

 Indicação etária: Livre

Duração: 20 min

 

Tuiga Solito – Um solo de um palhaço só

André Tuiga / RS

O palhaço Tuiga, abandonado pela sua trupe minutos antes do grande show, decide seguir em frente e realizar o espetáculo sozinho. Entre malabarismos, equilibrismo e muitos contratempos hilários, ele enfrenta situações imprevisíveis para garantir que o show não pare.

Ficha técnica:

Atuação: André Tuiga

Data, horários e locais:

20/08 – 18h30 – Campus Unijuí – Em frente ao Prédio da Biblioteca

21/08 – 10h – Teatro do Sesc Ijuí*

21/08 – 16h – Teatro do Sesc Ijuí

*Sessão com recursos de tradução em libras

Indicação etária: Livre

Duração: 45 min

 

Performance com Grupo Ritornelo

Grupo Ritornelo de Teatro / RS

Os palhaços Canela e Eustáquio apresentam parte do seu espetáculo Faixa de Graça, trazendo alegria, brincadeira e felicidade ao público da apresentação ao ar livre.

Ficha técnica:

Palhaços: Canela (Miraldi Junior) e Eustáquio (Guto Pasini)

Dramaturgia e encenação: Richard Riguetti

Criação de Texto: Miraldi Junior

Produção e Operação de som: Fabio Faccio

Responsável Técnico: Guto Pasini

Fotos: Diogo Zanatta

Arte Design: Ana Paula Martini

Figurinos e adereços: Betinha Mânica e Glória Fauth

Parceiro: Grupo Off-Sina

Realização: Grupo Ritornelo de Teatro

Projeto e Produção: A.G.Empreendimentos Sociais e Culturais Ltda

Data, horário e local:

21/08 – 12h – Praça da República

Indicação etária: Livre

Duração: 15 min

 

Brincadeiras de Raiz

Trupe Raiz do Circo / DF

Espetáculo familiar tradicional de circo onde o palhaço Mandioca Frita convoca seus filhos, palhaço Aipim e palhaça Macaxeira, para se unirem no picadeiro através da brincadeira e da poesia. Com tradição no Teatro de Rua, para a Trupe Raiz do Circo ir para a cena sempre foi “Brincar”; e a brincadeira sempre foi séria, pois é a profissão da família. Resgatando a cultura Popular Circense, o espetáculo se consolidou em 2010 e mistura diversas vertentes do teatro e circo com cenas clássicas da palhaçaria, canções populares com o domínio do público, malabarismo, acrobacias, perna de pau, dança, magia e muita palhaçada! “Tombei, tombei, tornei tombar! A brincadeira já vai começar!”

Ficha técnica:

Artistas Criadores: Júlio César, Macedo (Mandioca Frita), Julia Maia (Macaxeira) e Davi Maia (Aipim)

Direção de cena: Júlio César Macedo

Direção de arte e Coreografia: Davi Maia

Seleção Musical e Preparação Física: Julia Maia

Produção: Helena Panno

Realização: Trupe Raiz do Circo

Datas, horário e local:

21/08 – 15h – Lona Sesc Circo

22/08 – 15h – Lona Sesc Circo*

*Sessão com recursos de tradução em libras

Indicação etária: Livre

Duração: 60 min

 

O Andarilho

Garagem de Teatro / RS

 Depois de muitos anos de sua vida trabalhando em um circo, o Andarilho resolve mudar e andar pelo mundo, carregando consigo apenas uma mala com algumas quinquilharias e a roupa que lhe resta. Ele seria apenas mais um na multidão, procurando um bom café e uma música, mas, no meio desta jornada, existe a palhaçaria simples e agradável que não deixa de fazer parte de sua vida.

Ficha técnica:

Atuação e Cenário: Jânio Nunes

Cenário e Supervisão de cena: Paulo Macedo.

Data, horário e local:

21/08 – 19h – Espaço externo do Sesc Ijuí

Indicação etária: Livre

Duração: 45 min

 

Circolando por Aí

Cia Espícula / RS

Um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. O público poderá conferir uma peça de estética híbrida e lúdica que traz beleza e leveza traduzidas em acrobacias em duo, música, palhaçadas, malabarismos e GAG’s clássicas da palhaçaria. Por meio da chegada de Pulguita e Timbico no local, a confusão está armada em um espetáculo que resgata a tradição do universo circense, unida às técnicas contemporâneas dessa arte. A história se desenrola com a viagem desses dois palhaços que estão ali para fazer um grande espetáculo com seus números incríveis e muita palhaçada.

Ficha técnica:

Atuação: Mikael Marques – Palhaço Timbico, Micheli dos Santos – Palhaça Pulguita.

Datas, horários e local:

21/08 – 20h – Lona Sesc Circo

22/08 – 10h – Lona Sesc Circo

Indicação etária: Livre

Duração: 50 min