. .

Ocup(A)ção Arte Educação: Live do Sesc/RS aborda a Diversidade na docência

Bate-papo desta quinta-feira, 08/07, integra projeto nacional de diálogos virtuais
Foto: Divulgação As lives têm temáticas relacionadas à diversidade, acessibilidade, geracionalidade e territorialidade.

O Sesc/RS promove nesta quinta-feira, 8 de julho, o bate-papo Diversidade na docência: Arte e Educação LGBTQIA+ no RS, com a professora e pesquisadora de artes visuais Marina Reidel e o ator e educador Gustavo Deon. O evento on-line faz parte do projeto Ocup(A)ção Arte Educação, promovido pelo Departamento Nacional do Sesc, que realiza uma série de diálogos virtuais com educadores, artistas e pesquisadores de todo o país com debates sobre as práticas culturais que levam à reflexão de temas relevantes para a sociedade. As lives têm temáticas relacionadas à diversidade, acessibilidade, geracionalidade e territorialidade. O bate-papo com a participação dos educadores gaúchos será transmitido às 16h pelo canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs).

Os convidados, naturais do Rio Grande do Sul, têm uma trajetória reconhecida nas áreas da arte educação, da sexualidade e das relações de gênero. A conversa convidará a comunidade gaúcha a pensar sobre os desafios que educadores transexuais enfrentam ao ocuparem diferentes espaços, além de discutir como o assunto vem sendo articulado nos currículos e debates promovidos pelas escolas. A mediação da conversa será feita pelo analista de Arte Educação do Sesc/RS, Diewerson Nascimento, e um intérprete de Libras proporcionará mais acessibilidade ao diálogo. 

 

Ocup(A)ção Arte Educação 

O QUE É: Espaço de compartilhamento de experiências e escuta expandida sobre o que o Brasil tem realizado no campo da mediação cultural. De norte a sul, do nordeste ao centro oeste e com o sudeste nesta geografia das práticas educativo-culturais, a partir de eixos conceituais, tais como: diversidade, acessibilidade, geracionalidade e territorialidade; educadores, artistas, pesquisadores e profissionais da cultura apresentarão suas dinâmicas, abordagens e metodologias, centradas na Arte Educação.

 

OBJETIVO: Democratizar o acesso a experiências mediadas pelas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, arte educação, biblioteca, patrimônio, artes visuais e literatura, em suas variadas expressões. Por meio da Política Cultural do Sesc, que rege as intencionalidades e as diretrizes das ações de formação, fruição, difusão e fomento, promovidas pelo Programa Cultura em consonância com objetivos institucionais, direitos culturais e diversidade cultural, a equipe tem desenvolvido, por meio da arte, dinâmicas do âmbito da crítica, reflexão e da criação. A arte educação é um caminho de mediação de saberes, experiências e conhecimentos. De modo horizontal, o Sesc quer compreender como as pessoas se relacionam com a arte. Nesse percurso, o exercício dialógico se faz presente. O ponto principal desse trabalho é, portanto, exercitar a concepção de mediação como objeto de formação educativo-artístico-cultural

 

 

Diálogo Diversidade na docência: Arte e Educação LGBTQIA+ no RS

Data: 08/07 (Quinta-feira)

Horário: 16h às 17h

Transmissão: canal do Sesc/RS no Youtube (www.youtube.com/sescrs)

Mediação: Diewerson Nascimento, analista de Arte Educação do Sesc/RS

Convidados:

 

Marina Reidel

Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Feevale (2002), pós-graduação em Psicopedagogia pela UCB (2006) e mestrado em Educação pela UFRGS (2013). É professora da Fundarte e do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, está cedida e ocupa o cargo de Diretora do Departamento de Promoção de Direitos LGBT do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Arte-Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Em sua dissertação de mestrado, intitulada A pedagogia do salto alto, busca fortalecer as histórias de professoras transexuais e travestis que durante suas trajetórias profissionais precisam, além de lidar com as dificuldades de sucateamento dos materiais educacionais, enfrentar o preconceito e a invisibilidade social dos corpos de educadores trans. Marina foi a primeira professora transexual a ingressar no mestrado da Faculdade de Educação da UFRGS.

 

Gustavo Deon

Licenciado em Teatro pela UERGS (2019), artista, ator, professor, diretor e poeta. É ativista pelo coletivo CATS (Coletivo de Artistas Transmasculines). Sua trajetória evidencia uma vasta representatividade sobre Arte e Educação, fortalecendo a produção artística e a visibilidade trans no interior do RS. Tem desenvolvido diversos projetos e ações educativas durante a pandemia buscando fortalecer o trabalho de artistas LGBTQIA+. Dentre os trabalhos mais recentes, destacam-se três projetos aprovados em editais de fomento à arte e cultura: Pra (a)colher: O autocuidado em poesia (2020 e 2021), no qual trabalhou com criação audiovisual e lives; E se: um diálogo sobre como seria (2021), em que desenvolveu e fez a curadoria de uma exposição de arte virtual; e Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans, último projeto aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado do RS em parceria com a Fundação Marcopolo. Desenvolve em suas redes sociais, com foco educativo e representativo, o projeto pessoal Dentro de Nós (2020-2021), falando sobre gênero, sexualidade, transição, violência e LGBTfobia aos corpos trans.

 

Programação Ocup(A)ção Arte Educação de 09 a 16/07 – Semana da Acessibilidade

Playlist do projeto no Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLY_QtDGHt8ShI3MXi-zXJxxTJvnC0o8dr

Horário das lives: 16 às 17h

 

09/07 (sexta-feira)

Sesc Rio de Janeiro

A mediação como caminho para a acessibilidade estética em experiências culturais – Aline Vargas e Camila Alves 

 

10/07 (sábado)

Sesc Rondônia

Movimento Surdo em favor da Educação e da Cultura Surda

A Cultura Surda: Desafios da acessibilidade LIBRAS no debate da Arte e Cultura – Indira Simionatto Stedile Assis Moura

 

12/07 (segunda-feira)

Sesc Acre

Caminhos pela Arte Educação – Nicke Kojanski

 

13/07 (terça-feira)

Sesc Pernambuco

Audiodescrição LAB Mediações artísticas no Teatro e Slam das Mãos visibilidade Surda em Cena – Andreza Nóbrega e Cristiano José Monteiro

 

14/07 (quarta-feira)

Sesc Ceará

Mediações Acessíveis – Construções Poéticas e Sensíveis – Vinícius Scheffer e Jéssica Teixeira

 

15/07 (quinta-feira)

Sesc Piauí

Meus Lugares: Acessibilidade e contextos reais em espaços de Arte Educação –  Luana da Silva Bizerra dos Santos (Negra Estilosa) e Gabriel Sousa Domingues (Dança Sem Fronteiras)

 

16/07 (sexta-feira)

Sesc Sergipe

Companhia de Dança Loucurarte e Centro de Apoio Pedagógico – Cristina Santos da Silva e Centro de Apoio Pedagógico