. .

Neurocientista apresenta alternativas tecnológicas para melhorar o funcionamento do cérebro na terceira idade

Rogerio Panizzutti, pesquisador da UFRJ, foi destaque no 3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento, em Canoas
Panizzutti propõe o uso da neuroplasticidade – capacidade do cérebro de se adaptar aos estímulos externos para melhorar o funcionamento da mente.

Acontece até esta terça-feira (28/08), no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), o 3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento. Um dos destaques desta segunda-feira (27/08) foi a presença do doutor Rogerio Panizzutti, pesquisador do Laboratório de Neurociência e Aprimoramento Cerebral da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A partir do tema “Tecnologias Científicas Interligadas a Neurociências para a promoção do bem-estar e saúde”, Panizzutti propõe o uso da neuroplasticidade – capacidade do cérebro de se adaptar aos estímulos externos para melhorar o funcionamento da mente. Através de jogos específicos de computador, este treino cognitivo permite modificar e aprimorar o cérebro.

“Os dispositivos de tecnologia digital trazem preocupação sobre seus usos, mas temos a intenção de destacar seu uso para a promoção do bem-estar e saúde”, aponta Panizzutti. O pesquisador apontou que pessoas que submeteram às experiências apresentaram melhora de 113% na velocidade de processamento auditivo, assim como de memória equivalente a 10 anos. Três em cada quatro pessoas referiram melhora de vida e, como possibilidade de relevante impacto coletivo e social, apresentou redução de gastos médicos.

O 3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento, continua nesta terça-feira (28/08), com uma atração de peso: o pesquisador Frank Oswald, da Universidade de Frankfurt (Alemanha), que ministrará a palestra “Gerontologia Ambiental”, que terá transmissão ao vivo pelo site www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento. O Seminário é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (UFRGS/PUCRS) e apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS, Sistema Fecomércio-RS/Senac e Prefeitura Municipal de Canoas, e recursos do FUNEPI (Fundo Estadual da Pessoa Idosa).

 

3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento

4ª Jornada de Educação e Envelhecimento

27 e 28 de agosto

Canoas

 

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

 

Programação:

 

28/08 – Terça-feira

 

9h – Apresentação Artística – Grupo Maturidade Ativa Sesc Protásio Alves

 

9h10 – Gerontologia Ambiental

com Prof. Frank Oswald, Universidade de Frankfurt (Alemanha)

Professor do Departamento de Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main, Chefe do Departamento de Ciência do Envelhecimento Interdisciplinar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main e Porta-voz do Fórum de Frankfurt para Pesquisa do Envelhecimento Interdisciplinar (FFIA).

 

10h20 – Intervalo

 

10h45 – Apresentação de trabalho

 

11h – Os Desafios dos Bairros Amigos da Pessoa Idosa

com Bibiana Graeff (EACH/USP)

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Direito Ambiental (Dea Droit de l’environnement) pelas Universités de Paris 1 – Panthéon Sorbonne e de Paris 2, Panthéon-Assas (2003) e doutorado em Direito pela Université de Paris 1, Panthéon-Sorbonne.

 

12h15 – Intervalo

 

13h30 – Apresentação de trabalho

 

14h – Interface entre Neuropsicologia e Gerontologia Ambiental

com Rochele Paz Fonseca (PUCRS)

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Faculdade de Medicina, Universidade de Montreal (2005-2006) e Pós-Doutoramento em Clínica e Neurociências (PUC-Rio, 2007), em Medicina (Neurorradiologia) (UFRJ, 2010) e em Ciências Biomédicas (Centro de Neuroimagem) na Universidade de Montreal (Canadá, 2011).

 

15h15 – Intervalo

 

15h45 – Painel: Projetos Prefeitura de Canoas

 

16h15 – Espaços de Conexão: o Tempo da Cultura Digital

com Augusto Niche (Universidade LaSalle/RS)

Doutor e Mestre em Educação, Professor, Pesquisador. Coordenador Geral da Area de Educação e Cultura da Universidade LaSalle. Diretor de Educação Beformlles e Líder do Grupo de Educadores Google de Canoas – GEG.