Música a Mil Sesc leva show virtual de Negra Jaque para escolas de Uruguaiana
Projeto busca incentivar a cultura em instituições da rede pública de ensinoO projeto Música a Mil levará cultura para escolas da rede pública de Uruguaiana. De 23 a 31 de agosto, acontece a apresentação “Diário de Obá”, da rapper Negra Jaque. O espetáculo será disponibilizado virtualmente para cerca de 2.000 alunos, numa realização do Sesc/RS com apoio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e 10ª Coordenadoria de Educação do RS. Através do ritmo e de suas canções, a artista levará para as salas de aula debates sobre questões sociais, raciais, identidade e estética negra, empoderamento feminino, entre outras temáticas.
Desde 2007 na estrada, quando integrou o grupo Pesadelo do Sistema, a rapper vem se destacando no segmento do hip hop. Em 2013, quando iniciou carreira solo, foi a primeira mulher vencedora da Batalha do Mercado, em Porto Alegre e, por causa desse prêmio, gravou seu primeiro EP “SOU“. Desde então, participou de festivais, lançou discos, recebeu prêmios e importantes indicações – como a de melhor compositora no Prêmio Açorianos.
Com o objetivo de desenvolver hábitos culturais e sistematizar a oferta de espetáculos musicais para alunos e professores da rede pública de forma gratuita, o Música a Mil Sesc tem sua primeira edição neste ano de forma virtual devido à pandemia. Serão contempladas mais de 60 mil estudantes em 18 municípios gaúchos, sendo que cada cidade receberá duas etapas por ano, totalizando 36 shows de músicos ou grupos diferentes no período. O projeto oferecerá conteúdo musical permeado por abordagem pedagógica-didática, explorando gêneros, raízes musicais, instrumentos e contextos históricos, além de instigar os educadores a desdobrarem atividades com seus alunos.
Em Uruguaiana, Negra Jaque participou de um bate-papo com professores, em que falaram sobre possíveis desdobramentos do projeto para desenvolvimento com os estudantes após a exibição de “Diário de Obá”. A artista também irá conversar em setembro com aproximadamente 100 alunos sobre o seu trabalho e as temáticas que inspiram suas músicas.
Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.