. .

Mostra Sonora Brasil Sesc promove apresentações gratuitas na Capital

Na quarta edição foram convidadas bandas marciais de outros Estados brasileiros
Foto: Alessandra Nohvais Quinteto dos Metais é uma das atrações

Entre os dias 15 e 18 de agosto, Porto Alegre recebe a 4ª edição da Mostra Sonora Brasil Sesc – Formação de Ouvintes Musicais. Além de oficinas e palestras, o evento oferece também apresentações de consagradas bandas marciais nacionais. Com o tema “Bandas: formações e repertórios”, neste ano, o Sonora procurou trazer grandes bandas nacionais, reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. Toda programação é gratuita, com retirada de senhas antecipadamente no Sesc Centro (Avenida Alberto Bins, 665) para os espetáculos e inscrições para oficinas e palestras pelo e-mail culturacentro@sesc-rs.com.br. Mais informações pelo telefone (51) 3284-2071, pelo Facebook www.facebook.com/sescportoalegre e site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil.

Para esta edição foram convidados grupos de outros Estados brasileiros, com o objetivo de traçar um panorama desses conjuntos. Estão na programação a Corporação Musical Cemadipe, de Goiás; a Sociedade Musical União Josefense, de Santa Catarina; ABandinha, do Amazonas, e o Quinteto de Metais UFBA, da Bahia. As apresentações serão nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto, respectivamente, no Teatro do Sesc Centro, sempre às 20h. A Mostra Sonora Brasil Sesc abre com a Banda Marcial do Colégio La Salle São João, no dia 15 de agosto, no Largo Glênio Peres, às 12h.

Sobre o Sonora Brasil – Promovido pelo Sesc, o projeto é considerado o maior do País em circulação musical e, em 2015 promoveu 430 concertos em mais de 120 cidades brasileiras. O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 80 grupos em mais de 3.900 apresentações por todo o País, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. No Rio Grande do Sul, as atividades do Sonora Brasil integram a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.