Mesmo sob chuva, Dia do Desafio movimenta Pelotas com esporte, saúde e solidariedade
Programação envolveu escolas, academias, projetos sociais e campanha de doação de sangueNem a chuva foi capaz de conter o espírito esportivo e solidário dos pelotenses durante o Dia do Desafio 2025, promovido pelo Sesc em parceria com a Prefeitura Municipal. A programação começou ainda na noite de 27 de maio, às 21h30, com a já tradicional Corrida Noturna, que reuniu 250 atletas. A largada e a chegada aconteceram no entorno do Ginásio Municipal Professor Orocindo Azevedo, o “Karosso”, onde todos os participantes receberam medalhas de participação.
Os atletas classificados entre o 1º e o 10º lugar também foram homenageados com troféus e medalhas de colocação. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a conclusão da prova por Maurel Antônio Ribeiro Rodrigues, cadeirante que percorreu o trajeto com o apoio da mãe, comovendo o público presente. O evento contou com o apoio da Brigada Militar de Pelotas, da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, do Departamento de Iluminação Pública (DIP) e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Também prestigiaram a corrida o Secretário de Turismo, Danilo Rodrigues, o Secretário Municipal de Esportes (interino), Paulo Lobo, além dos vereadores Paulo Continho e Carlos Júnior, atual presidente da Câmara Municipal.
Na quarta-feira, 28 de maio, as atividades continuaram no Ginásio Municipal, com destaque para a participação de integrantes do Programa Vida Ativa da Prefeitura e do programa Maturidade Ativa. Diversos professores voluntários contribuíram com aulas e dinâmicas que promoveram o bem-estar dos participantes. Na academia do Sesc, o Desafio da Esteira foi o ponto alto, reunindo cerca de 50 participantes ao longo do dia, incentivando o exercício físico de forma lúdica e motivadora. O envolvimento de academias locais ampliou o alcance da ação, promovendo desafios e atividades físicas com seus alunos.
Já no Hemocentro de Pelotas, o destaque foi a campanha de doação de sangue, com distribuição de camisetas e brindes aos doadores. A mobilização também chegou às escolas particulares. O Colégio Tiradentes, a Escola São Francisco e a Escola Excelência realizaram atividades com os alunos voltadas para a solidariedade, arrecadando caixas de leite para doação.
Sobre o DDD – Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) e conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO, criada originalmente nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e hábitos saudáveis. Em sua essência, ele é um movimento comunitário que acontece nas últimas quartas-feiras de maio, envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.