Mais de mil crianças prestigiam espetáculo “O Lanceirinho Negro” em Alegrete
Apresentação integrou a programação do projeto Teatro a Mil, do SescA Praça Oswaldo Aranha recebeu mais de mil crianças na manhã e tarde de quarta-feira (10) para assistir ao espetáculo de rua “O Lanceirinho Negro”, encenado pela companhia Trupi di Trapu. A apresentação fez parte da programação do projeto Teatro a Mil, promovido pelo Sesc, que leva montagens culturais a diferentes municípios do Rio Grande do Sul.
A apresentação em Alegrete reuniu escolas e instituições locais, que puderam agendar previamente a participação. Já em Manoel Viana, o espetáculo aconteceu nesta quinta-feira (11), às 10h e às 15h, no Ginásio Poliesportivo Tarcísio Colpo, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura.
Inspirado no livro da escritora gaúcha Angela Maria Xavier Freitas, o espetáculo valoriza a memória dos Lanceiros Negros e promove reflexões sobre a cultura afro-brasileira junto ao público infantojuvenil. Com direção de Mayura Matos, a montagem utiliza música, oralidade e ludicidade para destacar valores como identidade, ancestralidade e protagonismo juvenil. O personagem principal, o pequeno Lanceirinho, aprende com seu avô as histórias de coragem dos Lanceiros Negros, compreendendo a importância da liberdade e do orgulho de suas raízes.
Reconhecida nacional e internacionalmente, a Trupi di Trapu celebra 16 anos de trajetória, levando ao público montagens que unem arte e educação, em sintonia com a Lei 10.639/2003, que prevê o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.