. .

Mais de 4,2 mil estudantes da rede pública da Região Metropolitana tiveram acesso à cultura através de projeto do Sesc/RS

Teatro a Mil contemplou estudantes de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita neste ano
Foto: Willyan Bertotto

Mais de 4,2 mil estudantes da rede pública de ensino de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita tiveram acesso à magia do teatro através do projeto Teatro a Mil, do Sesc/RS. Entre abril e outubro, foram cinco espetáculos apresentados gratuitamente aos estudantes, oferecendo diversão, encantamento e reflexões através da arte, além de grande impacto na formação de jovens plateias.

A primeira etapa do Teatro a Mil ocorreu em abril no Sesc Canoas, com a apresentação do espetáculo “Ayla, um exemplar em milhões de estrelas”, do Grupo Skatá. A montagem se desenvolve através da imaginação da personagem Ayla, uma menina de periferia que busca tornar seus sonhos realidade. Ao lado de Constantina, uma boneca criada com materiais recicláveis, ela se aventura numa história que aborda questões como o tempo, a liberdade, a educação, a imaginação e a realidade.

Em junho, também no Sesc Canoas, o espetáculo foi o “Conta Gota – Histórias d’água”, do grupo KHAOS Cênica. Com a temática da água, a peça já obteve grande sucesso de público e crítica ao refletir sobre questões existenciais dentro do universo infantil.

Já em outubro, foram três etapas. A primeira, apresentada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Victor Aggens, em Nova Santa Rita, foi do espetáculo “As Histórias do Vovô Cascudo”, do Depósito de Teatro. A peça é uma homenagem ao historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo e abordou as lendas, os contos tradicionais e as superstições brasileiras. A segunda peça do mês foi “A Revolta dos Perus”, do Grupo TIA, em cartaz no Teatro Sesc de Canoas. Livremente adaptado da obra de Carlos Queiroz Telles, o trabalho mostra a ótica dos perus sobre as festas natalinas contando a história de uma família: Perulino, Perualda e Perueta. A obra tem uma narrativa cômica, divertida e reflexiva, numa saga onde a classe dos perus é levada, através de sua revolta, a expor a hierarquia que sustenta a relação entre as pessoas.

Fechando a divertida programação, também em outubro em Canoas, a atração foi o espetáculo “2 Lunáticos”, da Cia Re Tri Circo. O número retrata dois excêntricos personagens que vivem em seus sonhos os desafios das técnicas circenses e se aventuram em uma linguagem cômica com seu público para desbravar o desconhecido, em números com malabarismos e técnicas acrobáticas. 

O Teatro a Mil, através do qual as apresentações foram promovidas, é um projeto direcionado ao público de escolas públicas municipais e estaduais. Ele contempla espetáculos de teatro e circo de diferentes estilos e gêneros podendo ser realizado em teatros, espaços culturais de prefeituras e escolas e/ou nas diversas Unidades Operacionais do Sesc, além das cidades de abrangência de atuação do Sesc.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.