. .

Lutas e histórias de mulheres em pauta no 15º Festival Palco Giratório Sesc/ POA

Espetáculo “Para não morrer”, da Cia. Espaço Cênico, de Curitiba, está confirmado no evento que acontece em maio, na Capital

Dar voz a temáticas atuais e de representatividade para a sociedade é uma das características do Festival Palco Giratório Sesc/ POA. Em 2020, as lutas e conquistas das mulheres, especialmente as latinoamericanas, serão retratadas no espetáculo Para Não Morrer, confirmado para esta 15ª edição. A Cia. Espaço Cênico, de Curitiba, traz a Porto Alegre, nos dias 8 e 9 de maio, um monólogo interpretado por Nena Inoue com assuntos femininos e feministas atrelados a questões históricas. As apresentações acontecem na sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Veríssimo, 307).

Inspirado na obra Mulheres, de Eduardo Galeano, o espetáculo conta narrativas de coragem e de resistência de negras, indígenas, guerrilheiras, mães, avós e filhas, ao relatar violências às quais elas estão sujeitas, sejam de ordem política, social ou histórica. A atriz se apresenta com uma limitação física, mas insiste em falar e evocar várias presenças, trazendo para o palco grandes feitos contra a opressão, alternando força e ternura em um texto poético.

O Festival Palco Giratório Sesc/ POA faz parte de um projeto nacional consolidado no cenário cultural brasileiro e de importância especial para municípios do Interior, cujas populações encontram mais dificuldade em acessar uma produção artística diversificada e continuada. Em sua 15ª edição, o Festival é reconhecido não apenas por ser um dos maiores eventos de artes cênicas do Estado, mas por apresentar uma programação ampla e plural. Em 2020, serão espetáculos de dança, circo e teatro, sendo 14 deles gaúchos, apresentados entre os dias 8 e 30 de maio em diversos palcos de Porto Alegre. Informações sobre ingressos e programação completa serão divulgadas a partir de abril no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.