. .

Intensa ação cultural marca início do Aldeia Sesc Caxias do Sul 2021

Cerca de 250 artistas, produtores e homenageados são convidados para marcar o começo da construção do evento no próximo ano
Reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento artístico do país, o Aldeia é um festival cultural com as mais diversas linguagens artísticas: artes cênicas, música, literatura e artes visuais.

Neste ano, o Sesc Caxias do Sul realizaria a 8ª edição do Aldeia Sesc. Em decorrência da pandemia da Covid -19 e pensando em manter a essência de encontro, integração, intercâmbio e celebração dos anos anteriores, o evento foi transferido para 2021. Mas para não deixar passar a data em branco e para marcar a construção do Aldeia Sesc 2021, uma série de ações estão sendo preparadas. Uma delas terá o envolvimento de cerca de 250 pessoas e resultará em uma exposição de arte construída de forma coletiva. A mostra, que acontecerá de 27 de novembro a 15 de dezembro, no Jardim de Inverno do Sesc (Rua Moreira Cesar, 2462), será composta também por  uma exposição fotográfica de edições anteriores do Aldeia.

A exposição, que ficará aberta para visitação gratuita, será formada por almofadas customizadas por artistas, produtores, homenageados e formadores de opinião que tiveram envolvimento com a história do evento. As peças, que já estão sendo entregues, representam as oito edições através do formato e desenho de “A”, com a digital do Aldeia Sesc Caxias do Sul. “A ideia é convidar a comunidade a usar sua energia, essência e criatividade para iniciar a caminhada de construção da próxima edição, vislumbrando infinitas possibilidades de reencontros, de trocas e de inovação. Afinal, a nossa aldeia é formada por várias identidades e são elas que enriquecem e mantém viva a nossa cultura”, afirma a gerente do Sesc Caxias do Sul, Luciana Stello.

Além da “instalação artística”, a ação também compreende seis vídeos com depoimentos de representantes da cultura da cidade que serão divulgados nas redes sociais do Sesc Caxias do Sul (Facebook e Instagram) a partir do dia 22 de novembro. A comunidade está convidada a interagir postando fotos e vídeos nas redes sociais de Aldeias que participou, usando as hashtags #AldeiaSesc, #SescRS e #SescCaxiasdoSul. Para finalizar a ação deste ano, o Sesc Caxias do Sul ainda preparou um vídeo com os melhores momentos dos Aldeias desde a sua primeira edição, em 2013.

Sobre o Aldeia Sesc – Desde 2016, o festival passou a ser idealizado e trabalhado com temáticas especialmente desenvolvidas e articuladas com artistas e produtores de Caxias do Sul, abordando assuntos que permitem  maior aprofundamento, trazendo à tona maior reflexão sobre os temas e provocando nos artistas locais o desenvolvimento de sua arte por meio da temática proposta pelo Sesc. A exemplo em 2016, a temática foi “Os 100 anos do Samba”, em 2017 “Estação MPB” e em 2018 “Savará”, em 2019 “Celebração do Feminino: Terra, Mãe, Mulher.

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o projeto Aldeia Sesc é um festival cultural realizado em 35 cidades brasileiras. No Rio Grande do Sul, três cidades recebem o projeto, além de Caxias do Sul. Reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento artístico do país, o Aldeia é um festival cultural com as mais diversas linguagens artísticas: artes cênicas, música, literatura e artes visuais. Seu principal objetivo é unir elos – A formação, o intercâmbio, a distribuição, o acesso e a fruição – da cadeia produtiva da cultura, entre os artistas locais, estaduais e nacionais. Em Caxias do Sul o festival acontece desde 2013.

 

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.